Últimas notícias

Will Power pede Safety Car Virtual na Indy

Piloto australiano diz que regra das bandeiras amarelas torna a IndyCar uma "loteria" e pede adoção de sistema implantado na Fórmula 1

Will Power, Team Penske Chevrolet
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB10
Bandeira amarela em Detroit
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet

Vencedor da corrida 2 em Detroit, Will Power acredita que a Indy precisa adotar o Safety Car Virtual para evitar a "loteria" causada pelo fechamento dos pits quando uma prova está sob bandeira amarela.

Ao explicar seus 13 meses sem vitórias, o australiano comentou: "Ano passado foi complicado pois sentia que era o mais rápido. Tive mais poles do que qualquer outro, liderei um monte de voltas... Mas o lance das bandeiras amarelas pode te tirar da disputa. A Indy é assim. Às vezes é muito frustrante pois vira só uma questão de pura sorte".

Como exemplo, Power citou o azar do brasileiro Helio Castroneves, seu parceiro na equipe Penske. Em Detroit, Helinho liderava a prova, mas escolheu parar uma volta depois da maioria dos concorrentes. Justamente nessa volta o carro de Jack Hawksworth parou na pista resultando em bandeira amarela geral. Resultado? Quando Castroneves voltou à pista estava em 15º lugar.

"Veja o Helio. Fez um ótimo trabalho, foi rápido, poupou combustível... Mas a bandeira amarela estragou sua prova. É quase como uma penalidade de drive-through. Te joga lá para trás. Acho que isso é algo que deveria mudar na Indy".

Para Power, o Safety Car Virtual deveria ser adotado e os pits deveriam ficar abertos durante bandeira amarela.

“Conversamos bastante sobre isso. Quando (ex-diretor de corrida) Beaux Barfield estava aqui, isso mudou, os pits permaneciam abertos nas amarelas".

“O problema seria o risco de acidente com o pessoal correndo para os pits. Mas atualmente, com o Safety Car Virtual, é possível desacelerar todos para a mesma velocidade, seja ela qual for. É algo fácil de se arrumar e deveríamos fazer isso. É até mais seguro. Todos diminuem a velocidade. E podemos inclusive ter relargadas e todo o resto".

“Isso deixaria os pits mais seguros e a corrida seria mais justa. Deixaria de ser uma loteria".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Power aparece no fim e ganha em Detroit; Kanaan é 7°
Próximo artigo Muñoz surpreende e conquista pole inédita; Castroneves é 3°

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil