Rossi "passeia" em Road America e vence segunda prova em 2019
Piloto da Andretti superou Colton Herta no início e não teve problemas em confirmar triunfo. Brasileiros foram mal novamente
Dominante. Esta é a palavra que define o desempenho de Alexander Rossi neste domingo em Road America. O piloto da Andretti superou o novato Colton Herta logo na largada para não perder mais, recebendo a bandeira quadriculada com mais de 28 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Will Power. Foi a segunda vitória de Rossi em 2019, a sétima da carreira. Josef Newgarden foi o terceiro colocado.
Superado por Rossi no início, Herta teve grande destaque na prova, dando trabalho aos mais experientes no final, quando sua equipe optou por utilizar pneus mais macios na última parada e tentando de todas as formas ganhar posições. Nos últimos giros, com a borracha mais desgastada, Herta teve que se conformar com o oitavo posto.
Os brasileiros ficaram devendo mais uma vez. O melhor foi Matheus Leist, em 20º, seguido de Tony Kanaan, em 21º.
A Corrida
Alexander Rossi assumiu a liderança da prova logo após a largada, deixando Herta para trás depois da primeira curva. Scott Dixon foi tocado por Ryan Hunter-Reay e rodou. Matheus Leist pulou para a 16ª posição e Tony Kanaan para a 19ª.
Na sexta volta, Marcus Ericsson saiu da pista após tentar ultrapassar Ed Jones, o sueco chegou a encarar a brita, mas voltou sem grandes danos.
Com problemas, Leist teve que fazer um pit stop antes da 10ª volta, voltando na última colocação. Enquanto isso, Rossi abria oito segundos de vantagem sobre Herta, que via Will Power se aproximando e brigando pelo segundo posto. O novato optou por fazer pit stop no 14º giro. Rossi fez o mesmo no 15º.
Após o ciclo de paradas, Rossi tinha boa frente, nove segundos, sobre Power, que tinha Newgarden, Hinchciffe e Rahal atrás. Leist era o 15º e Kanaan o 19º.
Um entrevero entre Pagenaud e Herta aconteceu na 21ª volta, com o novato levando a pior e saindo da pista. Com isso, quem se aproveitou bem foi Dixon, que já era o sétimo colocado, após grande recuperação.
Marco Andretti, alegando problemas elétricos, teve que abandonar a corrida em sua metade. Também na 28ª volta, começaram as paradas em bandeira verde, com o líder fazendo pit stop na 29ª.
Após o ciclo, os companheiros de Penske, Power e Newgarden, brigavam pela segunda posição de maneira insana, com o #12 levando a melhor. Aos poucos, Rossi abria cada vez mais. Com menos de 20 voltas para o fim, a diferença chegava a 20 segundos.
Ao mesmo tempo, um pedaço de zebra se desprendeu e ficava pela pista, mas a direção de prova não acionou a bandeira amarela.
Rossi foi o primeiro entre os ponteiros a fazer a última parada da prova, no giro de número 41, das 55 previstas. Todos os outros concorrentes fizeram o mesmo na volta seguinte.
Quando retornou, Herta foi para cima de Hinchcliffe pela sexta posição. O carro do novato tinha pneus de banda vermelha, sendo mais macios que os de seu concorrente.
Herta conseguiu a posição quando restavam 11 para o fim, mas quando estava chegando em Rahal, perdeu a linha correta e quase foi parar fora da pista. Com os pneus se entregando, Herta perdeu posições no final, para Dixon, Rosenqvist e Hinchcliffe.
Enquanto que de segundo ao sexto lugar estava indefinido, Rossi chegava a 27 segundos de vantagem na liderança, recebendo a bandeira quadriculada com tranquilidade. Power e Newgarden completaram o top-3. Leist terminou em 20º e Kanaan em 21º.
A próxima etapa da Indy acontece em Toronto, no dia 14 de julho.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Mph | Pits | Abandono | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 55 | 1:39'40.4743 | 132.894 | 3 | ||||
2 | 12 | Will Power | Team Penske | 55 | 1:40'08.9134 | 28.4391 | 28.4391 | 132.266 | 3 | ||
3 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 55 | 1:40'12.3186 | 31.8443 | 3.4052 | 132.191 | 3 | ||
4 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 55 | 1:40'13.8837 | 33.4094 | 1.5651 | 132.156 | 3 | ||
5 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 55 | 1:40'19.5916 | 39.1173 | 5.7079 | 132.031 | 3 | ||
6 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 55 | 1:40'22.2568 | 41.7825 | 2.6652 | 131.972 | 3 | ||
7 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | 55 | 1:40'26.0263 | 45.5520 | 3.7695 | 131.890 | 3 | ||
8 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 55 | 1:40'28.1678 | 47.6935 | 2.1415 | 131.843 | 3 | ||
9 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 55 | 1:40'34.3688 | 53.8945 | 6.2010 | 131.708 | 3 | ||
10 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 55 | 1:40'39.3790 | 58.9047 | 5.0102 | 131.598 | 3 | ||
11 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 55 | 1:40'41.5621 | 1'01.0878 | 2.1831 | 131.551 | 3 | ||
12 | 18 | Sébastien Bourdais | Dale Coyne Racing | 55 | 1:40'44.4467 | 1'03.9724 | 2.8846 | 131.488 | 3 | ||
13 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | 55 | 1:40'58.2602 | 1'17.7859 | 13.8135 | 131.188 | 3 | ||
14 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | 55 | 1:41'00.0775 | 1'19.6032 | 1.8173 | 131.149 | 3 | ||
15 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing with Arrow SPM | 55 | 1:41'22.7199 | 1'42.2456 | 22.6424 | 130.661 | 3 | ||
16 | 59 | Max Chilton | Carlin | 55 | 1:41'27.0052 | 1'46.5309 | 4.2853 | 130.569 | 3 | ||
17 | 31 | Patricio O'Ward | Carlin | 54 | 1:39'45.2020 | 1 Lap | 1 Lap | 130.375 | 3 | ||
18 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 54 | 1:39'48.7371 | 1 Lap | 3.5351 | 130.298 | 3 | ||
19 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | 54 | 1:39'56.9394 | 1 Lap | 8.2023 | 130.120 | 4 | ||
20 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | 54 | 1:39'57.6916 | 1 Lap | 0.7522 | 130.104 | 4 | ||
21 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 54 | 1:40'15.6346 | 1 Lap | 17.9430 | 129.716 | 3 | ||
22 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | 54 | 1:40'29.4445 | 1 Lap | 13.8099 | 129.418 | 3 | ||
23 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 18 | 34'15.5223 | 37 Laps | 36 Laps | 126.541 | 3 | Mechanical |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.