Recomendado para você

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2
Moto2
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Tecnologia da F1 impulsionará programa de Hipercarro da Ferrari no WEC

Projeto segue dentro do cronograma; expectativa é de que o primeiro teste seja feito em julho

O novo Le Mans Hypercar da Ferrari que integrará o grid do Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir do próximo ano empregará tecnologia de outro programa da montadora italiana: o da Fórmula 1.

Antonello Coletta, que lidera o projeto do LMH como chefe do departamento de Attivita Sportive GT na Ferrari, explicou como que o primeiro protótipo da montadora em 50 anos está utilizando todos os recursos tecnológicos disponíveis dentro da companhia.

Leia também:

"Acho que a tecnologia que temos na Ferrari é um dos ativos mais importantes para nós, e é normal que compartilhemos essa tecnologia em nossos projetos", disse Coletta ao motorsport.tv em uma entrevista exclusiva ao Canald da Ferrari.

"É normal que o projeto do LMH tenha a experiência da F1, mas não apenas da F1, trazendo ainda dos carros de rua, será uma síntese de nosso conhecimento. Nossos técnicos estão misturados em tudo isso, e espero que tenhamos um carro muito competitivo e incrível".

Ele acrescentou que algumas das soluções no protótipo híbrido LHM já foram "tiradas de experiências passadas, tanto na F1 quanto com os carros de rua".

"A Ferrari é uma grande companhia com uma herança técnica muito importante, e nosso papel sempre foi sobre inovações".

"Com o novo regulamento, era impossível não caçar o conhecimento, e o importante é destacar que o LMH não é apenas um projeto de parte da companhia, mas algo transversal dentro da Ferrari. Seria besteira não tirar vantagem de tudo que temos à disposição".

LMGTE Pro winners Alessandro Pier Guidi, James Calado, Côme Ledogar, #51 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO LMGTE Pro, LMGTE Am winners François Perrodo, Nicklas Nielsen, Alessio Rovera, #83 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO.

LMGTE Pro winners Alessandro Pier Guidi, James Calado, Côme Ledogar, #51 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO LMGTE Pro, LMGTE Am winners François Perrodo, Nicklas Nielsen, Alessio Rovera, #83 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO.

Photo by: Rainier Ehrhardt

O programa do LMH, anunciado em fevereiro de 2021, é liderado na nova sede da Attivita Sportive GT, que fica próximo à pista de testes em Fiorano, junto com o desenvolvimento do novo 296 GT3, que será divulgado ao público logo.

Coletta descreveu a inauguração da fábrica no ano passado, combinando os departamentos de Competizioni GT Corse Clienti como "um testemunho da importância da Ferrari para nossos negócios".

Ele chamou o LMH como "um importante desafio" para a Ferrari, com o objetivo de acrescentar às nove vitórias já obtidas nas 24 Horas de Le Mans, a principal prova do WEC. A montadora ainda tem que lançar os detalhes técnicos do carro, incluindo a configuração de seu motor de combustão interna, com a expectativa de um anúncio em junho.

O LMH da Ferrari, que usará um sistema híbrido de eixo dianteiro, deve ir à pista pela primeira vez em julho, mas Coletta afirma que uma data ainda não foi fechada. O diretor técnico da Attivita Sportive GT, Ferdinando Cannizzo, confirmou que o projeto está dentro do cronograma.

Attivita Sportive GT building.

Attivita Sportive GT building.

Ele revelou ainda que a primeira versão do LMH foi colocada no simulador há cerca de um ano.

"Claramente é algo que seguiu evoluindo mês a mês olhando para os resultados. Cada sessão trazia novas ideias para a mesa. O carro existe virtualmente, e continuamos desenvolvendo. Agora estamos animados para ver o carro na pista".

Coletta reafirmou a intenção da Ferrari de iniciar os testes com seus pilotos de GT, que incluem os atuais campeões do WEC na classe GTE Pro: Alessandro Pier Guidi e James Calado. E ele deixou em aberto um envolvimento da Ferrari na IMSA, após a categoria liberar a participação do LMH no campeonato.

"Para a Ferrari, o mercado americano é crucial. Mas, em 2023, ficaremos apenas no WEC".

Para mais conteúdo do Canal da Ferrari no Motorsport.tv acesse: https://motorsport.tv/channel/ferrari/271

VÍDEO: Confusão nos pits tirou vitória de Leclerc?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Le Mans: artista pinta capacete de Derani para ação em prol do Hospital do GRAACC
Próximo artigo WEC: Com seis brasileiros no grid, confira a lista de inscritos para as 24 Horas de Le Mans 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros