MotoGP
18 out
-
20 out
Evento encerrado
25 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
15 nov
-
17 nov
Evento encerrado

Rossi: Yamaha precisa copiar esforço da Ducati

compartilhar
comentários
Rossi: Yamaha precisa copiar esforço da Ducati
Por:
7 de jan de 2019 19:14

Piloto italiano diz que time japonês necessita de renovação com aumento de pessoas trabalhando na equipe

Valentino Rossi diz que a Yamaha deve igualar o nível de esforço que a Ducati e a Honda estão fazendo se quiser voltar a vencer na MotoGP, com níveis de equipe "próximos da Fórmula 1".

Embora Rossi e Maverick Viñales tenham terminado o terceiro e quarto lugares no campeonato, respectivamente, a Yamaha não esteve entre as duas melhores equipes do ano pela primeira vez desde 2007, acumulando o menor número de pontos desde a mesma temporada.

Rossi acredita que parte da razão pela qual a Yamaha ficou para trás nas duas últimas temporadas é que a empresa Iwata não está investindo a mesma quantia de recursos em termos de pessoal.

"Nos últimos tempos, especialmente no último ano e meio, a situação técnica na MotoGP mudou muito", afirmou o italiano.

"A Ducati foi a primeira a dar um passo em termos de quantidade de pessoas e de engenheiros que trabalham. Está um pouco mais perto da Fórmula 1, embora permaneça muito longe. A Honda seguiu e eu falei sobre isso.”

"Agora, para vencer na MotoGP, você precisa fazer um esforço desse tipo. Precisamos ver se isso acontece com a Yamaha."

Rossi e seu companheiro de equipe Viñales falaram coisas muito diferentes no último teste da MotoGP no ano passado em Jerez, com Maverick declarando que a sua velocidade prova que a Yamaha está agora suficientemente forte para lutar pelo título novamente.

Isso seguiu com Rossi dizendo que sentiu que a mais recente versão da M1 que a Yamaha trouxe para Jerez "não era a melhora” que o time precisava, e que os problemas da moto eram "mais ou menos os mesmos" que a antecessora.

Apesar das sugestões de que a Yamaha pode ter que dividir o desenvolvimento para produzir um pacote que se adapte aos gostos de Rossi e Viñales, Rossi insiste que está feliz por tudo o que Viñales pede para formar a base do desenvolvimento.

"Se eles trouxerem coisas novas para Viñales, eu ficaria feliz porque eu também poderia tentar", disse Rossi. "As coisas que dizemos são muito semelhantes e nos encontramos quase sempre de acordo com o desenvolvimento da moto”.

"Se a Yamaha quer trazer tudo o que ele pede, para mim é muito bom, porque pelo menos eles estão trazendo algo. Porque 90% das vezes dizemos as mesmas coisas."

Reportagem adicional por Carlos Guil e Oriol Puigdemont

Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing

Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Próximo artigo
Chefe: Aprilia “não tem desculpa” para não melhorar em 2019

Artigo anterior

Chefe: Aprilia “não tem desculpa” para não melhorar em 2019

Próximo artigo

Márquez inicia segundo ciclo da reabilitação para testar em fevereiro

Márquez inicia segundo ciclo da reabilitação para testar em fevereiro
Carregar comentários