Novo chefe quer levar McLaren de volta a Le Mans
Zak Brown vê importância histórica para a McLaren na tradicional corrida francesa: “Adoraria nos ver em Le Mans”
Novo chefe da McLaren, Zak Brown quer levar a marca de volta a Le Mans. A McLaren ganhou as 24 Horas em 1995, com JJ Lehto, Masanori Sekiya e Yannick Dalmas no F1 GTR. Seu programa de fábrica continuou até o final de 1997, com a última aparição da McLaren na prova datando de 1998.
Brown explicou que um retorno a Le Mans para a marca de Woking caberia a sua função de promover a marca após sua nomeação como diretor executivo do McLaren Technology Group, que incorpora a divisão de carros.
"Ganhamos Le Mans e a corrida está em nossa história, e parte do meu trabalho é decidir onde a marca McLaren deve competir", disse ele à publicação irmã do Motorsport.com, a Autosport.
"Voltar a Le Mans é algo que nós identificamos e estamos discutindo. Pessoalmente, adoraria nos ver em Le Mans, e eu não sou o único com essas opiniões."
A decisão final sobre um retorno às 24 Horas seria feita pela McLaren Automotive e seu chefe de operações, Mike Flewitt.
Ele disse que um regresso a Le Mans provavelmente viria pela categoria GTE, mas quando perguntado se a McLaren poderia construir um carro LMP1 na tentativa de repetir seu triunfo geral, ele respondeu: "nunca diga nunca".
Brown disse que um programa GTE envolvendo uma entrada no Mundial de Endurance "levaria vários anos para ser montado".
Os comentários de Brown vêm após a nomeação de um novo chefe de motorsport para equipe, o ex-Strakka Dan Walmsley, que atuará na divisão de operações especiais da McLaren Automotive.
Brown disse que ainda irá determinar se o desenvolvimento do carro de GTE será feito internamente ou pela McLaren GT, companhia independente que produz os GT3 e GT4 da montadora desde 2011.
Chefe da McLaren GT, Andrew Kirkaldy enfatizou repetidamente que sua empresa precisaria do apoio da McLaren para desenvolver um carro para a divisão GTE, dominada por fábricas, diferentemente de seus programas de clientes GT3 e GT4.
"Houve discussões, mas não posso dizer muito", disse ele. "A esperança é que estaremos envolvidos."
A McLaren GT tem contratos em andamento que cobrem a vida do 650S GT3 e dos pilotos do 570S GT4.
Uma versão GTE do MP4/12C GT3 estava nos planos em 2012, com o desenvolvimento planejado para 2013. Porém, o programa foi arquivado depois que a FIA e o promotor de WEC, o Automobile Club de l'Ouest, lançaram uma oferta mal sucedida de equalizar os regulamentos da GTE e da GT3.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.