Newgarden segura Rossi no fim e vence no Texas; Kanaan é 16º
Piloto da Penske contou com grande estratégia da Penske e soube se manter à frente nas voltas finais, após pressão de Alexander Rossi
O Texas foi o local da nona corrida da temporada 2019 da Indy, neste sábado. Mais uma vez, a Penske e a competência de Josef Newgarden o fizeram chegar ao victory lane (veja fotos abaixo), com a terceira vitória do campeonato, sua 13ª da carreira.
A estratégia da equipe foi preponderante, já que após a última parada nos pits da maioria dos pilotos, o dono do carro #2 foi o último a trocar pneus e reabastecer, após conseguir abrir distância na liderança. Quando retornou, ele conseguiu administrar a ponta, mesmo recebendo grande pressão de Alexander Rossi nas voltas finais.
Graham Rahal foi o terceiro colocado, seguido de Santino Ferrucci e Ryan Hunter-Reay completando o top-5.
Os brasileiros, mais uma vez ficaram devendo. Matheus Leist abandonou com problemas na direção logo no início e Tony Kanaan foi apenas o 16º.
A Corrida
A largada para a etapa do Texas da Indy foi limpa, com o pole, Takuma Sato, se mantendo à frente, seguido de Scott Dixon e Ryan Hunter-Reay. Os brasileiros ocupavam as duas últimas posições nos primeiros giros. Com 30, ambos já tinham perdido uma volta para o líder.
O japonês conseguiu se manter com margem de um segundo sobre o atual campeão da Indy e a partir da 55ª volta a janela de pit stops estava aberta.
Mas Sato acabou errando o ponto do seu pit, levando a mangueira e um de seus mecânicos. Com a confusão, a perda de tempo e punição (stop and go), ele retornou em 22º, três voltas atrás do novo líder, Hunter-Reay. O mecânico, Chris Welch, chegou a ser examinado pelos médicos e foi liberado pouco tempo depois.
Antes da 90ª volta, Matheus Leist abandonou a corrida com problemas na direção. Pouco depois, foi a vez de Charlie Kimball fazer o mesmo.
Quem crescia na prova era o novato Colton Herta, que pulou da quinta para a terceira posição na volta 110, superando Alexander Rossi e James Hinchcliffe.
O líder, Hunter-Reay abriu o segundo ciclo de paradas em bandeira verde, na 115ª volta. Dixon, que era o segundo colocado, parou nove giros depois, exatamente na metade da corrida.
Quando todos pararam, Hunter-Reay manteve a ponta, a mais de três segundos de Dixon. Kanaan era o 17º, três voltas atrás.
A primeira bandeira amarela veio na 135ª volta, com Zach Veach, que rodou e bateu no muro na saída da curva 2, ele ainda tentou corrigir por toda a reta oposta e rodou na entrada da curva 3.
A relargada aconteceu na 144ª volta, com os seis primeiros colocados utilizando motores Honda. Simon Pagenaud era o Chevrolet mais bem colocado, em sétimo.
Na volta 162, Dixon assumia a liderança, ultrapassando Hunter-Reay. Rossi, Hinchcliffe e Herta completavam o top-5. Kanaan era o 19º, após pagar um drive-thru por queima de relargada.
Dixon e Rossi se revezaram na liderança, até o piloto da Andretti ir para os pits na volta 188, junto com a maioria do grid. O astro da Ganassi fez sua parada na 191.
Ao final do ciclo, tínhamos um novo líder: Josef Newgarden, que foi um dos últimos a parar e se manteve na ponta. Hunter-Reay, Dixon, Rossi e Hinchcliffe faziam parte dos cinco primeiros.
Faltando 33 giros, Dixon superava Hunter-Reay pela segunda colocação e tentaria tirar quase dois segundos de margem que Newgarden tinha.
Restando 29 para o final, Hinchcliffe causou a segunda bandeira amarela, em um lance parecido com o acidente de Veach, tocando com a traseira direita no muro da curva 2 só que dando novo toque na parte interna.
O recomeço aconteceu com 22 para o fim e Newgarden conseguiu manter a ponta na marra, após pressão de Dixon.
O atual campeão se enroscou com Herta e ambos acabaram se tocando e rodando, trazendo nova amarela.
A relargada ocorreu com 12 para o fim, com Newgarden na ponta, seguido de Rossi, Rahal, Ferrucci e Hunter-Reay, que fez pit stop durante a amarela.
A briga ficou isolada entre Newgarden e Rossi, com o piloto da Penske se segurando e conseguindo a terceira vitória do ano. Rossi, Rahal, Ferrucci e Hunter-Reay completaram o top-5. Tony Kanaan completou em 16º.
A Indy volta no dia 23 de junho, em Road America.
Resultado final:
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 248 | 1:55'08.8666 | 186.084 | 4 | |||||
2 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 248 | 1:55'09.6830 | 0.8164 | 0.8164 | 186.062 | 3 | |||
3 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 248 | 1:55'10.3594 | 1.4928 | 0.6764 | 186.044 | 3 | |||
4 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | 248 | 1:55'10.5932 | 1.7266 | 0.2338 | 186.038 | 3 | |||
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 248 | 1:55'11.0685 | 2.2019 | 0.4753 | 186.025 | 4 | |||
6 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 248 | 1:55'11.7455 | 2.8789 | 0.6770 | 186.007 | 3 | |||
7 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | 248 | 1:55'12.7937 | 3.9271 | 1.0482 | 185.979 | 5 | |||
8 | 18 | Sébastien Bourdais | Dale Coyne Racing | 248 | 1:55'13.1972 | 4.3306 | 0.4035 | 185.968 | 4 | |||
9 | 12 | Will Power | Team Penske | 247 | 1:55'13.4299 | 1 Lap | 1 Lap | 185.212 | 5 | |||
10 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 247 | 1:55'13.8837 | 1 Lap | 0.4538 | 185.200 | 4 | |||
11 | 59 | Conor Daly | Carlin | 247 | 1:55'14.5017 | 1 Lap | 0.6180 | 185.183 | 4 | |||
12 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 246 | 1:55'15.5634 | 2 Laps | 1 Lap | 184.405 | 6 | |||
13 | 20 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | 246 | 1:55'15.7976 | 2 Laps | 0.2342 | 184.399 | 5 | |||
14 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | 246 | 1:55'17.4316 | 2 Laps | 1.6340 | 184.355 | 4 | |||
15 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 245 | 1:55'15.3129 | 3 Laps | 1 Lap | 183.662 | 6 | |||
16 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 245 | 1:55'17.8080 | 3 Laps | 2.4951 | 183.596 | 6 | |||
17 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 228 | 1:43'10.3270 | 20 Laps | 17 Laps | 190.935 | 3 | Acidente | ||
18 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 228 | 1:43'10.5497 | 20 Laps | 0.2227 | 190.928 | 3 | Acidente | ||
19 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | 218 | 1:35'37.5388 | 30 Laps | 10 Laps | 196.968 | 3 | Acidente | ||
20 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 172 | 1:33'01.8163 | 76 Laps | 46 Laps | 159.742 | 3 | Handling | ||
21 | 23 | Charlie Kimball | Carlin | 86 | 36'22.1445 | 162 Laps | 86 Laps | 204.305 | 2 | Mechanical | ||
22 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | 73 | 34'44.9580 | 175 Laps | 13 Laps | 181.506 | 2 | Handling |
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