Após tragédia, final da MotoGP não será em Valência
Catar, Portimão e Jerez surgem como opções para última etapa do campeonato da categoria rainha
Apesar dos planos iniciais da promotora da MotoGP, Dorna, de manter Valência como o palco do final da temporada, o Motorsport.com apurou que a escala do desastre causado pela tempestade que atingiu a região no início desta semana levou-a a reverter essa decisão.
O Motorsport.com também apurou que a promotora está procurando um local alternativo para sediar a corrida - provavelmente em uma data posterior ao fim de semana programado de 15 a 17 de novembro.
Com o paddock montado em Sepang para o GP da Malásia, estão sendo realizadas reuniões entre as partes envolvidas no que é uma decisão muito crítica, dada a sensibilidade do assunto.
Já na quinta-feira, a ideia inicial da Dorna, coordenada com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), era tentar manter o circuito de Valência como o local escolhido para o último GP da temporada.
Nas horas que se seguiram, a possibilidade de mudar a corrida uma semana depois, para o domingo, 24 de novembro, surgiu brevemente como uma opção - que foi até comunicada a vários pilotos do grid da MotoGP.
No entanto, o Motorsport.com apurou que, na tarde de sexta-feira, houve uma mudança considerável no ponto de vista dos chefes da Dorna, que começaram a considerar Valência inviável.
Com isso em mente, os diretores da empresa espanhola já estão trabalhando para encontrar uma alternativa para encerrar a luta pelo título entre Jorge Martín e Pecco Bagnaia, que poderia ser resolvida neste domingo na Malásia - embora apenas a favor do espanhol. Martín teria que marcar 21 pontos a mais do que o italiano para fechar o campeonato.
Enquanto se aguarda a primeira comunicação oficial do campeonato, além daquela feita pelo chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta, na quinta-feira, ao jornal AS - "Em princípio, a data original [do evento] é mantida" -, as notícias devastadoras da Espanha tornaram impossível a realização da corrida em Valência, onde todos os eventos esportivos planejados foram cancelados neste fim de semana.
O número oficial de mortos era de 158 no início do dia, embora as previsões apontem para uma cifra muito maior, dado o número de pessoas ainda desaparecidas.
Nesse contexto, em que até 20 cidades estão sem água potável e o exército está mobilizado na área, os diretores da Dorna finalmente chegaram à conclusão de que parece não haver justificativa possível para a organização de uma corrida em Valência.
Já houve declarações muito fortes de pilotos como Márc Marquez e Bagnaia, que na sexta-feira insistiu que não planejava viajar para Valência para correr lá, mesmo que isso lhe custasse o título.
"Espero que eles [na Dorna] levem em consideração o fato de que, em um nível ético, com o que está acontecendo, não é a coisa certa a fazer", disse o atual campeão. "Mesmo ao custo de perder o objetivo final para mim, que é o título, não estou disposto a correr em Valência".
O Motorsport.com entende que três alternativas estão sendo consideradas para uma final substituta: Catar, Jerez, na Espanha, e Portimão, em Portugal.
No caso do circuito de Losail, no Catar, ser escolhido, deve-se ter em mente que a Fórmula 1 ocupará a pista na semana de 25 de novembro a 1º de dezembro, o que levaria a MotoGP a procurar uma data que provavelmente seria o domingo anterior (24 de novembro).
O que parece claro é que a corrida de encerramento da temporada não será realizada na data programada, mas em uma data posterior.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.