Honda: Gerir Márquez e Lorenzo será um “desafio”


Chefes da fabricante japonesa na MotoGP entendem que não será fácil ter dois campeões dentro da garagem













Gerir a relação entre os companheiros de equipe da Honda na MotoGP em 2019, Marc Márquez e Jorge Lorenzo, é provável que seja um "desafio", admite o diretor técnico da equipe, Alberto Puig.
Lorenzo chegará da Ducati para substituir Dani Pedrosa na Repsol Honda na próxima temporada, dando à fabricante japonesa dois pilotos campeões da categoria rainha pela primeira vez desde 1989.
Explicando o raciocínio por trás da contratação de Lorenzo, Puig disse que é a filosofia da Honda assinar com os melhores pilotos disponíveis, mesmo que isso dê à equipe a dor de cabeça de tentar controlar as tensões entre eles.
"O entendimento é que a equipe quer ter os melhores pilotos, este é o princípio", disse Puig.
"A possibilidade estava lá para assinar com Lorenzo, e nós aproveitamos. Outras equipes, eu não sei como fariam isso. Talvez eles não estejam fazendo isso.”
"Para a Honda, é importante preparar as melhores motos que pudermos e entregá-las aos pilotos mais rápidos.”
"Claro, não é fácil. Mas se quiséssemos que as coisas fossem fáceis, provavelmente não lideraríamos uma equipe nesse nível. É complicado, mas é um desafio. Na Honda, sempre procuramos um desafio."
Além de gerir a personalidade de dois pilotos top, a Honda terá dificuldade adicional de encontrar uma maneira de fazer uma moto adequada tanto para Márquez como para Lorenzo, que têm estilos de pilotagem bastante divergentes.
O gerente geral da HRC, Tetsuhiro Kuwata, negou as sugestões de que a versão atual da RC213V esteja sendo moldada inteiramente em torno das necessidades de Márquez e disse que a Honda continuará no mesmo caminho em 2019.
"Agora, estamos desenvolvendo para Marc e também para Dani", disse Kuwata. "Não é apenas para um piloto. Então, continuaremos da mesma forma no próximo ano”.
"Não conhecemos Jorge, que tipo de moto ele quer. Mas é claro que vamos tentar nos adaptar às suas exigências. E Marc também tem muitos pedidos para nós, e tentamos alcançar isso.”
"Será muito desafiador, mas continuamos da mesma forma. Se podemos fazer uma boa moto para Marc e Dani, isso significa que nosso potencial técnico é alto."
"Para o próximo ano, tentaremos preparar uma máquina de alto nível para Marc e Jorge."

Artigo anterior
Com “1%” de chance em 2019, Smith quer voltar à MotoGP em 2020
Próximo artigo
Zarco: “É melhor não pensar” nos ganhos do time de fábrica

Sobre esta matéria
Categoria | MotoGP |
Pilotos | Jorge Lorenzo Compre Agora , Marc Marquez Compre Agora |
Equipes | Repsol Honda Team |
Autor | Jamie Klein |
Honda: Gerir Márquez e Lorenzo será um “desafio”
Corrida
Sessão | Data | Horário local Seu horário | Conteúdo |
TL1 | sex 15 nov sex 15 nov | 05:55 09:55 | |
Treino Livre 2 | sex 15 nov sex 15 nov | 10:10 14:10 | |
Treino Livre 3 | sáb 16 nov sáb 16 nov | 05:55 09:55 | |
Q2 | sáb 16 nov sáb 16 nov | 10:35 14:35 | |
Corrida | dom 17 nov dom 17 nov | 10:00 14:00 | |