Recomendado para você

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Entenda por que McLaren não atualizará chassi do carro de Piastri
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Indy Lights
Indy Lights
Enzo Fittipaldi disputa temporada 2026 da Indy NXT pela HMD Motorsports

Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Os veículos são tirados da linha de produção e totalmente adaptados para o rally

be85a714-b970-4d83-bec5-adda83a186d5

Esta que vos escreve passou pela experiência de se tornar piloto de rally por um dia neste fim de semana da Mitsubish Cup em Canitar. Claro que não sou profissional, mas já adianto: a experiência foi insana.

Leia também:

Tudo começa ainda na sexta-feira, com os treinos dos competidores que estão na disputa pelo título e o briefing — momento essencial para os navegadores entenderem os principais desafios da pista, pontos de atenção em segurança e qualquer alerta importante antes do clima esquentar.

Essas informações são valiosas e podem representar segundos preciosos durante a prova.

Mas vamos ao que realmente interessa: como é ser piloto por um dia?

Os convidados da categoria têm a chance de guiar uma Triton RS totalmente adaptada para a competição. E esse é, sem dúvida, o ponto mais fascinante para quem ama carros e velocidade: ver um modelo que circula nas ruas ganhar uma nova vida nas trilhas do rally.

A versão 4x4, que foi a que eu pilotei, passa por diversas modificações. Os bancos traseiros são removidos, o bagageiro é totalmente aberto, o que reduz o peso e torna o carro mais competitivo.
Os assentos do piloto e do navegador são substituídos por bancos concha, a gaiola de proteção é instalada, os pneus e rodas são trocados, e o motor recebe um 'boost' para entregar ainda mais desempenho.

Carro na pista é sinônimo de adrenalina. Ser piloto, especialmente em um rally, vai muito além de acelerar, frear na hora certa e decorar o traçado.

De fora, é fácil criticar quando um competidor erra ou parece lento. Mas lá dentro, sob pressão, com ordens chegando em sequência e o cuidado constante para não sair da linha ideal, tudo muda.

Ter um navegador ao lado ajuda — e muito —, mas, pilotando pela primeira vez, reunir todas as informações, reagir rápido e ainda tentar ser eficiente é um verdadeiro desafio. É, sem exagero, uma experiência insana.

Foram pouco mais de 40 minutos de prova e quase 38 quilômetros percorridos. Parei antes do fim, é verdade — o competidor que vinha atrás estava claramente em outro ritmo. Ainda assim, foi tempo suficiente para entender, na prática, porque o rally desperta tanta paixão em quem vive essa aventura de perto.

Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Accert Competições estreia nova dupla na 5ª etapa da Mitsubishi Cup 2025
Próximo artigo Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros