MotoGP GP da Espanha

MotoGP: Marc Márquez está fora do GP da Espanha e mira retorno na França; Honda convoca Lecuona para Jerez

Decisão do espanhol foi tomada em conjunto com sua equipe médica em Madri

Marc Marquez, Respol Honda with a bandage

A Honda confirmou nesta quarta-feira que o hexacampeão Marc Márquez está fora do GP da Espanha deste fim de semana, com o piloto mirando um retorno na etapa seguinte, em Le Mans, na França, quando a MotoGP chegará ao seu 1000º GP da história. Para o seu lugar, a montadora trouxe Iker Lecuona, que correu na categoria por duas temporadas e hoje defende a marca no WSBK.

Tendo realizado uma cirurgia na mão direita na segunda-feira após o GP de Portugal, no fim de março, Márquez voltou ao Hospital Internacional Ruber em Madri nesta semana para mais um check up.

Leia também:

A equipe médica liderada por Roger de Ona considera sua progressão satisfatória, mas concluiu que ainda é necessário mais tempo para uma recuperação completa. Com isso, o hexacampeão está fora do GP da Espanha deste fim de semana, em Jerez. Essa será a terceira etapa consecutiva sem a presença de Márquez, que já não disputou as provas da Argentina e Estados Unidos.

Sua vaga ficará com Iker Lecuona. Hoje piloto da HRC no Mundial de Superbike, o espanhol correu na MotoGP entre o fim de 2019 e 2021 com a equipe KTM, tendo como melhor resultado um sexto lugar no GP da Áustria de 2021.

"Ontem fizemos outra ressonância e foi confirmado que, apesar da progressão favorável da lesão, o osso ainda não está totalmente curado, e correr em Jerez seria um risco", disse Márquez. "Junto com a equipe médica, decidimos não correr o risco, esperar mais duas semanas e voltar em Le Mans".

Iker Lecuona, Team HRC

Iker Lecuona, Team HRC

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Márquez fraturou o primeiro metacarpo do dedão da mão direita em uma colisão com Miguel Oliveira, da RNF Aprilia, e Jorge Martín, da Pramac Ducati, na primeira volta do GP de Portugal. Largando da pole, o espanhol brigava por uma posição no top 3 quando travou na entrada da curva 3, atingindo primeiro Martín antes de acertar com tudo Oliveira.

Márquez recebeu uma punição de duas voltas longas pelo incidente. O espanhol deveria pagar a penalização na Argentina, mas, devido à sua ausência, o documento foi retificado, afirmando que ela seria cumprida na próxima etapa que ele participar.

Isso levou a um recurso da Honda junto à Federação, e a punição está suspensa até que a Corte Arbitral revise o caso.

NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Warner Bros. anuncia produção de filme inspirado na MotoGP
Próximo artigo MotoGP cancela GP do Cazaquistão e reduz calendário 2023 para 20 etapas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil