Para Viñales, Yamaha confirmou melhora da Tailândia
Espanhol mostra confiança de que time realmente retornou à boa forma, apesar de Rossi ser mais cético
Maverick Viñales fez o quinto melhor tempo da primeira sessão no Japão, na manhã de sexta-feira, a 0s282 do piloto da Ducati, Andrea Dovizioso. A chuva antes do segundo treino tornou a sessão pouco representativa, com nem Viñales e nem Rossi estabelecendo tempos de pneus slicks, e terminando fora do top-10.
Mas apesar da interrupção, Viñales disse que sentiu que o TL1 forneceu provas suficientes para sugerir que a recuperação da Yamaha na Tailândia, onde os dois pilotos terminaram em terceiro e quarto, não foi uma coincidência.
"Confirmamos as boas sensações da Tailândia, porque me senti muito melhor", disse Viñales. “Depois que me adaptei à pista, tudo correu bem”.
"Estou muito satisfeito com o passo à frente que demos na Tailândia e temos que continuar assim. O passo na Tailândia não foi apenas pneu.”
“[A principal mudança na Tailândia] foi a distribuição de peso. Foi importante testar mesmo no molhado, eu queria dar voltas para trabalhar na minha sensação.”
Valentino Rossi, no entanto, foi mais reservado em seu julgamento, dizendo que as condições da pista no TL2 significaram que a Yamaha não tem "uma ideia muito clara do nível de desempenho".
Ele acrescentou: "estou feliz se ele estiver certo, gosto do otimismo de Maverick. Mas eu prefiro esperar”.
“O TL2 já é uma sessão importante, mas não a fizemos em condições secas, então é difícil de entender. Esperamos amanhã, e tentaremos entender se podemos ser fortes.”
Perguntado pelo Motorsport.com se sente que Viñales às vezes lê muito em uma sessão forte, Rossi respondeu: "para mim é [porque ele tem um] personalidade diferente, ele também é muito jovem”.
“Com a minha experiência, vejo que as coisas mudam muito também em um final de semana, também de sábado para domingo. É melhor ficar concentrado, mas todo mundo tem seu próprio caminho.”
Os pilotos da Yamaha andaram bastante durante as condições mistas no TL2, ficando de pneus de chuva mesmo depois que a pista ficou seca o suficiente para rodar com slicks.
Rossi explicou que era o plano da Yamaha para tentar um novo acerto no período da tarde, e as condições de piorarem não afetaram os planos da equipe.
"Tentamos um cenário diferente para tentar entender a maneira de economizar o pneu no final de semana", disse Rossi.
“Com certeza você tem uma sensação diferente no pneu de chuva, mas nós tínhamos um plano para tentar algo à tarde e decidimos fazer isso de qualquer maneira. A sensação foi muito boa, mas precisamos esperar até que possamos experimentar com um pneu seco, porque isso pode mudar tudo.”
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.