Takuma Sato segura Dixon e vence Indy500 pela segunda vez; Alonso decepciona
Corrida é marcada por acidentes e guerra de estratégias. Desempenho de Fernando Alonso decepciona e espanhol termina em 21º
Após bela disputa na pista com Scott Dixon, o 'Japonês Voador', Takuma Sato, venceu as 500 milhas de Indianápolis pela segunda vez. Sato que já havia vencido a prova em 2017, se aproveitou das bandeiras amarelas e de sua estratégia para avançar no pelotão e , no fim da prova, superou o pentacampeão no braço.
As últimas voltas foram completadas com bandeira amarela, após forte acidente de Spencer Pigot na 195ª passagem. O top-5 foi completado por: Graham Rahal, Santino Ferrucci e Josef Newgarden.
A corrida foi marcada por acidentes e bandeiras amarelas. Brasileiros fizeram bonito se recuperando bem e terminando várias posições à frente das originais de largada.
Fernando Alonso não repetiu o bom desempenho de 2017 e nunca chegou a andar entre os líderes. Sua melhor posição durante a prova foi 15º, mas fechou as 500 milhas em 21º.
O Início da prova
Freio de disco de James Davison
Photo by: Reprodução
A largada da Indy500 foi tranquila e sem incidentes. Scott Dixon pulou na frente de Mario Andretti e assumiu a ponta. Takuma Sato e Ryan Hunter-Reay também superaram o pole logo no início.
Entre as voltas 3 e 4, Ed Carpenter precisou ir aos boxes após ser espremido por Zach Veach contra o muro. Mas a primeira bandeira amarela aconteceu por conta de uma situação incomum: O freio dianteiro direito do carro de James Davison superaqueceu e explodiu antes mesmo de completar 10 voltas.
Com isso, alguns pilotos aproveitaram para realizarem a primeira parada nos boxes. Entre eles, Fernando Alonso, Simon Pagenaud, Will Power e Helio Castroneves.
Na volta 25, Marcus Ericsson estampou o muro e causou a segunda bandeira amarela da prova. O sueco saiu traseira na curva 2 e tentou corrigir, com isso ele perdeu o controle do carro e foi parar no muro de contenção.
Esse segundo incidente levou os líderes da corrida para os boxes e permitiu a Oliver Askew assumir a ponta da prova, com Pagenaud, Power, e Castroneves entre os cinco primeiros. Alonso fez uma estratégia diferente e decidiu fazer uma segunda parada, caindo para 28º.
Na relargada, Dixon precisou defender a sexta posição dos ataques de Alexander Rossi e Ben Hanley. Na ponta, Pagenaud ultrapassou Askew a assumiu a liderança. O novato da McLaren passou a segurar a pressão de Power pelo segundo lugar.
Na volta 45, Pagenaud parou nos boxes com bandeira verde. Askew aproveitou e parou junto com o líder, permitindo a Power assumir a ponta. Na sequência, Castroneves, Power e Charlie Kimball também pararam e Dixon reassumiu a liderança.
O top-5 após 50 voltas era: Dixon, Rossi, Rinus Veekay, Hunter-Reay e Sato. Tony Kanaan, que seguiu a estratégia dos líderes, era o 15º, Alonso o 20º e Castroneves o 27º.
Segundo quarto da prova
Os líderes se distanciaram uns dos outros para poderem andar sem turbulência e poupar os carros. A única alteração no top-5 foi a inversão entre Sato e Hunter-Reay, que parou para troca de pneus e reabastecimento após perder a quarta posição para o japonês.
Na volta 63, Dixon, Veekay, e Rossi também pararam, com isso, diversos outros pilotos fizeram suas segundas paradas. Alonso foi outro que parou, chegando ao 3º pit-stop. Veekay entrou rápido demais nos boxes e colidiu de leve com o muro, o que o fez cair para 27º. Pagenaud, Castroneves e Power fizeram nova parada na 77ª passagem.
Dalton Kellet causou a terceira bandeira amarela após colidir contra o muro depois de perder pressão aerodinâmica e sair de frente, na 85ª volta. A maioria dos pilotos aproveitou para fazer nova parada. Nesse ponto da corrida, apenas Alonso, JR Hildebrand e Sage Karam tinham feito quatro entradas nos boxes.
A relargada não durou mais de 500 metros, pois Conor Daly pisou na grama e rodou na entrada dos boxes e Oliver Askew, que vinha atrás, se assustou com a presença de outro carro no caminho e, ao tentar desviar, bateu forte no muro interno dos pits. O norte americano ficou muito tonto com a pancada e demorou alguns minutos para conseguir sair do carro.
Na volta 100, o top-5 era: Dixon, Sato, Rossi, Patricio O'Ward, e Newgarden. Kanaan era o 12º, Alonso o 15º e Castroneves o 21º.
Terceiro quarto da prova
Rossi aproveitou a relargada para superar Dixon e assumir a ponta.e o mexicano O'Ward superou Sato, pulando para terceiro. Dixon e Rossi se alternaram na ponta por algumas voltas em uma intensa disputa de posições, enquanto o novato da McLaren seguia os dois de perto.
Na volta 122, Alex Palou atingiu o muro com força suficiente para perder a roda dianteira. Os boxes ficaram congestionados com a quinta bandeira amarela da prova. Ainda durante a bandeira amarela, Alexander Rossi recebeu uma punição por sair dos boxes de forma insegura e caiu para a última posição.
A relargada foi marcada pela pilotagem agressiva de Rossi e Castroneves, que superaram vários adversários em pouco tempo. Na 138ª passagem, Helinho já era o 15º e Rossi o 18º. Mas a empolgação do vencedor das 500 milhas de 2016 durou pouco: na volta 145 ele pisou na grama e estampou o muro e espalhou por toda a pista, causando mais uma bandeira amarela, a sexta da prova.
O top-5 depois de 150 voltas: Rossi, Sato, Newgarden, Graham Rahal e Santino Ferrucci.
Últimas 50 voltas
A relargada aconteceu na volta 154, e foi seguida de briga intensa em todo o pelotão. Takuma Sato surpreendeu Dixon e assumiu a liderança da proava. Castroneves escalou o pelotão e subiu rápido para 11º, duas atrás de Tony Kanaan.
Alonso, que perdeu contato com o pelotão principal após a pancada de Oliver Askew, nesse momento disputava a 22ª posição, três à frente de Pagenaud.
Takuma Sato, Scott Dixon, Andretti e vários outros pararam entre a 167ª e 170ª volta. Nas paradas, a Chip Ganassi foi mais rápida e Dixon saiu à frente de Sato, mas o japonês superou o rival pouco depois. Em estratégia de paradas diferente, Zach Veach liderou a prova por cerca de 10 voltas.
Na volta 185, Dixon foi para o ataque sobre Sato, mesmo momento em que Veach parava nos boxes. O japonês resistiu as investidas do pentacampeão e reassumiu a liderança da prova.
Spencer Pigot perdeu a traseira do carro, colidiu contra o muro e contra a barreira de proteção do muro que separa os boxes da pista e causou a última bandeira amarela da prova na volta 195.
Com isso, as últimas cinco voltas foram completadas em bandeira amarela, com vitória de Sato, que venceu a prova na estratégia e no braço. Castroneves terminou em 11º, Kanaan em 19º e Alonso foi o 21º.
Veja a festa de Sato no pódio:
Veja como terminou a Indy500:
Cla | Piloto | Equipe | Diferença | Intervalo | Mph | Abandono |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 157.824 | |||
2 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 0.057 | 0.057 | 157.823 | |
3 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 0.095 | 0.037 | 157.823 | |
4 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 0.392 | 0.297 | 157.819 | |
5 | Josef Newgarden | Team Penske | 1.661 | 1.269 | 157.801 | |
6 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 3.249 | 1.587 | 157.779 | |
7 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | 4.269 | 1.019 | 157.765 | |
8 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | 5.191 | 0.922 | 157.752 | |
9 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 6.813 | 1.621 | 157.730 | |
10 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 7.961 | 1.148 | 157.714 | |
11 | Helio Castroneves | Team Penske | 10.314 | 2.353 | 157.682 | |
12 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 13.966 | 3.652 | 157.631 | |
13 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajani | 16.065 | 2.098 | 157.602 | |
14 | Will Power | Team Penske | 17.643 | 1.578 | 157.581 | |
15 | Zach Veach | Andretti Autosport | 19.396 | 1.752 | 157.556 | |
16 | J.R. Hildebrand | Dreyer & Reinbold Racing | 20.234 | 0.838 | 157.545 | |
17 | Max Chilton | Carlin | 21.491 | 1.257 | 157.527 | |
18 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | 24.701 | 3.210 | 157.483 | |
19 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 1 Lap | 1 Lap | 157.024 | |
20 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 1 Lap | 7.643 | 156.918 | |
21 | Fernando Alonso | Arrow McLaren SP | 1 Lap | 13.558 | 156.732 | |
22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 2 Laps | 1 Lap | 156.089 | |
23 | Ben Hanley | DragonSpeed | 2 Laps | 1.952 | 156.062 | |
24 | Sage Karam | Dreyer & Reinbold Racing | 2 Laps | 5.156 | 155.992 | |
25 | Spencer Pigot | Citrone Buhl Autosport with RLL | 6 Laps | 4 Laps | 160.892 | Acidente |
26 | Ed Carpenter | Ed Carpenter Racing | 13 Laps | 7 Laps | 147.274 | |
27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 57 Laps | 44 Laps | 158.099 | Acidente |
28 | Alex Palou | Dale Coyne Racing with Team Goh | 79 Laps | 22 Laps | 163.440 | Acidente |
29 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 109 Laps | 30 Laps | 167.023 | Acidente |
30 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | 109 Laps | 7.555 | 166.767 | Acidente |
31 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 118 Laps | 9 Laps | 176.212 | Acidente |
32 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 176 Laps | 58 Laps | 160.936 | Acidente |
33 | James Davison | Dale Coyne Racing with Rick Ware Racing, Byrd & Be | 196 Laps | 20 Laps | 185.686 | Mechanical |
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