Rafael Câmara leva Brasil ao vice-campeonato mundial de kart na Finlândia
Na categoria OK, brasileiros se destacaram nas etapas classificatórias mas ficaram de fora do pódio na final
O Brasil conquistou um excelente resultado no kartismo mundial neste domingo em Alaharma, na Finlândia. Rafael Câmara, pernambucano de apenas 14 anos, foi vice-campeão mundial de kart entre 104 pilotos da categoria OK Júnior.
Ao longo da competição, Câmara conquistou cinco poles positions, venceu duas corridas e terminou as sete provas da competição no top-5.
“Estou feliz demais por esse campeonato fantástico que consegui fazer aqui na Finlândia", disse o jovem piloto. "Faltou muito pouco para o título, mas ter vencido duas provas e ter sido competitivo o final de semana inteiro foi muito especial".
"Esse resultado vai para a minha família e para todos os brasileiros que lutam por conquistas no kartismo e no automobilismo. Nosso trabalho não é fácil, mas essa sensação de conseguir uma conquista como essa é única”, diz Câmara.
Com o segundo lugar na final, Câmara repetiu a história de Ayrton Senna no Mundial de Kart 40 anos depois. Em 1979, o tricampeão mundial de F1 foi vice-campeão mundial em Portugal e repetiu o resultado no ano seguinte na Bélgica.
“É realmente o resultado mais importante da minha carreira e muito bacana repetir a história de um ídolo como o Ayrton Senna. Agradeço todos da equipe Forza Racing pelo trabalho que fizemos juntos nos últimos meses".
"A preparação para o Mundial de Kart foi excelente e vamos seguir buscando conquistas antes de fazer a transição para os monopostos e seguir o sonho de chegar na F1”, diz Câmara.
Os brasileiros na categoria OK Vieira Galli, Olin
Dos três brasileiros que se classificaram para a final, o melhor colocado foi Matheus Morgatto, que completou a competição na oitava posição depois de partir de décimo. Olin Vieira Galli, que largou em 13º, terminou a prova em 25º. Gabriel Borbotelo largou na quarta posição, mas teve problemas durante a corrida e fechou em 31º.
Apesar dos resultados na final, os três tiveram bom desempenho nas etapas classificatórias, chegando a conquistar pódios e vitórias e algumas delas. Galli chegou a vencer duas baterias, enquanto Borbotelo e Morgatto subiram ao pódio mais de uma vez. Além deles, Ricardo Gracia Filho participou do mundial, mas não se classificou para a final.
Veja imagens de Rafael Câmara na Finlândia:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.