MotoGP: Honda LCR confirma renovação e ausência de Nakagami em 2019
Com lesão no ombro, japonês perderá o resto da atual temporada, mas segue na equipe em 2020
Conforme adiantado pelo Motorsport.com, Takaaki Nakagami está fora do restante da temporada 2019 da MotoGP e será substituído por Johann Zarco. O japonês se machucou, mas tem algo para comemorar: seu contrato foi renovado com a Honda LCR e ele fica em 2020.
Além de anunciar a extensão do vínculo com o titular, a equipe confirmou que ele de fato ficará de fora das três etapas que restam neste ano. O piloto passará por uma cirurgia no ombro, o que fez com que a escuderia fosse atrás de Zarco como substituto.
O francês foi dispensado pela KTM no mês passado e estava livre no mercado da MotoGP, de modo que a LCR o garantiu para as provas de Phillip Island, na Austrália, Sepang, na Malásia e Valência, na Espanha. A informação foi adiantada pelo Motorsport.com.
Enquanto isso, Nakagami deverá iniciar sua recuperação. O japonês ascendeu à MotoGP no ano passado, após seis anos na Moto2, e atualmente usa uma Honda RC213V de 2018 inscrita pela LCR com o apoio da petrolífera japonesa Idemitsu.
"Antes de tudo, estou muito satisfeito por ficar com a Honda e a equipe LCR", disse Nakagami. "Consegui melhorar muito este ano e a Honda me mostrou grande apoio e me deu um pacote muito forte. Estou certo de que juntos podemos continuar bem em 2020”.
"Após o acidente que tive em Assen, senti dores e falta de força no ombro. Fui ao médico para entender a situação e, apesar de ter conseguido correr lesionado, não foi o ideal, então tomamos a difícil decisão, ao lado da Honda e da LCR, de fazer essa operação agora”.
A declaração da Honda também sugere que Nakagami ficará de fora das atividades de testes após a temporada 2019 da MotoGP devido à operação no ombro. O procedimento "demanda um extenso período de recuperação".
Takaaki Nakagami fica na Honda LCR em 2020
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Nakagami na Honda LCR em 2020
De todo modo, o japonês pretende estar totalmente apto para os testes de pré-temporada em 2020 em Sepang. Nakagami, porém, não obteve êxito em uma de suas empreitadas recentes e terá que se contentar com outra moto ‘antiga’ no ano que vem.
Nakagami estava pressionando a Honda para obter modelos atualizados pela equipe de fábrica na próxima temporada, mas seus esforços foram em vão. A LCR confirmou que o piloto continuará utilizando uma moto defasado em relação às Hondas principais.
Com a confirmação de Nakagami na Honda LCR em 2020, a única vaga em aberto no mercado é justamente a de Zarco na KTM, ao lado do espanhol Pol Espargaró. Entretanto, quebras de contrato podem acontecer. Um exemplo é o do próprio francês, que ficaria na KTM até 2021.
MotoGP retorna ao Brasil em 2022
Conforme antecipado pelo Motorsport.com, a categoria rainha da motovelocidade mundial voltará ao Brasil na temporada 2022. A etapa brasileira ocorrerá no Rio de Janeiro, no circuito Rio Motorpark, ainda a ser construído na região de Deodoro.
Três locais já receberam provas da MotoGP no Brasil. De 1987 a 1989, Goiânia recebeu as principais motos e pilotos do mundo. Em 1992, foi a vez de Interlagos ser o palco. De 1995 a 2004, o extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio, fez parte do calendário.
Pela categoria principal, as 500cc, Valentino Rossi é o recordista de vitórias, com quatro triunfos. Mick Doohan tem dois êxitos e Makoto Tamada foi o último ganhador da etapa brasileira. Veja fotos da MotoGP no Brasil abaixo:
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