Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto
Os veículos são tirados da linha de produção e totalmente adaptados para o rally

Esta que vos escreve passou pela experiência de se tornar piloto de rally por um dia neste fim de semana da Mitsubish Cup em Canitar. Claro que não sou profissional, mas já adianto: a experiência foi insana.
Tudo começa ainda na sexta-feira, com os treinos dos competidores que estão na disputa pelo título e o briefing — momento essencial para os navegadores entenderem os principais desafios da pista, pontos de atenção em segurança e qualquer alerta importante antes do clima esquentar.
Essas informações são valiosas e podem representar segundos preciosos durante a prova.
Mas vamos ao que realmente interessa: como é ser piloto por um dia?
Os convidados da categoria têm a chance de guiar uma Triton RS totalmente adaptada para a competição. E esse é, sem dúvida, o ponto mais fascinante para quem ama carros e velocidade: ver um modelo que circula nas ruas ganhar uma nova vida nas trilhas do rally.
A versão 4x4, que foi a que eu pilotei, passa por diversas modificações. Os bancos traseiros são removidos, o bagageiro é totalmente aberto, o que reduz o peso e torna o carro mais competitivo.
Os assentos do piloto e do navegador são substituídos por bancos concha, a gaiola de proteção é instalada, os pneus e rodas são trocados, e o motor recebe um 'boost' para entregar ainda mais desempenho.
Carro na pista é sinônimo de adrenalina. Ser piloto, especialmente em um rally, vai muito além de acelerar, frear na hora certa e decorar o traçado.
De fora, é fácil criticar quando um competidor erra ou parece lento. Mas lá dentro, sob pressão, com ordens chegando em sequência e o cuidado constante para não sair da linha ideal, tudo muda.
Ter um navegador ao lado ajuda — e muito —, mas, pilotando pela primeira vez, reunir todas as informações, reagir rápido e ainda tentar ser eficiente é um verdadeiro desafio. É, sem exagero, uma experiência insana.
Foram pouco mais de 40 minutos de prova e quase 38 quilômetros percorridos. Parei antes do fim, é verdade — o competidor que vinha atrás estava claramente em outro ritmo. Ainda assim, foi tempo suficiente para entender, na prática, porque o rally desperta tanta paixão em quem vive essa aventura de perto.
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.