Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Relato da corrida

Power vence e encosta em Pagenaud; Kanaan é 9º

No trioval, Will Power vence enquanto o líder bate e abandona; Castroneves sofre acidente no pitlane e Kanaan chega no top 10

Will Power, Team Penske Chevrolet

Depois da chuva que adiou a largada de domingo para segunda-feira, o sol deu as caras em Pocono e os carros foram à pista para a dura prova de 500 milhas no trioval.

E quem se deu melhor no difícil traçado e na desgastante prova na Pensilvânia foi Will Power. O australiano completou as 200 voltas em primeiro, à frente do russo Mihail Aleshin, que largou na pole. Em terceiro chegou Hunter-Reay, após dar show na pista. Ele foi seguido por Josef Newgarden, Sebastian Bourdais, Scott Dixon, Carlos Munoz e Juan Pablo Montoya.   

Os brasileiros, mais uma vez, não tiveram uma etapa boa. Castroneves foi vítima de uma acidente incrível e bizarro no pitlane. Já Kanaan vinha bem, mas seu carro perdeu um pedaço da asa traseira e acabou apenas na nona colocação.   

Como Simon Pagenaud, líder do campeonato, bateu e não marcou pontos, Will Power encostou no francês na briga pelo campeonato. Foi a nona vitória da Penske em Pocono. O maior mérito de Power foi se manter no pelotão da frente, economizar equipamento e combustível e partir para a vitória no final.

Outro destaque foi o segundo lugar do russo Aleshin, que assim como em Mid-Ohio, brigou pela vitória. Mas se houvesse a eleição de Piloto do Dia ele seria Ryan Hunter-Reay. Após sofrer forte acidente no treino e largar em último, ele deu show no trioval. Primeiro passou todo mundo para assumir a ponta e liderar por um bom tempo. Depois, quando liderava, seu carro apagou e perdeu uma volta. Mesmo assim, recuperou tudo de novo, escalou o pelotão e terminou em terceiro. E deixou a impressão de que se tivesse mais algumas voltas poderia até brigar pela vitória.

Outro acontecimento foi o bizarro acidente envolvendo Helio Castroneves no pitlane. Charlie Kimball chegava para a troca e bateu no carro de Alexander Rossi, jogando-o em cima da Penske de Helio, quase acertando a cabeça do piloto brasileiro.   

A CORRIDA

A largada foi limpa, com Josef Newgarden logo tomando a ponta de Mikhail Aleshin, que havia marcado sua primeira pole na carreira. Mas logo na volta 2, Takuma Sato rodou sozinho na curva 3 e bateu forte no muro, provocando a primeira bandeira amarela da prova. Os fortes ventos que sopravam no trioval de Pocono podem ter contribuído para o japonês perder o controle de seu carro.

A relargada aconteceu na volta 9 e Aleshin retomou a ponta. Quem logo apareceu bem foi Alexander Rossi, que na volta 16 superou Newgarden e subiu para a vice-liderança.

Mas o maior destaque na parte inicial da prova foi Ryan Hunter-Reay, que largou na 22º e última posição e pulou para sexto, subindo 17 posições em 24 voltas. Na volta 30, Hunter-Reay já era quarto.

Os brasileiros tiveram um início regular, com Helinho em sétimo e Kanaan em oitavo.

Foi justamente Hunter-Reay quem abriu a série de pits, na volta 32. Após a primeira rodada de paradas, Aleshin retomou a ponta, com Hunter-Reay em segundo. Newgarden era o terceiro à frente de Munoz, Rossi, Hinchcliffe, Castroneves e Kanaan.

O pelotão da frente começou a pegar tráfego na volta 45. Quatro voltas depois, Hunter-Reay assumiu a ponta. Ou seja, em 50 voltas o vencedor de Pocono do ano passado saiu do último lugar para a liderança da prova.

Na volta 64, nova bandeira amarela por conta de uma batida incrível e até certo ponto bizarra no pitlane entre Alexander Rossi, Castroneves e Charlie Kimball. O britânico bateu no carro de Rossi e o jogou em cima da Penske de Helio, quase acertando a cabeça do piloto brasileiro.  Enquanto Rossi e Kimball tiveram de abandonar imediatamente, a Penske recolheu o carro de Helinho para remontá-lo e tentar mandar o brasileiro de volta, mas depois de 15 voltas acabou abandonando oficialmente.

“Eu não vi nada, quando percebi só vi um carro em cima de mim. O único toque foi de leve na minha mão”, disse Helinho sobre o acidente. Ele já tinha sofrido com uma colisão na etapa anterior em Mid-Ohio, quando bateu em Scott Dixon. Foi também o segundo incidente seguido no pit em duas provas da Indy, já que em Mid-Ohio o russo Mikhail Aleshin perdeu a chance de lutar pela vitória ao bater em Newgarden.

Na volta 98, Kanaan fez sua parada, mas o motor apagou e o brasileiro perdeu cerca de 10s. Quando as posições se estabeleceram novamente, Aleshin, Hunter-Reay, Newgarden, Munoz e Hinchcliffe vinham à frente. Tony Kanaan caiu para a 13º colocação.

Will Power, que vinha economizando equipamento e combustível, começou a despontar na volta 140.

Faltando 50 voltas para o final, Aleshin mudou a estratégia e foi para os boxes fazer um pit. Hunter-Reay parou duas voltas depois.      

Com a parada de Newgarden, Power foi para a ponta. Como abriu bem, mesmo depois de parar ainda voltou à frente de Hunter-Reay, mantendo a liderança. 

Mas na volta 158 tudo mudou. Pouco depois de sair do pit, o líder do campeonato, Simon Pagenaud, acertou o muro e destruiu o carro.

A relargada decisiva aconteceu na volta 164. Foi quando Hunter-Reay, que vinha dando show na corrida, teve problemas no carro, cujo motor apagou. Ele entrou nos boxes, passou direto e voltou para a pista, mas já uma volta atrás de todo o pelotão.

Na volta 176, Tony Kanaan perdeu um pequeno pedaço da asa traseira e nova bandeira amarela juntou o pelotão.  Todos foram para os boxes e o australiano Will Power voltou em primeiro. Hunter-Reay conseguiu se recuperar e já estava na 12º posição.

Faltando 20 voltas, na nova relargada a ordem era Power, Kanaan, Newgarden e Aleshin. Mas Tony, com o problema na asa, foi perdendo posições. Hunter-Reay voltou a dar show e começou a escalar o pelotão.  

Lá na frente, Will Power, Aleshin e Newgarden comandavam as ações. Faltando 10 voltas, Power e Aleshin se desgarraram e passaram a travar um duelo particular pela vitória. Newgarden e Bourdais seguiam a dupla, mas Hunter-Reay chegou de forma incrível e ultrapassou tanto o francês como o americano para finalizar em terceiro.

A próxima etapa da Indy é no dia 28 de agosto, no oval do Texas, prova que foi adiada por causa das chuvas. Depois dela restarão apenas os mistos de Watkins Glen e Sonoma, última etapa e que tem pontuação dobrada.

Artigo anterior Aleshin obtém 1ª pole; Castroneves larga em 4º e Kanaan é 9º
Próximo artigo Hunter-Reay sobre falha que o tirou da briga: "é de chorar"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros