Gibernau: Batida com Rossi em Jerez em 2005 abriu precedente ruim na MotoGP
O ex-piloto da MotoGP falou que sua batida infame com Rossi "abriu a porta" para tornar o contato algo aceito na categoria
Sete Gibernau, que venceu nove corridas ao longo de sua carreira na MotoGP, teve uma rivalidade amarga com Valentino Rossi no começo dos anos 2000, com um incidente na última curva do circuito de Jerez, quando Rossi bateu em Gibernau tirando-o da pista para garantir a vitória, sendo considerado o mais famoso entre os dois.
Falando para o canal BT Sport após uma reprise desse GP em Jerez em 2005 como parte de uma série de grandes corridas da MotoGP, Gibernau falou que o que se entende como corrida foi alterado após aquele dia, negativamente, abrindo um precedente para uma MotoGP mais agressiva.
Leia também:
"Eu não sei quantas vezes falamos sobre aquela curva, mas quanto mais tempo passa, mais eu entendo que após aquilo, as coisas mudaram", falou Gibernau, que voltou ao mundial no ano passado na MotoE, após sua aposentadoria da MotoGP em 2009.
"Muitas pessoas estavam vendo aquele movimento, e a partir dali, abriu a porta para acontecer mais vezes. No final da corrida, nós fizemos o que achávamos que era melhor para o campeonato. Mas, desde então, as coisas mudaram na MotoGP e como os pilotos correm, o que é algo que eu não concordo".
A MotoGP tem uma abordagem mais relaxada para uma pilotagem agressiva, em comparação com outras categorias.
Em 2013, Marc Márquez escapou de uma punição após um movimento similar em cima de Jorge Lorenzo na mesma curva, para garantir o segundo lugar na última volta, sendo apenas um de muitos casos similares que foram classificados como contato aceitável.
Quando perguntado se a direção de prova teria olhado para aquele incidente se ele tivesse acontecido hoje, Gibernau respondeu: "Pra falar a verdade, acho que não. Eu tenho opiniões diferentes sobre isso, que não minha, e, como disse, não preciso estar certo ou errado".
"Eu não quero que ninguém se machuque. É uma de minhas prioridades e é como eu entendo o esporte e a corrida".
Falando mais sobre isso, Gibernau acredita que é necessário fazer mais para erradicar esse tipo de pilotagem, apesar de admitir que seria algo difícil.
"A MotoGP já é tão perigosa que na minha opinião deveríamos juntar todos os nossos conhecimentos para evitar esses tipos de situação", acrescentou. "É algo difícil de fazer? Sim. É impossível? Não acho".
"É a responsabilidade de quem estiver a frente do campeonato e colocar as regras para evitar estes tipos de situação, porque, como eu digo, estamos arriscando mais que apenas uma queda".
GALERIA: A carreira de Valentino Rossi na MotoGP
VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Após o anúncio de Miller na Pramac, confira o grid completo da MotoGP 2025
MotoGP: Viñales lidera sexta na Alemanha com recorde de pista em dia de fortes acidentes de Márquez e Di Giannantonio
F1: Hamilton admite "interesse" pela MotoGP em meio a rumores de compra da Gresini
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"
Marc Márquez rebate Rossi após ser 'ignorado' na lista de seus principais rivais na MotoGP
MotoGP: "É uma honra e prazer" igualar títulos de Rossi, diz Marc Márquez
Últimas notícias
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.