Últimas notícias

Gibernau: Batida com Rossi em Jerez em 2005 abriu precedente ruim na MotoGP

O ex-piloto da MotoGP falou que sua batida infame com Rossi "abriu a porta" para tornar o contato algo aceito na categoria

Valentino Rossi, Yamaha and Sete Gibernau, Suzuki

Valentino Rossi, Yamaha and Sete Gibernau, Suzuki

Gold and Goose / Motorsport Images

Sete Gibernau, que venceu nove corridas ao longo de sua carreira na MotoGP, teve uma rivalidade amarga com Valentino Rossi no começo dos anos 2000, com um incidente na última curva do circuito de Jerez, quando Rossi bateu em Gibernau tirando-o da pista para garantir a vitória, sendo considerado o mais famoso entre os dois.

Falando para o canal BT Sport após uma reprise desse GP em Jerez em 2005 como parte de uma série de grandes corridas da MotoGP, Gibernau falou que o que se entende como corrida foi alterado após aquele dia, negativamente, abrindo um precedente para uma MotoGP mais agressiva.

Leia também:

"Eu não sei quantas vezes falamos sobre aquela curva, mas quanto mais tempo passa, mais eu entendo que após aquilo, as coisas mudaram", falou Gibernau, que voltou ao mundial no ano passado na MotoE, após sua aposentadoria da MotoGP em 2009.

"Muitas pessoas estavam vendo aquele movimento, e a partir dali, abriu a porta para acontecer mais vezes. No final da corrida, nós fizemos o que achávamos que era melhor para o campeonato. Mas, desde então, as coisas mudaram na MotoGP e como os pilotos correm, o que é algo que eu não concordo".

A MotoGP tem uma abordagem mais relaxada para uma pilotagem agressiva, em comparação com outras categorias.

Em 2013, Marc Márquez escapou de uma punição após um movimento similar em cima de Jorge Lorenzo na mesma curva, para garantir o segundo lugar na última volta, sendo apenas um de muitos casos similares que foram classificados como contato aceitável.

Quando perguntado se a direção de prova teria olhado para aquele incidente se ele tivesse acontecido hoje, Gibernau respondeu: "Pra falar a verdade, acho que não. Eu tenho opiniões diferentes sobre isso, que não minha, e, como disse, não preciso estar certo ou errado".

"Eu não quero que ninguém se machuque. É uma de minhas prioridades e é como eu entendo o esporte e a corrida".

Falando mais sobre isso, Gibernau acredita que é necessário fazer mais para erradicar esse tipo de pilotagem, apesar de admitir que seria algo difícil.

"A MotoGP já é tão perigosa que na minha opinião deveríamos juntar todos os nossos conhecimentos para evitar esses tipos de situação", acrescentou. "É algo difícil de fazer? Sim. É impossível? Não acho".

"É a responsabilidade de quem estiver a frente do campeonato e colocar as regras para evitar estes tipos de situação, porque, como eu digo, estamos arriscando mais que apenas uma queda".

GALERIA: A carreira de Valentino Rossi na MotoGP

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos

1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos

1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1998, GP de Imola (250cc)

1998, GP de Imola (250cc)

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos

1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

1999, GP da Itália (250cc)

1999, GP da Itália (250cc)

Foto de: Aprilia Racing

1999, GP de Imola (250cc)

1999, GP de Imola (250cc)

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos

2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos

2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos

Foto de: Marlboro Yamaha Team

2001, GP da Itália

2001, GP da Itália

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos

2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos

2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2003, GP de Valência

2003, GP de Valência

Foto de: Richard Sloop

2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos

2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos

2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005, GP dos EUA

2005, GP dos EUA

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2005, GP de Valência

2005, GP de Valência

Foto de: Gauloises Fortuna Racing

2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos

2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos

Foto de: Camel Media Service

2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos

2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos

Foto de: Yamaha Motor Racing

2007, GP da Holanda

2007, GP da Holanda

Foto de: Yamaha Motor Racing

2007, GP da Austrália

2007, GP da Austrália

Foto de: Yamaha Motor Racing

2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos

2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos

Foto de: Bob Heathcote

2008, GP da Catalunha

2008, GP da Catalunha

Foto de: Yamaha Motor Racing

2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos

2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos

Foto de: Bridgestone Corporation

2009, GP de Portugal

2009, GP de Portugal

Foto de: Yamaha Motor Racing

2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos

2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos

Foto de: Bridgestone Corporation

2010, GP dos EUA e de Indianápolis

2010, GP dos EUA e de Indianápolis

Foto de: Yamaha Motor Racing

2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos

2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos

Foto de: Ducati Corse

2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos

2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos

Foto de: Ducati Corse

2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos

2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos

Foto de: Yamaha MotoGP

2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos

2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos

Foto de: Yamaha MotoGP

2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos

2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos

Foto de: Yamaha MotoGP

2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos

2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos

Foto de: Yamaha MotoGP

2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos

2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos

2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019 - 7º no mundial

2019 - 7º no mundial

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Corridas disputadas: 341 (apenas na MotoGP) / 402 (total)

Corridas disputadas: 341 (apenas na MotoGP) / 402 (total)

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Vitórias na MotoGP: 89

Vitórias na MotoGP: 89

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Pódios na MotoGP: 198

Pódios na MotoGP: 198

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Pontos conquistados: 5.297

Pontos conquistados: 5.297

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Etapa com maior número de vitórias: GP da Holanda, em Assen, com 8 vitórias

Etapa com maior número de vitórias: GP da Holanda, em Assen, com 8 vitórias

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Vitórias no GP do Rio de Janeiro em Jacarepaguá: 6

Vitórias no GP do Rio de Janeiro em Jacarepaguá: 6

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

4 vitórias na MotoGP / 500cc (2000 - 2003) / 1 vitória na 250cc (1999) / 1 vitória na 125cc (1997) / Valentino só não ganhou no Rio de Janeiro em 2004, devido a um acidente na oitava volta
42

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Dorna fica "feliz" com temporada de 10 corridas para MotoGP
Próximo artigo ANÁLISE: Explicando o pacote de auxílio de 50 milhões de reais da Dorna para a MotoGP

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil