Recomendado para você

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Relato da corrida

Newgarden segura Rossi no fim e vence no Texas; Kanaan é 16º

Piloto da Penske contou com grande estratégia da Penske e soube se manter à frente nas voltas finais, após pressão de Alexander Rossi

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

O Texas foi o local da nona corrida da temporada 2019 da Indy, neste sábado. Mais uma vez, a Penske e a competência de Josef Newgarden o fizeram chegar ao victory lane (veja fotos abaixo), com a terceira vitória do campeonato, sua 13ª da carreira.

Leia também:

A estratégia da equipe foi preponderante, já que após a última parada nos pits da maioria dos pilotos, o dono do carro #2 foi o último a trocar pneus e reabastecer, após conseguir abrir distância na liderança. Quando retornou, ele conseguiu administrar a ponta, mesmo recebendo grande pressão de Alexander Rossi nas voltas finais.

Graham Rahal foi o terceiro colocado, seguido de Santino Ferrucci e Ryan Hunter-Reay completando o top-5.

Os brasileiros, mais uma vez ficaram devendo. Matheus Leist abandonou com problemas na direção logo no início e Tony Kanaan foi apenas o 16º.

A Corrida

A largada para a etapa do Texas da Indy foi limpa, com o pole, Takuma Sato, se mantendo à frente, seguido de Scott Dixon e Ryan Hunter-Reay. Os brasileiros ocupavam as duas últimas posições nos primeiros giros. Com 30, ambos já tinham perdido uma volta para o líder.

O japonês conseguiu se manter com margem de um segundo sobre o atual campeão da Indy e a partir da 55ª volta a janela de pit stops estava aberta.

Mas Sato acabou errando o ponto do seu pit, levando a mangueira e um de seus mecânicos. Com a confusão, a perda de tempo e punição (stop and go), ele retornou em 22º, três voltas atrás do novo líder, Hunter-Reay. O mecânico, Chris Welch, chegou a ser examinado pelos médicos e foi liberado pouco tempo depois.

 

Antes da 90ª volta, Matheus Leist abandonou a corrida com problemas na direção. Pouco depois, foi a vez de Charlie Kimball fazer o mesmo.

Quem crescia na prova era o novato Colton Herta, que pulou da quinta para a terceira posição na volta 110, superando Alexander Rossi e James Hinchcliffe.

O líder, Hunter-Reay abriu o segundo ciclo de paradas em bandeira verde, na 115ª volta. Dixon, que era o segundo colocado, parou nove giros depois, exatamente na metade da corrida.

Quando todos pararam, Hunter-Reay manteve a ponta, a mais de três segundos de Dixon. Kanaan era o 17º, três voltas atrás.

A primeira bandeira amarela veio na 135ª volta, com Zach Veach, que rodou e bateu no muro na saída da curva 2, ele ainda tentou corrigir por toda a reta oposta e rodou na entrada da curva 3.

 

A relargada aconteceu na 144ª volta, com os seis primeiros colocados utilizando motores Honda. Simon Pagenaud era o Chevrolet mais bem colocado, em sétimo.

Na volta 162, Dixon assumia a liderança, ultrapassando Hunter-Reay. Rossi, Hinchcliffe e Herta completavam o top-5. Kanaan era o 19º, após pagar um drive-thru por queima de relargada.

Dixon e Rossi se revezaram na liderança, até o piloto da Andretti ir para os pits na volta 188, junto com a maioria do grid. O astro da Ganassi fez sua parada na 191.

Ao final do ciclo, tínhamos um novo líder: Josef Newgarden, que foi um dos últimos a parar e se manteve na ponta. Hunter-Reay, Dixon, Rossi e Hinchcliffe faziam parte dos cinco primeiros.

Faltando 33 giros, Dixon superava Hunter-Reay pela segunda colocação e tentaria tirar quase dois segundos de margem que Newgarden tinha.

Restando 29 para o final, Hinchcliffe causou a segunda bandeira amarela, em um lance parecido com o acidente de Veach, tocando com a traseira direita no muro da curva 2 só que dando novo toque na parte interna.

O recomeço aconteceu com 22 para o fim e Newgarden conseguiu manter a ponta na marra, após pressão de Dixon.

O atual campeão se enroscou com Herta e ambos acabaram se tocando e rodando, trazendo nova amarela.

 

A relargada ocorreu com 12 para o fim, com Newgarden na ponta, seguido de Rossi, Rahal, Ferrucci e Hunter-Reay, que fez pit stop durante a amarela.

A briga ficou isolada entre Newgarden e Rossi, com o piloto da Penske se segurando e conseguindo a terceira vitória do ano. Rossi, Rahal, Ferrucci e Hunter-Reay completaram o top-5. Tony Kanaan completou em 16º.

A Indy volta no dia 23 de junho, em Road America.

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
5

Resultado final:

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph Pits Abandono Pontos
1   2 United States Josef Newgarden  Team Penske 248 1:55'08.8666     186.084 4    
2   27 United States Alexander Rossi  Andretti Autosport 248 1:55'09.6830 0.8164 0.8164 186.062 3    
3   15 United States Graham Rahal  Rahal Letterman Lanigan Racing 248 1:55'10.3594 1.4928 0.6764 186.044 3    
4   19 United States Santino Ferrucci  Dale Coyne Racing 248 1:55'10.5932 1.7266 0.2338 186.038 3    
5   28 United States Ryan Hunter-Reay  Andretti Autosport 248 1:55'11.0685 2.2019 0.4753 186.025 4    
6   22 France Simon Pagenaud  Team Penske 248 1:55'11.7455 2.8789 0.6770 186.007 3    
7   7 Sweden Marcus Ericsson  Schmidt Peterson Motorsports 248 1:55'12.7937 3.9271 1.0482 185.979 5    
8   18 France Sébastien Bourdais  Dale Coyne Racing 248 1:55'13.1972 4.3306 0.4035 185.968 4    
9   12 Australia Will Power  Team Penske 247 1:55'13.4299 1 Lap 1 Lap 185.212 5    
10   98 United States Marco Andretti  Andretti Autosport 247 1:55'13.8837 1 Lap 0.4538 185.200 4    
11   59 United States Conor Daly  Carlin 247 1:55'14.5017 1 Lap 0.6180 185.183 4    
12   10 Sweden Felix Rosenqvist  Chip Ganassi Racing 246 1:55'15.5634 2 Laps 1 Lap 184.405 6    
13   20 United States Ed Carpenter  Ed Carpenter Racing 246 1:55'15.7976 2 Laps 0.2342 184.399 5    
14   21 United States Spencer Pigot  Ed Carpenter Racing 246 1:55'17.4316 2 Laps 1.6340 184.355 4    
15   30 Japan Takuma Sato  Rahal Letterman Lanigan Racing 245 1:55'15.3129 3 Laps 1 Lap 183.662 6    
16   14 Brazil Tony Kanaan  A.J. Foyt Enterprises 245 1:55'17.8080 3 Laps 2.4951 183.596 6    
17   9 New Zealand Scott Dixon  Chip Ganassi Racing 228 1:43'10.3270 20 Laps 17 Laps 190.935 3 Acidente  
18   88 United States Colton Herta  Harding Racing 228 1:43'10.5497 20 Laps 0.2227 190.928 3 Acidente  
19   5 Canada James Hinchcliffe  Schmidt Peterson Motorsports 218 1:35'37.5388 30 Laps 10 Laps 196.968 3 Acidente  
20   26 United States Zach Veach  Andretti Autosport 172 1:33'01.8163 76 Laps 46 Laps 159.742 3 Handling  
21   23 United States Charlie Kimball  Carlin 86 36'22.1445 162 Laps 86 Laps 204.305 2 Mechanical  
22   4 Brazil Matheus Leist  A.J. Foyt Enterprises 73 34'44.9580 175 Laps 13 Laps 181.506 2 Handling  

 

 

Artigo anterior Indy: Sato “voa” no Texas e conquista pole position; Leist é 20º
Próximo artigo McLaren considera disputar F1, WEC e IndyCar simultaneamente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros