Em sua oitava participação, Derani destaca resiliência para lutar por vitória nas 24 Horas de Le Mans
Pela primeira vez, brasileiro disputará a prova do WEC com a Action Express Racing, time que defende há cinco temporadas no IMSA
O brasileiro Pipo Derani disputa neste final de semana (10 e 11) sua oitava 24 Horas de Le Mans, principal prova de endurance do mundo e quarta etapa da temporada 2023 do FIA WEC.
O momento não poderia ser mais especial. Piloto oficial de fábrica, Derani estará a bordo de um dos carros da Cadillac, que retorna à Le Mans depois de 21 anos, com o novo Cadillac V-Series.R na categoria Hipercarros.
Além disso, a 91ª edição da corrida marca o centenário da disputa da primeira 24 Horas de Le Mans, em maio de 1923. A prova só não foi realizada em 1936, em virtude de greves, e de 1940 a 1948, devido à Segunda Guerra Mundial.
Outro ponto positivo é que pela primeira vez Derani disputará a prova francesa correndo com a mesma equipe que defende há cinco temporadas no IMSA WeatherTech Sportscar Championship, onde foi campeão em 2021: a Action Express Racing / Whelen Engineering. A oportunidade surgiu graças às mudanças nos regulamentos do FIA WEC e IMSA deste ano, possibilitando a participação nas categorias com o mesmo carro.
O brasileiro estará a bordo do #311 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, com o britânico Alexander Sims e o sul-coreano Jack Aitken como companheiros. O trio já venceu este ano as 12 Horas de Sebring do IMSA, prova onde Derani é quatro vezes campeão.
Pelo IMSA, Derani também já venceu uma das provas mais importantes do endurance mundial, as 24 Horas de Daytona. Em Le Mans, o piloto de 29 anos busca sua primeira conquista. Sua estreia na prova aconteceu em 2015, na classe LMP2. Em 2017, alcançou seu melhor resultado até aqui, sendo vice-campeão na LMGTE Pro, defendendo a equipe de fábrica da Ford Chip Ganassi.
“É preciso muita resiliência para vencer essa corrida. Será uma disputa totalmente nova, especialmente por estar com a Action Express aqui pela primeira vez”, declarou Derani.
“O lado bom é que estamos juntos como equipe há muito tempo. Mas, ao mesmo tempo, estaremos num ambiente novo, com um novo regulamento e um novo conjunto de regras. Será um desafio extra para nós, como equipe, mas será fantástico”, continuou Derani, que está atualmente na vice-liderança da temporada 2023 do IMSA.
“Essa é uma corrida que você espera ansiosamente e é muito especial fazer parte disso. Estou muito ansioso para disputá-la com a mesma equipe com a qual conquistei a maioria dos meus melhores resultados nos Estados Unidos e buscar agora a vitória com eles em Le Mans”, destacou.
“Será um grande desafio, mas uma grande oportunidade estar presente no centenário da corrida. Faremos o melhor para levar a Cadillac a um ótimo resultado em seu retorno a Le Mans”, completou o brasileiro.
Nos dois últimos anos, Derani já disputou a prova na classe Hipercarros, encerrando ambas na quarta posição.
A programação oficial para a 91ª edição das 24 Horas de Le Mans terá início nesta quarta-feira (7), com o classificatório previsto para o mesmo dia, às 14 horas de Brasília. Na quinta-feira (8), às 15 horas de Brasília, acontecerá a disputa da Hiperpole, com os seis primeiros do classificatório em cada categoria.
A largada da edição histórica das 24 Horas de Le Mas será no sábado (10), às 11 horas de Brasília.
VÍDEO: Rico Penteado explica como funciona a estratégia na F1 e por que Ferrari vai tão mal
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.