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Novo motor da Indy pode atrasar para atrair novo fabricante

Presidente da categoria, Jay Frye, admite adiar introdução dos motores de 2,4 litros se isso ajudar a atrair outro fabricante de motores

Max Chilton, Chip Ganassi Racing Honda and Will Power, Team Penske Chevrolet engine covers

A Indy tem planos de substituir seus atuais motores V6 de 2,2 litros pelos novos de 2,4 litros para a temporada de 2021, e correr com a próxima geração do chassi Dallara em 2022.

Chevrolet e a Honda devem começar a testar seus motores de 2,4 litros no início de 2020, e até lá qualquer fabricante que se comprometer com a categoria a tempo para o início do novo regulamento precisaria se comprometer dentro os próximos três meses.

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Caso isso não seja viável, mais um novo fabricante pode se comprometer para 2022, e o presidente da Indy, Jay Frye diz que ele, junto com a Honda e a Chevrolet, consideraria a possibilidade de adiar a entrada do novo modelo de motor novamente por mais um ano.

"Agora tudo está a toda velocidade [para 2021]", respondeu Frye à pergunta do Motorsport.com. “Mas, novamente, depende do tempo de todas essas coisas.”

“O motor de 2,4 - estamos confiantes em tudo o que temos organizado com isso. Mais uma vez, foi com a parceria da Chevrolet e da Honda que criamos essa plataforma. Agora, é de 2021 até 26. E pode mudar ainda, acho.”

“Parte disso dependerá do próximo parceiro (fabricante), qual será a sua contribuição ou como eles gostariam de fazer isso. Obviamente, a Chevrolet e a Honda estão muito interessadas em ter outra, então se outra vier e tivermos uma situação diferente, um atraso poderia ser possível.”

O desejo da Chevrolet e da Honda de ver um terceiro fabricante de motores na Indy é porque o grid está se expandindo e, portanto, a carga de produção e manutenção das unidades está aumentando. Portanto, ambos os fornecedores atuais provavelmente concordarão com um atraso dos motores de 2,4 litros se o ganho a médio prazo for, em última análise, uma redução de custos.

Questionado sobre a iminência do anúncio de um terceiro fabricante na Indy, Frye respondeu: “É algo de que há muito entusiasmo, falamos com muitos deles todos os dias. É um compromisso enorme.”

“Eles têm que construir motores. Os que estamos falando atualmente querem construir seus próprios motores, então isso é um indicador importante quando você fala com alguém sobre o comprometimento deles.”

“Temos dois grandes parceiros agora com a Honda e a Chevrolet e estamos muito felizes por isso e estamos muito orgulhosos disso. Parte do que está acontecendo é que você falar sobre o plano de cinco anos e o grid está ficando maior e as equipes estão entrando, em algum momento ele não vai ser um luxo, ele vai se tornar uma necessidade.”

"Ainda não chegamos a esse ponto, mas estamos chegando perto, então estamos ansiosos para saber quem será o próximo."

O co-proprietário da Cosworth, Kevin Kalkhoven, confirmou no mês passado ao Motorsport.com que sua empresa atualmente não tem planos de construir um motor da Indy.

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