Silverstone deve ser reasfaltado para se manter na MotoGP
Pista de Silverstone deve estar preparada para receber novo asfalto se quiser garantir o futuro de seu acordo com a MotoGP, sugeriu o chefe da Dorna, Carmelo Ezpeleta
A direção de provas da MotoGP culpou o novo asfalto de Silverstone, que não conseguiu drenar corretamente a água da forte chuva que caiu sobre a pista, pelo cancelamento do GP da Grã-Bretanha do último fim de semana.
A própria pista de Silverstone iniciou uma investigação para saber o que deu errado, mas o diretor-geral do circuito, Stuart Pringle, acredita que as críticas ao novo asfalto, que foi colocado em fevereiro, são apenas "conjecturas" nesse estágio.
Ele também afirmou que os pilotos optaram por abandonar a corrida enquanto ainda havia alguma chance de acontecer.
No entanto, falando ao jornal espanhol AS, Ezpeleta insinuou que o futuro do contrato da MotoGP com Silverstone, que vai até o final de 2020, depende da colocação de uma nova superfície.
Perguntado se os eventos de domingo haviam comprometido de alguma forma o acordo entre Dorna e Silverstone, Ezpeleta respondeu: "Se refizerem o asfalto e ele for homologado, de jeito nenhum".
“As perdas econômicas são de pouca importância. Acho que eles [MotoGP] vão ter que oferecer restituições ou dar [aos espectadores] bilhetes gratuitos para o próximo ano. Mas eu prefiro cancelar um GP e não ter que me arrepender de um acidente, ao invés do contrário.”
“A vontade dos pilotos prevaleceu, mas eles não precisaram nos convencer de nada, porque pensamos exatamente o mesmo.”
"Foi a decisão certa, porque o clima não melhorou até às 19h e não há como começar uma corrida tão tarde."
Wet track
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Sobre a possibilidade de adiar a corrida para segunda-feira, Ezpeleta acrescentou: “Nós pensamos sobre isso, porque era um feriado público na Inglaterra, mas a maioria das equipes preferiu não fazer.”
"Eu não entendo muito bem o motivo, mas respeito o que eles dizem."
Ezpeleta também sugeriu que a Dorna possa nomear uma comissão para verificar as pistas mais detalhadamente depois de um recapeamento no futuro.
O oficial de segurança da FIM, Franco Uncini, declarou que o novo asfalto servia para o propósito quando visitou Silverstone em março, apenas para concluir que ele havia “se degradado” nesse ínterim.
"Teremos que pensar se nomearmos alguém para quando uma pista for recapeada", disse Ezpeleta. "Isso não pode simplesmente ser decidido em um dia seco por Franco Uncini ou por qualquer outra pessoa. É preciso ser um especialista em asfalto para ver como foi feito.”
“Temos que considerar se vale a pena ter uma ou duas pessoas homologadas pela FIM e que essa pessoa confirme que o asfalto é bom em qualquer condição.”
“O fato é que a chuva [no domingo] não foi enorme, nós corremos em lugares onde choveu muito mais, como no Japão no ano passado.”
Bikes being pushed off the grid, British MotoGP race 2018
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.