MotoGP torna obrigatório uso de airbags nos macacões
Campeonato mundial divulga decisão válida para todas as classes para reduzir lesões sérias no futuro
Todos os pilotos oficiais de todas as equipes das três categorias do Mundial de Motovelocidade – MotoGP, Moto2 e Moto3 – serão obrigados a utilizar a partir deste ano macacões com o dispositivo de airbag.
Trazido pelas fabricantes de macacão em 2009, o airbag era de uso facultativo, com alguns pilotos decidindo não utilizar o dispositivo devido ao maior peso e a dificuldade na mobilidade em cima da moto. No entanto, a partir deste ano o airbag será obrigatório a todos os pilotos que estiverem fazendo o campeonato mundial inteiro.
Uma exceção será feita a pilotos wildcard e substitutos, que poderão utilizar por duas corridas macacões sem o dispositivo.
"O airbag deve cobrir e proteger pelo menos os ombros e a clavícula”, disse a Dorna, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (11).
“A proteção das costas, total ou central, é opcional. No entanto, se um fabricante optar por ter proteção, ela deve cobrir toda a coluna vertebral.”
"Pequenas variações de acordo com as especificidades de cada sistema são permitidas, assim como as variações para acomodar a morfologia diferente de cada piloto, mas as mesmas áreas e diretrizes estão em vigor para todos os fabricantes.”
"Cada sistema de airbag deve passar por uma série de testes para provar que está totalmente em conformidade com os regulamentos. Os requisitos variam da bateria e da eletrônica ao tempo de ação e inflação. A ação acidental também é um fator importante.”
"Uma ação acidental do airbag não deve oferecer risco para que o piloto caia ou seja impedido de controlar sua motocicleta. Além disso, os sistemas de airbag não devem exigir que outras peças sejam adicionadas à motocicleta. Eles devem ser disparados sem que o piloto esteja na moto.”
"Cada fabricante deve se certificar na documentação oficial que seu sistema está totalmente em conformidade com os regulamentos e atinge os padrões. Eles também devem declarar a confiabilidade do seu sistema com base em testes internos.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.