Últimas notícias
Le Mans 24 Horas de Le Mans

Carro de Nelsinho é desclassificado e perde pódio em Le Mans

Rebellion #13 perde pódio na classificação geral das 24 Horas de Le Mans após um vídeo mostrar que time infringiu regulamento para reiniciar o motor do carro após os pit stops

#13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.
#37 DC Racing Oreca 07 Gibson: David Cheng, Alex Brundle, Tristan Gommendy
Overall podium: third place #13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.
Checkered flag for #37 DC Racing Oreca 07 Gibson: David Cheng, Alex Brundle, Tristan Gommendy and #38 Jackie Chan DC Racing ORECA 07-Gibson: Ho-Pin Tung, Thomas Laurent, Oliver Jarvis
Podium: race winners Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley, Porsche Team, second place Ho-Pin Tung, Oliver Jarvis, Thomas Laurent, DC Racing, third place Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr., Vaillante Rebellion Racing
#13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.
#13 Vaillante Rebellion Racing Oreca 07 Gibson: Mathias Beche, David Heinemeier Hansson, Nelson Piquet Jr.

Um resultado que seria histórico vai por água abaixo. Nesta segunda-feira (20), os comissários das 24 Horas de Le Mans anunciaram a desclassificação do Rebellion #13, de Nelsinho Piquet, David Heinemeier Hansson and Mathias Beche, da prova.

Com isso, a DC Racing, equipe de Jackie Chan, faz a dobradinha na LMP2, com o #37, de Alex Brundle, Tristan Gommendy e David Cheng herdando o segundo posto na classe e o terceiro lugar na classificação geral da 85ª edição das 24 Horas de Le Mans.

O #13 cruzou a linha de chegada três voltas atrás do Porsche #2, de Brendon Hartley, Earl Bamber e Timo Bernhard, vencedor da corrida, e dois giros atrás do vencedor da LMP2 e segundo na geral, o #38 da DC Racing, de Oliver Jarvis, Thomas Laurent e Ho-Pin Tung.

Entretanto, a Rebellion modificou uma parte homologada do carro durante a prova, utilizando-a para reiniciar o motor do carro após os pit stops. 

O comunicado da desclassificação fala em um "orifício criado pelo competidor no lado direito da carenagem do motor", feito para dar aos mecânicos da Rebellion acesso ao motor de arranque - que apresentou defeito durante a prova - sem precisar remover a carenagem em todos os pit stops seguintes à ocorrência do defeito.

Com isso, o #13 disputou a parte final da corrida em La Sarthe com uma carenagem que não havia sido homologada e sem "qualquer dano decorrente de acidente ou outra interferência externa".

Os comissários foram informados do acontecido através de um vídeo feito pelos delegados de prova durante um dos pit stops e as imagens foram apresentadas ao time, então desclassificado da disputa.

Com a desclassificação do #13, o #35 da Signatech Alpine, de André Negrão, Pierre Ragues e Nelson Panciatici sobe para terceiro na LMP2 e quarto na classificação geral da prova.

In this article
Jamie Klein
Le Mans
Nelson Piquet Jr.
Mathias Beche
David Heinemeier Hansson
Rebellion Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Jackie Chan comemora vitória em Le Mans: “Parece um Oscar”
Próximo artigo Kobayashi: quebra em Le Mans "dói ainda mais" do que em 2016

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros