Recomendado para você

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
Últimas notícias

KTM acusa Ducati de ignorar regras: “acham que são mais espertos que todos”

Chefe de time austríaco afirma que regras aerodinâmicas eram claras para todos os construtores e que Ducati as ignorou

Gigi Dall'Igna, Ducati Team General Manager

O diretor esportivo da KTM na MotoGP, Mike Leitner, afirmou que "a Ducati continua a enganar" no tema aerodinâmico, e que Gigi Dall'Igna "pensa que é mais inteligente que os outros".

A polêmica se deve a uma asa colocada à frente da roda traseira da Desmosedici durante o GP do Catar, prova de abertura da temporada 2019. O regulamento diz que apêndices aerodinâmicos não podem ser colocados à frente da roda tendo como base a carenagem. Mas a Ducati, alegando que a asa era para arrefecer o pneu traseiro e não gerar downforce, colocou seu apêndice com base na balança.

Leia também:

Mike Leitner argumenta que em dezembro todos os construtores entraram em acordo que a regra aerodinâmica para 2019 era clara, e que a Ducati ignorou o espírito do acordo.

"Em dezembro, um spoiler sob a balança não teria sido permitido. Mas oito dias antes do GP do Catar, de repente, essa peça não tinha funções aerodinâmicas e servia para resfriar o pneu traseiro", disse Leitner à Speedweek.

"Até uma criança percebe a carga aerodinâmica gerada por uma peça que é instalada sob a balança, e à qual você também insere três barbatanas. Mas Gigi Dall'Igna acha que ele é mais esperto do que todos os outros", disse Leitner referindo-se ao engenheiro que ocupa o cargo de Diretor Geral da Ducati.

A Ducati também não respeitou outro dos pactos entre as equipes: a contenção do gasto no desenvolvimento aerodinâmico.

"Os custos vão ficar fora de controle. Apenas um dia de trabalho no túnel de vento custa 20 mil euros, e isso não garante que as corridas vão melhorar", afirma.

"Ter mais gastos seria pior para este esporte. A Ducati sempre protesta contra regras que são estáveis, e enquanto outros fabricantes construíram seus protótipos de 2019 com base nas diretrizes acordadas em dezembro. A Ducati ainda continua enganando e persuadindo o diretor técnico da FIM para adotar uma nova versão das regras" , finaliza o responsável pela KTM.

Mike Leitner
Mike Leitner, KTM
Mike Leitner, Jens Hainbach, KTM
Mike Leitner, Johann Zarco, Red Bull KTM Factory Racing
Gigi Dall'Igna, Ducati Team General Manager
Gigi Dall'Igna, Ducati Team General Manager
6
Artigo anterior Iannone: Aprilia ainda não extrai todo potencial da moto
Próximo artigo Aprilia quer lutar pelo pódio na "maioria das corridas" em 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros