Últimas notícias

Helio Castroneves faz a pole, soma 9 pontos, mas largará em 11º

Brasileiro venceu a Heat 3, corrida de 50 voltas que definiu os 10 primeiros do grid, mas recebeu punição por trocar motor

Atual líder do campeonato e vindo de dois pódios consecutivos, Helio Castroneves venceu a última das três minicorridas que definiram o grid de largada para o GP de Iowa, que será disputado neste domingo. Com isto, o brasileiro farantiu mais 9 pontos na classificação, mas largará apenas em 11º, após ser punido em 10 posições por trocar o motor.  

"Todo ponto conta", disse Helio neste sábado ao final do classificatório ao site da Indycar. Helinho ampliou sua liderança no campeonato e agora está 25 pontos à frente de Ryan Hunter-Reay.

Em segundo lugar ficou seu companheiro de Penske Will Power, que herdará a pole. O australiano foi seguido por James Hinchcliffe, Marco Andretti e Scott Dixon. O atual campeão e vice-lider Ryan Hunter-Reay, não se classificou para a corrida final e largará em 13º. Tony Kanaan ficou com a oitava posição e somou mais três pontos no campeonato. O brasileiro largará na 6ª posição, devido a punição de Helinho e de Takuma Sato. Bia Figueiredo também foi punida por trocar motor e largará em 24º, mesmo após ter terminado com a 18º posição. 

O formato do treino de Iowa é bem diferente. Na primeira parte do treino os 23 pilotos fizeram uma volta lançada e os seis primeiros garantiram vaga na corrida pela pole, a Heat 3. Os seis mais rápidos foram: Helio Castroneves, Marco Andretti, Will Power, Tony Kanaan, James Hinchcliffe e Oriol Servia. Helinho fez sua volta em 17s332, batendo o recorde da pista.

Bia Figueiredo não participou deste treino e se juntou aos eliminados, que ficaram divididos em 2 grupos. Cada grupo disputaria uma corrida, com os dois primeiros de cada bateria também garantindo vaga na Heat 3.

A Heat 1 ficou com Scott Dixon, Takuma Sato, Josef Newgarden, Alex Tagliani, Sebastien Bourdais, Sebastian Saavedra, Dario Franchitti, Ryan Hunter-Reay e Bia Figueiredo.

Ed Carpenter, Tristan Vautier, Charlie Kimball , James Jakes, EJ Viso, Simon Pagenaud, Graham Rahal, Justin Wilson e Simona de Silvestro formaram a 2ª bateria.

A primeira bateria foi inteiramente dominada por Scott Dixon, que ficou todas as 50 voltas na primeira posição. Takuma Sato foi o outro piloto a avançar para a Heat 3. Alex Tagliani, Ryan Hunter-Reay, Josef Newgarden, Bia Figueiredo, Sebastian Saavedra, Sebastien Bourdais e Dario Franchitti, nesta ordem, foram eliminados.

Na segunda corrida, Ed Carpenter liderou por boa parte, mas foi ultrapassado por Graham Rahal faltando três voltas para o fim. Na mesma volta, James Jakes acertou o muro, provocando uma bandeira amarela que significou, na prática, o fim da minicorrida. Em terceiro lugar ficou Simon Pagenaud, seguido por Justin Wilson, Tristan Vautier, Charlie Kimball, EJ Viso, James Jakes e Simona de Silvestro.

A prova que definia o pole começou com Helio Castroneves na ponta e Tony Kanaan pulando pra segunda posição nas primeiras voltas. O brasileiro da KV, no entanto, perdeu rendimento e já era o quinto colocado na volta 25. Helinho permanecia na ponta, seguido por James Hinchcliffe, Will Power e Marco Andretti. Power passou Hinchcliffe na volta 32 e os primeiros mantiveram estas posições até o final. Tony ainda foi ultrapassado por Takuma Sato e Ed Carpenter a acabou na oitava posição.

A corrida em Iowa será disputada neste domingo, às 16h e terá 250 voltas.

Veja como ficou o grid para o GP de Iowa e quantos pontos cada um levou:

1) Will Power, 8 pontos
2) James Hinchcliffe, 7 pontos
3) Marco Andretti, 6 pontos
4) Scott Dixon, 5 pontos
5) Ed Carpenter, 4 pontos
6) Tony Kanaan, 3 pontos
7) Graham Rahal, 2 pontos
8) Oriol Servia, 2 pontos
9) Simon Pagenaud, 1 ponto
10) Alex Tagliani, 1 ponto
11) Helio Castroneves, 9 pontos
12) Justin Wilson
13) Ryan Hunter-Reay
14) Tristan Vautier
15) Josef Newgarden
16) Charlie Kimball
17) Takuma Sato (punido), 3 pontos
18) EJ Viso
19) Sebastian Saavedra
20) James Jakes
21) Sebastien Bourdais
22) Simona de Silvestro
23) Dario Franchitti
24) Bia Figueiredo (punida)

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ryan Hunter-Reay destaca falta de bandeiras amarelas como trunfo para vitória
Próximo artigo Hinchcliffe domina corrida em Iowa e vence terceira do ano

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil