Pista da MotoGP na Finlândia é projetada para evitar cortes
Alexander Wurz, cuja empresa ajudou no design do circuito, diz que desenho foi ajustado para impedir abusos
Participando com sua empresa da construção da pista da Finlândia, que sediará a MotoGP em 2018, o ex-piloto Alexander Wurz falou que o KymiRing será projetado em seus 4.560 metros para evitar que os pilotos ganhem vantagem utilizando áreas de escape de asfalto.
O objetivo é deixar a pista o mais desafiadora possível sem comprometer a segurança.
"Nem os fãs e nem os pilotos gostam do abuso dos limites de pista, e temos tido discussões sobre isso", explicou Wurz.
"Enquanto a segurança for primordial na nossa sociedade moderna, temos de proteger as corridas e seu aspecto emocional. Com o KymiRing tomamos muito cuidado para projetar as curvas e as áreas de escape. Não comprometemos a segurança, e o abuso dos limites de pista não será um benefício."
Soluções híbridas
Wurz disse que avalia soluções híbridas para as áreas de escape, o que deve impedir os pilotos de tomar liberdades para deixar seus tempos de volta mais rápidos.
"As áreas de escape já estão calculadas e definidas em sua forma, no entanto ainda estamos planejando o tipo de áreas de escape que colocamos em cada curva", disse ele.
"Estamos trabalhando em algumas versões híbridas que combinam os benefícios de asfalto e brita. Igualmente, gostaríamos de usar grama, não apenas para o efeito visual, mas como um impedimento natural para limites de pista.”
"Nosso objetivo, em ter curvas e linhas claramente definidas é limitar qualquer vantagem através do abuso dos limites de pista, reduzindo assim a necessidade da discussão permanente."
Pista montanha-russa
Wurz garantiu que a paisagem do KymiRing, que fica a nordeste de Helsinki, foi totalmente utilizada para criar um layout espetacular.
"No momento que eu vi a propriedade, ficou claro que o KymiRing seria uma pista única e especial", disse ele.
"A paisagem é bastante desafiadora para a concepção. Juntamente com Timo Pohjola (CEO do KymiRing), tivemos grande cuidado para trabalhar organicamente e não apenas com o layout de montanha-russa da pista, mas também com as áreas de espectadores.”
"Nossa prioridade era mudar o mínimo possível da topografia para criar uma pista fluída. É importante que o KymiRing seja instantaneamente reconhecível para o telespectador como para o finlandês."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.