MotoGP: Vinãles vence com sufoco nos EUA em prova que Márquez caiu sozinho
Em vitória suada e na emoção, Viñales conquista hat trick no GP das Américas após ficar em 11º com largada ruim; Márquez cai sozinho durante liderança
Maverick Viñales foi o vencedor da corrida principal do GP das Américas de MotoGP, realizada neste domingo (14). Com o resultado, o espanhol marca um hat trick no fim de semana: pole, vitória na prova sprint e vitória na prova principal — além de encerrar um jejum de 1113 sem vencer. O segundo lugar ficou com o novato Pedro Acosta, seguido de Enea Bastianini terceira posição.
Jorge Martín segue na liderança do campeonato, mas Bastianini diminui distância. O próximo fim de semana de MotoGP será entre os dias 26 e 28 de abril, com o GP da Espanha, realizado no circuito de Jérez.
A Corrida
Assim como na corrida sprint, a primeira fila era composta por Maverick Viñales na pole, seguido de Pedro Acosta e Marc Márquez.
Com uma largada impecável, Acosta assumiu a liderança nos primeiros metros da prova. Seguido de Enea Bastianini e Marc Marquez.
Já o pole Viñales largou mal e chegou a cair para a 11ª posição, mas virou a primeira volta em nono. Jack Miller, que começou em oitavo, estava em quarto no fim do primeiro lap.
Jorger Martin, que começou em quarto, chegou à segunda colocação na segunda volta. O espanhol, líder do campeonato, pressionava o novato Acosta com um ritmo forte. Martin conseguiu a ultrapassagem pela liderança na terceira volta, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo.
Francesco Bagnaia, que largou em 15º, seguia a disputa entre os espanhóis na terceira posição.
Já na quarta volta, Martin conseguiu passar o conterrâneo Acosta. O novato até tentou recuperar, mas o líder da MotoGP aumentou a vantagem. No mesmo lap, Márquez recuperou posições e subiu para segundo, seguido de Bagnaia e Acosta.
Na última curva do quinto lap, Márquez bateu o pneu dianteiro em Martín em uma tentativa de ultrapassagem. A moto balançou e Márquez perdeu ritmo, sendo passado por Bagnaia e Acosta. Márquez passou a ficar 0s8 atrás do líder.
No início da volta 7, o tubarão Acosta atacou Bagnaia, que parecia estar perdendo ritmo. Na sequência, foi a vez de Márquez passar o italiano.
Paralelo a disputa pela primeira posição, Viñales subia posições e já estava batalhando pela quinta posição contra Jack Miller. O espanhol conseguiu a ultrapassagem e passou a perseguir Bagnaia.
Na volta 9, Viñales conseguiu ultrapassar Bagnaia, mas não conseguiu manter a posição por muitos metros, sendo ultrapassado na curva seguinte. O espanhol recuperou a 4ª posição na última curva da volta 9.
Martin, equipado com pneus macios, chegou a ter quase 1s de vantagem sobre Acosta. No entanto, Acosta aproveitou os pneus médios, mais resistentes, e reduziu a distância para 0s150, ultrapassando na volta 10. Márquez seguiu a porteira aberta e tomou a 2ª colocação.
Na volta 11, o hexacampeão da categoria tomou a liderança na primeira curva. No entanto, ainda no lap 11, Márquez tombou sozinho e abandonou — copiando o que o irmão fez na volta anterior.
Acosta retomou a primeira posição e Viñales seguia atacando, tomando a 2ª colocação de Martín. Na volta 12, o Top Gun passou a disputar e trocar a primeira posição com Acosta. Viñales conseguiu segurar a liderança no lap 13.
O piloto da Aprilia, que já havia vencido a corrida sprint, aumentou o ritmo e já colocava 1s1 de distância no segundo colocado, Acosta. Este também girava funda o acelerador e colocou 1s sobre Martín, que seguia líder do campeonato com o resultado da prova.
O espanhol não conseguiu manter seu ritmo e viu Bastianini, vice-líder do campeonato, aproximando. Martin segurou a 3ª posição até a volta 19, quando o italiano ultrapassou na reta.
As posições ficaram assim até o final da prova, quando Viñales foi o primeiro a cruzar a bandeira quadriculada, marcando um hat trick no GP das Américas.
Resultado
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Vueltas | Tiempo | Intervalo | Km/h | Abandono | Puntos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | M. Viñales Aprilia Racing Team | 12 | Aprilia | 20 |
|
25 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | P. Acosta Tech3 | 31 | KTM | 20 |
1.728 |
20 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 20 |
2.703 |
16 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | J. Martín Pramac Racing Ducati | 89 | Ducati | 20 |
4.690 |
13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | P. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 20 |
7.392 |
11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. Di Giannantonio Team VR46 | 49 | Ducati | 20 |
9.980 |
10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | A. Espargaró Aprilia Racing Team | 41 | Aprilia | 20 |
12.208 |
9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 20 |
13.343 |
8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing | 33 | KTM | 20 |
14.931 |
7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | R. Fernández Trackhouse Racing Team | 25 | Aprilia | 20 |
16.656 |
6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | M. Oliveira Trackhouse Racing Team | 88 | Aprilia | 20 |
18.542 |
5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | F. Quartararo Yamaha Factory Racing | 20 | Yamaha | 20 |
22.899 |
4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing | 43 | KTM | 20 |
24.011 |
3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | A. Fernández Tech3 | 37 | KTM | 20 |
27.652 |
2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | A. Márquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 20 |
32.855 |
1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | L. Marini Repsol Honda Team | 10 | Honda | 20 |
33.529 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | M. Márquez Gresini Racing | 93 | Ducati | 10 |
|
Accidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. Rins Yamaha Factory Racing | 42 | Yamaha | 10 |
|
Accidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 8 |
|
Accidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | F. Morbidelli Pramac Racing Ducati | 21 | Ducati | 7 |
|
Accidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | T. Nakagami Team LCR | 30 | Honda | 6 |
|
Accidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | J. Zarco Team LCR | 5 | Honda | 6 |
|
Abandono | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados |
Quartararo ACERTOU ao ficar na YAMAHA ou APRILIA valia aposta? Ducati PERDERÁ EQUIPE? Fausto comenta
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quartararo acertou ao ficar na Yamaha ou Aprilia valia aposta? PÓDIO CAST #5
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.