Recomendado para você

Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números
Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto
F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura

F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Hadjar chama Alonso de "mal-humorado" após reclamação em Singapura
VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”

VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
VÍDEO F1 - Alonso se 'revolta' com Hamilton por Lewis terminar corrida sem freios: “Não consigo acreditar!”
F1 - Norris se defende por manobra sobre Piastri em Singapura: "Dei tudo de mim"

F1 - Norris se defende por manobra sobre Piastri em Singapura: "Dei tudo de mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Norris se defende por manobra sobre Piastri em Singapura: "Dei tudo de mim"
F1: Hamilton é punido após GP de Singapura; entenda motivo

F1: Hamilton é punido após GP de Singapura; entenda motivo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Hamilton é punido após GP de Singapura; entenda motivo

Como os carros são preparados para a Mitsubishi Cup e experiência do piloto

Os veículos são tirados da linha de produção e totalmente adaptados para o rally

be85a714-b970-4d83-bec5-adda83a186d5

Esta que vos escreve passou pela experiência de se tornar piloto de rally por um dia neste fim de semana da Mitsubish Cup em Canitar. Claro que não sou profissional, mas já adianto: a experiência foi insana.

Leia também:

Tudo começa ainda na sexta-feira, com os treinos dos competidores que estão na disputa pelo título e o briefing — momento essencial para os navegadores entenderem os principais desafios da pista, pontos de atenção em segurança e qualquer alerta importante antes do clima esquentar.

Essas informações são valiosas e podem representar segundos preciosos durante a prova.

Mas vamos ao que realmente interessa: como é ser piloto por um dia?

Os convidados da categoria têm a chance de guiar uma Triton RS totalmente adaptada para a competição. E esse é, sem dúvida, o ponto mais fascinante para quem ama carros e velocidade: ver um modelo que circula nas ruas ganhar uma nova vida nas trilhas do rally.

A versão 4x4, que foi a que eu pilotei, passa por diversas modificações. Os bancos traseiros são removidos, o bagageiro é totalmente aberto, o que reduz o peso e torna o carro mais competitivo.
Os assentos do piloto e do navegador são substituídos por bancos concha, a gaiola de proteção é instalada, os pneus e rodas são trocados, e o motor recebe um 'boost' para entregar ainda mais desempenho.

Carro na pista é sinônimo de adrenalina. Ser piloto, especialmente em um rally, vai muito além de acelerar, frear na hora certa e decorar o traçado.

De fora, é fácil criticar quando um competidor erra ou parece lento. Mas lá dentro, sob pressão, com ordens chegando em sequência e o cuidado constante para não sair da linha ideal, tudo muda.

Ter um navegador ao lado ajuda — e muito —, mas, pilotando pela primeira vez, reunir todas as informações, reagir rápido e ainda tentar ser eficiente é um verdadeiro desafio. É, sem exagero, uma experiência insana.

Foram pouco mais de 40 minutos de prova e quase 38 quilômetros percorridos. Parei antes do fim, é verdade — o competidor que vinha atrás estava claramente em outro ritmo. Ainda assim, foi tempo suficiente para entender, na prática, porque o rally desperta tanta paixão em quem vive essa aventura de perto.

Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Accert Competições estreia nova dupla na 5ª etapa da Mitsubishi Cup 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros