Nostalgia

Relembre corrida que redefiniu conceito de segurança na MotoGP

Na segunda parte dos episódios gratuitos do acervo da Duke Classic Videos no Motorsport.tv, assista o GP da América de 1989, em Laguna Seca

O GP da América de 1989 não é a corrida mais significativa da história, mas o evento ofereceu um lembrete sombrio de como costumava ser a MotoGP.

A prova das 500cc foi a terceira etapa da temporada de 1989 que já estava se transformando em um ano de intrigas.

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Laguna Seca fez sua estreia no calendário no ano anterior e recebeu críticas por suas más instalações. Pouco havia sido feito, como resultado, as equipes foram forçadas a operar em tendas, em vez de em um circuito de ponta em um dos campeonatos mais prestigiados do automobilismo.

O fim de semana seria bizarro, e o tom havia sido definido na véspera do evento. Uma greve dos trabalhadores do controle de tráfego aéreo na Austrália significou que as máquinas do paddock chegaram apenas três dias antes do início dos treinos a Laguna Seca.

À medida que treinos e classificação avançavam, as queixas sobre segurança - ou a falta dela - e a falta de organização surgiam.

Wayne Rainey colocou sua Yamaha na pole para uma disputa de 40 voltas, em um circuito duro com o consumo de combustível.

Kevin Magee sofreu, de fato, a falta de combustível na última volta, o deixando em terceiro lugar e entregando a posição à Rothmans Honda de Lawson.

Estranhamente, Magee parou sua YZ500 na volta de resfriamento. Sem visão, Bubba Shobert - campeão da AMA Superbike apenas em sua terceira corrida de 500cc - bateu na traseira de McGee.

Shobert estava imóvel à beira da pista, enquanto Lawson desamparado cuidava dele. Shobert ficaria em coma por um mês e, embora se recuperasse de seus ferimentos, nunca mais voltaria a correr.

A equipe médica estava tão mal equipada que a perna de Gardner teve que ser mantida no lugar com papelão, pois não havia uma tala disponível.

Nos 30 anos seguintes, aquele horrível fim de semana de 1989 em Laguna Seca felizmente se tornaria história antiga à medida que fossem feitos avanços na segurança de pilotos e circuitos, bem como na maneira como os organizadores dos GPs operam.

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Relembre todos os pilotos que conseguiram vencer em casa no Mundial de Motovelocidade

Alberto Puig - Alberto Puig conseguiu sua única vitória nas 500cc no GP da Espanha de 1995, em Jerez.
Alex Crivillé: Quando estava nas 500cc, o espanhol venceu três vezes em Jerez e duas vezes em Barcelona.
Andrea Dovizioso: ele conseguiu sua primeira vitória de 2017 no GP da Itália, realizado em Mugello. Um ano depois, ele repetiu a dose em Misano.
Carlos Checa: ele teve apenas duas vitórias ao longo de sua carreira, ambas na Espanha. A primeira, no GP da Catalunha de 1996. Dois anos depois, ele venceu no Circuito de Jarama.
Casey Stoner: O rei de Phillip Island conquistou seis vitórias consecutivas em casa entre 2007 e 2012.
Dani Pedrosa: Ele sabe o que é vencer nos quatro circuitos espanhóis do calendário. Na MotoGP, ele ganhou três vezes em Jerez, uma em Montmeló, uma em Aragón e quatro em Valência.
Danilo Petrucci: Conseguiu sua única vitória até o momento no GP da Itália de 2019, em Mugello.
Eddie Lawson: venceu em Laguna Seca, em 1988.
 Jorge Lorenzo: O tricampeão venceu nos quatro circuitos espanhóis que estão atualmente presentes no calendário. Três vezes em Jerez, cinco na Catalunha, duas em Aragón e três em Valência.
Loris Capirossi: No seu regresso às 500cc em 2000, o italiano conquistou a segunda vitória na categoria rainha, em Mugello.
Luca Cadalora: O italiano (na moto #7) venceu o GP da Itália das 500cc em 1993, em Misano.
Makoto Tamada: venceu duas vezes na MotoGP, a última vez no GP do Japão de 2004, em Motegi.
Marc Márquez: também venceu nos quatro circuitos no calendário atual da MotoGP. Três em Jerez, duas na Catalunha, cinco em Aragón e duas em Valência.
Mick Doohan: ele sabe como é vencer em dois circuitos diferentes na Austrália: Eastern Creek (1992 e 1995) e Phillip Island (1998).
Nicky Hayden: das três vitórias de Nicky Hayden na carreira, duas ocorreram em Laguna Seca, 2005 e 2006.
Norick Abe: Das três vitórias de Norick Abe nas 500cc, duas vieram no Japão. 1996 e 2000, ambas em Suzuka.
Sete Gibernau: ele estreou no GP da Comunidade Valenciana em 2001. Em 2004, ele também levou o GP da Espanha em Jerez sob chuva torrencial.
Valentino Rossi: venceu consecutivamente o GP da Itália em Mugello de 2002 a 2008. Ele também venceu três vezes em Misano. Além disso, quando correu nas 125cc e nas 250cc, ele venceu em Ímola.
Wayne Gardner: O australiano venceu em Phillip Island em 1989 e 1990.
Wayne Rainey: venceu o GP dos Estados Unidos três vezes, de 1989 a 1991.
Bônus: Giacomo Agostini - O piloto de maior sucesso na história nunca venceu o GP da Itália como tal, já que em seu tempo ele ficou com outro nome. Mesmo assim, ganhou 13 vezes o GP das Nações, realizado em solo transalpino (6 pela 500cc e 7 na 350cc).
Bônus: Pierfrancesco Chili - É o mesmo caso de seu compatriota, que alcançou sua única vitória nas 500cc no GP das Nações Unidas de 1989, realizado no Circuito Adriático de Misano.
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