Yamaha reconhece que escuta mais Rossi do que Viñales
Equipe Yamaha admite que a experiência de Valentino Rossi faz com que a opinião do italiano tenha mais peso do que a de Maverick Viñales no desenvolvimento da moto








A segunda rodada de testes de 2018, que acontecerá na próxima semana na Tailândia, servirá, entre outras coisas, para tirar mais conclusões sobre o potencial real da nova Yamaha M1.
No primeiro contato ocorrido há apenas alguns dias em Sepang, os dois primeiros dias não poderiam ter sido mais positivos. O problema foi o terceiro, que de alguma forma acordou os fantasmas que atormentaram a marca japonesa no ano passado, principalmente pela falta de tração em condições muito quentes.
"Eu pensava que poderia ir mais rápido (do que no dia anterior) e a realidade foi que tivemos um pior momento. Temos que entender por que. Nós não sabemos o que aconteceu", disse Valentino Rossi. Seu parceiro estava ainda mais irritado e, de fato, abortou uma corrida simulada: "Eu decidi parar porque os tempos não eram os que eles tinham de ser", disse Maverick Viñales.
Esperando ver como o protótipo mudou nestes dez dias, a Yamaha vive dependente Rossi em todos os sentidos. Ainda mais, se levarmos em conta que a Viñales anunciou sua renovação até 2020 antes de ir para a Malásia, e que Il Dottore deve fazer o mesmo, provavelmente por mais um ano.
Enquanto tudo parece ser canalizado para que o #46 adie sua retirada um pouco mais, a equipe se voltou para o diagnóstico que o italiano fez da moto.
Na verdade, a equipe não há nenhum problema em admitir que a experiência do piloto de Tavullia, sete vezes campeão mundial da categoria principal, faz dele a voz mais autorizada dentro da garagem quando se trata de marcar a linha a seguir no que diz respeito à evolução da M1.
"É normal que o diagnóstico da Valentino seja mais importante do que o que Maverick faz. Rossi tem 39 anos e Viñales, 23. Maverick deve aprender com isso e tirar proveito. Também é verdade que cada piloto tem seu próprio estilo de condução e precisa de algumas coisas específicas. Mas a Yamaha apenas se comporta de uma maneira e, se a base for boa, será boa para ambos", explica Massimo Meregalli, diretor da equipe Yamaha, falando para o Motorsport.com.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.