Recomendado para você

F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após P9 em Las Vegas: "Era o máximo possível"

F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após P9 em Las Vegas: "Era o máximo possível"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Hulkenberg elogia "ótimo trabalho" da Sauber após P9 em Las Vegas: "Era o máximo possível"
F1: FIA identifica irregularidade técnica da McLaren no GP de Las Vegas, e Norris e Piastri podem ser desclassificados

F1: FIA identifica irregularidade técnica da McLaren no GP de Las Vegas, e Norris e Piastri podem ser desclassificados

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: FIA identifica irregularidade técnica da McLaren no GP de Las Vegas, e Norris e Piastri podem ser desclassificados
F1 - Verstappen reconhece luta pelo título, mas se mantém realista: "Não acertamos no início do ano"

F1 - Verstappen reconhece luta pelo título, mas se mantém realista: "Não acertamos no início do ano"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen reconhece luta pelo título, mas se mantém realista: "Não acertamos no início do ano"
F1: Norris crava que erro na largada 'custou a corrida' em Vegas

F1: Norris crava que erro na largada 'custou a corrida' em Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Norris crava que erro na largada 'custou a corrida' em Vegas
F1 - Briga por vice de construtores? Hamilton descarta: "Com meu desempenho, não há chance"

F1 - Briga por vice de construtores? Hamilton descarta: "Com meu desempenho, não há chance"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Briga por vice de construtores? Hamilton descarta: "Com meu desempenho, não há chance"
Piastri admite que depende da sorte, mas ainda crê em título na F1 2025

Piastri admite que depende da sorte, mas ainda crê em título na F1 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Piastri admite que depende da sorte, mas ainda crê em título na F1 2025
F1 - Norris se aproxima ainda mais do título: Confira tabela do campeonato após GP de Las Vegas

F1 - Norris se aproxima ainda mais do título: Confira tabela do campeonato após GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris se aproxima ainda mais do título: Confira tabela do campeonato após GP de Las Vegas
F1 - Vitória de Verstappen e punição de Antonelli: Confira resultado final do GP de Las Vegas

F1 - Vitória de Verstappen e punição de Antonelli: Confira resultado final do GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Vitória de Verstappen e punição de Antonelli: Confira resultado final do GP de Las Vegas
Últimas notícias

Gibernau: Batida com Rossi em Jerez em 2005 abriu precedente ruim na MotoGP

O ex-piloto da MotoGP falou que sua batida infame com Rossi "abriu a porta" para tornar o contato algo aceito na categoria

Valentino Rossi, Yamaha and Sete Gibernau, Suzuki

Sete Gibernau, que venceu nove corridas ao longo de sua carreira na MotoGP, teve uma rivalidade amarga com Valentino Rossi no começo dos anos 2000, com um incidente na última curva do circuito de Jerez, quando Rossi bateu em Gibernau tirando-o da pista para garantir a vitória, sendo considerado o mais famoso entre os dois.

Falando para o canal BT Sport após uma reprise desse GP em Jerez em 2005 como parte de uma série de grandes corridas da MotoGP, Gibernau falou que o que se entende como corrida foi alterado após aquele dia, negativamente, abrindo um precedente para uma MotoGP mais agressiva.

Leia também:

"Eu não sei quantas vezes falamos sobre aquela curva, mas quanto mais tempo passa, mais eu entendo que após aquilo, as coisas mudaram", falou Gibernau, que voltou ao mundial no ano passado na MotoE, após sua aposentadoria da MotoGP em 2009.

"Muitas pessoas estavam vendo aquele movimento, e a partir dali, abriu a porta para acontecer mais vezes. No final da corrida, nós fizemos o que achávamos que era melhor para o campeonato. Mas, desde então, as coisas mudaram na MotoGP e como os pilotos correm, o que é algo que eu não concordo".

A MotoGP tem uma abordagem mais relaxada para uma pilotagem agressiva, em comparação com outras categorias.

Em 2013, Marc Márquez escapou de uma punição após um movimento similar em cima de Jorge Lorenzo na mesma curva, para garantir o segundo lugar na última volta, sendo apenas um de muitos casos similares que foram classificados como contato aceitável.

Quando perguntado se a direção de prova teria olhado para aquele incidente se ele tivesse acontecido hoje, Gibernau respondeu: "Pra falar a verdade, acho que não. Eu tenho opiniões diferentes sobre isso, que não minha, e, como disse, não preciso estar certo ou errado".

"Eu não quero que ninguém se machuque. É uma de minhas prioridades e é como eu entendo o esporte e a corrida".

Falando mais sobre isso, Gibernau acredita que é necessário fazer mais para erradicar esse tipo de pilotagem, apesar de admitir que seria algo difícil.

"A MotoGP já é tão perigosa que na minha opinião deveríamos juntar todos os nossos conhecimentos para evitar esses tipos de situação", acrescentou. "É algo difícil de fazer? Sim. É impossível? Não acho".

"É a responsabilidade de quem estiver a frente do campeonato e colocar as regras para evitar estes tipos de situação, porque, como eu digo, estamos arriscando mais que apenas uma queda".

GALERIA: A carreira de Valentino Rossi na MotoGP

1996 (125cc) - 9º no mundial (1 vitória), 111 pontos
1997 (125cc) - Campeão (11 vitórias), 321 pontos
1998 (250cc) - Vice-campeão (5 vitórias), 201 pontos
1998, GP de Imola (250cc)
1999 (250cc) - Campeão (9 vitórias), 309 pontos
1999, GP da Itália (250cc)
1999, GP de Imola (250cc)
2000 - Vice-campeão (2 vitórias), 209 pontos
2001 - Campeão (11 vitórias), 325 pontos
2001, GP da Itália
2002 - Campeão (11 vitórias), 355 pontos
2003 - Campeão (9 vitórias), 357 pontos
2003, GP de Valência
2004 - Campeão (9 vitórias), 304 pontos
2005 - Campeão (11 vitórias), 367 pontos
2005, GP dos EUA
2005, GP de Valência
2006 - Vice-campeão (5 vitórias), 247 pontos
2007 - 3º no mundial (4 vitórias), 241 pontos
2007, GP da Holanda
2007, GP da Austrália
2008 - Campeão (9 vitórias), 373 pontos
2008, GP da Catalunha
2009 - Campeão (6 vitórias), 306 pontos
2009, GP de Portugal
2010 - 3º no mundial (2 vitórias), 233 pontos
2010, GP dos EUA e de Indianápolis
2011 - 7º no mundial (0 vitórias), 139 pontos
2012 - 6º no mundial (0 vitórias), 163 pontos
2013 - 4º no mundial (1 vitória), 237 pontos
2014 - Vice-campeão (2 vitórias), 295 pontos
2015 - Vice-campeão (4 vitórias), 325 pontos
2016 - Vice-campeão (2 vitórias), 249 pontos
2017 - 5º no mundial (1 vitória), 208 pontos
2018 - 3º no mundial (0 vitórias), 198 pontos
2019 - 7º no mundial
Corridas disputadas: 341 (apenas na MotoGP) / 402 (total)
Vitórias na MotoGP: 89
Pódios na MotoGP: 198
Pontos conquistados: 5.297
Etapa com maior número de vitórias: GP da Holanda, em Assen, com 8 vitórias
Vitórias no GP do Rio de Janeiro em Jacarepaguá: 6
4 vitórias na MotoGP / 500cc (2000 - 2003) / 1 vitória na 250cc (1999) / 1 vitória na 125cc (1997) / Valentino só não ganhou no Rio de Janeiro em 2004, devido a um acidente na oitava volta
42

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

 

 

Artigo anterior Dorna fica "feliz" com temporada de 10 corridas para MotoGP
Próximo artigo ANÁLISE: Explicando o pacote de auxílio de 50 milhões de reais da Dorna para a MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros