Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Os engenheiros da Honda na F1 estão ajudando o departamento de MotoGP

Segundo o presidente da HRC, a colaboração entre moto e carro está começando a melhorar para a Honda depois de algumas tentativas e erros durante o estabelecimento da nova organização

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Muito se tem falado sobre o deserto que a Honda atravessa, quatro anos depois de uma temporada largamente dominada pela marca e pelo seu líder, Marc Márquez na MotoGP. Hoje, no fundo do poço, a fabricante procura se recuperar, principalmente contando com força diferente daquela especializada em GPs de motos.

Leia também:

A união de esforços é possível pelo fato de a HRC, divisão de competição da Honda, ter reunido as corridas de motos e carros em uma única entidade. Engenheiros especializados em Fórmula 1 podem, portanto, intervir no desenvolvimento do motor da MotoGP para tentar buscar novas soluções, em um esforço comum para trazer a Honda de volta ao topo.

Koji Watanabe, presidente do HRC, garante que estes novos métodos de trabalho começam a dar frutos depois de uma implementação inicialmente bastante complicada.

“Dentro da Honda, as culturas de duas rodas e de quatro rodas são muito diferentes. Por isso começamos entendendo que seria um tanto difícil trabalharmos juntos como uma empresa”, explica.. “De fato, demorou todo o primeiro ano para finalizar a integração, porque tudo era diferente, tanto as operações, a estrutura, os sistemas de compras etc. Neste segundo ano, começamos a avançar na colaboração entre as duas rodas e quatro rodas."

“Neste momento, a estagnação do MotoGP é um grande problema para a Honda/HRC,” continua. “Decidimos, portanto, recuperar as nossas forças com uma estrutura totalmente focada na HRC. Para isso, a equipe de desenvolvimento de quatro rodas está envolvida no desenvolvimento do MotoGP e se esforça para produzir resultados tangíveis o mais rapidamente possível."

Para Koji Watanabe, não só é essencial resolver as dificuldades do programa de MotoGP, como também entender o que pode ser favorável ao carro.

"As duas rodas tem uma longa história como empresa de corridas, então conhecemos as corridas e como elas funcionam. Ela também estabeleceu um modelo de negócios em que a HRC fabrica peças de competição e as fornece a seus usuários por meio de revendedores. O setor de quatro rodas está apenas começando a desenvolver esse aspecto. Há muito o que aprender com as motocicletas em termos de know-how. Nesse sentido, estou convencido de que a colaboração entre a motocicleta e o automóvel produzirá algo ainda maior do que esperávamos originalmente."

Koji Watanabe é um dos superiores da Honda a quem Marc Márquez recorreu na Primavera, quando quis alertar o grupo para as dificuldades atuais e obter respostas sobre os meios implementados para as resolver. À margem do GP de Itália, o campeão espanhol tinha conhecido o presidente da HRC, bem como Shinji Aoyama, número dois da Honda Motor Company.

Ele então garantiu que o aumento do envolvimento da Honda na F1, com retorno esperado em 2026 em colaboração com a Aston Martin, não prejudicou o projeto do MotoGP. Em vez de esperar que pudesse funcionar como um motor, ele saudou a fusão entre os dois polos.

"Nunca tive a impressão de que eles não apostaram na moto", garantiu Marc Márquez em junho. "O projeto é hoje o mesmo de quando cheguei, há dez ou 11 anos, o envolvimento da marca [continua o mesmo]. Vejo-os [trabalhar] e acontecem pequenas coisas. Às vezes funcionam, às vezes não, mas vejo que se interessem [pelo projeto]. Se não fosse assim, os patrões não vinham [falar comigo]."

"Também é verdade que eles têm muito potencial. É difícil saber o que está acontecendo aqui [nos circuitos], o que está acontecendo no Japão. A filosofia é outra. Desde o ano passado, os departamentos de carros e motos se juntaram forças e espero que isso possa nos ajudar no projeto MotoGP."

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #242 – O que a F1 2023 tem trazido de positivo, apesar da falta de vencedores diferentes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP - Frustrado, Quartararo decidirá futuro com Yamaha em setembro: "Já dei uma chance, não haverá outra"
Próximo artigo GP da Áustria de MotoGP: Horários e como assistir à etapa do Red Bull Ring, com MotoE

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros