MotoGP: Zarco confirma ida à LCR Honda em 2024 e abre disputa por cobiçada vaga na Ducati
Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli são as duas próximas peças deste quebra-cabeça, e o piloto ítalo-brasileiro tem chances de sair com a vaga da Pramac
Agora é oficial: Johann Zarco será piloto da LCR Honda na MotoGP em 2024, substituindo Álex Rins, que irá para a Yamaha no lugar de Franco Morbidelli. O acordo foi anunciado após a Pramac confirmar a saída do francês durante o GP da Áustria, abrindo caminho para uma disputa por uma cobiçada vaga no 'exército' da Ducati.
Zarco é piloto da montadora italiana desde 2020, quando a marca o contratou para a equipe Avintia.
Lucio Cecchinello, chefe da LCR, disse: "Estamos animados por anunciar Johann para a LCR Honda, com todos os detalhes e assinaturas agora resolvidos. É o retorno à equipe após um breve período juntos no fim de 2019, quando já pudemos notar seu potencial e ética. Ainda há muitas corridas pela frente este ano, mas mal podemos esperar pelo começo desse novo projeto em 2024".
O stint de Zarco na Ducati começou após um 2019 conturbado, quando ele optou por trocar a KTM pela marca italiana em 2019. Isso fez com que a KTM encerrasse o contrato dele ainda no meio do campeonato, levando-o a terminar aquela temporada na LCR Honda.
Na época, Zarco tinha receio de correr pela Avintia por não considerar uma "equipe de ponta", mas uma pole e um pódio em 2020 o levaram à promoção para a Pramac, com apoio de fábrica e a Desmosedici do ano.
Johann Zarco, Team LCR Honda
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Desde então, Zarco acumula 12 pódios com a Pramac, sendo o último na Alemanha em junho. Paolo Campinotti, da equipe italiana, disse: "Ao longo de três anos fantásticos ao lado de Johann, a equipe deu um passo significativo, graças ao seu talento imenso".
"Esse progresso nos colocou na posição de liderarmos o Mundial de Equipes da MotoGP atualmente. Por isso, só posso lamentar o fato dele não seguir sendo da nossa família na próxima temporada, mas desejo a ele toda a sorte do mundo no futuro".
"Agora, o que nos resta é aproveitarmos esse restante de campeonato juntos, esperando mais coisas grandes dele".
Zarco já havia sido sondado pela Honda em 2019 antes de assinar com a KTM, e correu pela LCR no fim daquele ano substituindo um lesionado Takaaki Nakagami.
Esta é, sem dúvidas, a maior movimentação do mercado de pilotos de 2024 até aqui, por abrir uma cobiçada vaga na Ducati. A grande dúvida agora é: Marco Bezzecchi sobe para a Pramac, ganhando apoio de fábrica e uma moto do ano ou segue na VR46, mesmo usando uma Desmosedici do ano anterior?
A Ducati já deixou claro que a única chance de Bezzecchi ter uma moto do ano é correr na Pramac, mantendo o acordo com a VR46 de fornecer motos do ano anterior.
Marco Bezzecchi, VR46 Racing Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Valentino Rossi afirmou no fim de semana à Sky Itália que está conversando para manter Bezzecchi na equipe, sentindo que a VR46 pode oferecê-lo um pacote competitivo mesmo sem ter o apoio total de fábrica.
A decisão de Bezzecchi impactará o futuro de Franco Morbidelli, que deixa a Yamaha no fim do ano após a contratação de Álex Rins. Caso Bezzecchi siga na VR46, o que vem sido indicado nos último dias, Morbidelli pode sair no lucro, ganhando a cobiçada vaga na Pramac com uma moto de 2024 e apoio de fábrica.
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.