Zarco se diz encorajado pelo exemplo de transição de Lorenzo na Ducati
Francês diz que o sucesso de Jorge Lorenzo em uma Ducati lhe dá a confiança de que pode ter sucesso em sua jornada na KTM


Johann Zarco teve um início discreto na KTM nos testes de pós-temporada, sofrendo duas quedas em Valência e ocupando as últimas posições em Jerez.
No entanto, o piloto francês insistiu que tinha feito progressos em Jerez, explicando que precisa ajustar seu estilo de condução e a forma como o RC16 se comporta para poder evoluir.
Elaborando ainda mais sobre sua transição, Zarco disse que o fato de Jorge Lorenzo ter conseguido três vitórias em uma Ducati depois de um difícil início com o fabricante italiano, sem mudar radicalmente seu estilo, o convenceu de que o principal ônus está na KTM para ajudar ele a ficar confortável.
"Temos que recordar que quando Lorenzo foi para a Ducati, demorou muito tempo a se adaptar e quando conseguiu, parece que ele voltava a ganhar como na Yamaha", afirmou.
"Trabalhar na moto para dar a melhor sensação ao piloto é a chave principal.”
"Eu mantenho a mente aberta para me adaptar e ser capaz de ter uma gama maior de habilidades na moto, mas sabemos que se insistirmos de alguma forma, e se a equipe entender que estamos no bom caminho, isso vai render resultados."
Zarco acrescentou que está convencido de que não precisa imitar o estilo agressivo do companheiro de equipe, Pol Espargaró.
"É por isso que preciso encontrar minha base, porque não vou correr como Pol", disse ele. "Eu posso encontrar algumas ideias e às vezes tentar coisas como ele tenta, mas eu não sou capaz de copiá-lo e sei que meu estilo suave é ótimo mesmo assim.”
A próxima temporada marcará o primeiro como piloto de fábrica na MotoGP, depois de passar dois anos pilotando em equipe satélite da Yamaha.
Ele disse que o grande volume de material que precisa ser testado, e a quantidade de engenheiros que existem no local para apoiar ele e Espargaró, exigiram ajustes, assim como sua pilotagem.
"Temos muitas coisas para tentar entender", disse Zarco. "Nos últimos anos eu tive pouco disso e eu sabia onde ficava o melhor da moto e o que era possível. Talvez tenha simplificado o trabalho.”
"Aqui há muito mais informação para controlar, temos muito mais caras na garagem, mas também o piloto precisa crescer sobre o sentimento e controlar todas as emoções para poder entender e dar boas informações."

Johann Zarco, Red Bull KTM Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images

ESPECIAL: O 'outro' império de Valentino Rossi
Rea não aproveitou oportunidade na MotoGP, diz lenda do WSBK

Últimas notícias
MotoGP: Bagnaia agradece conselhos de Rossi e Stoner em Silverstone
Piloto da Ducati agora está a 49 pontos do líder do campeonato, o francês Fabio Quartararo, da Yamaha
MotoGP: Bagnaia segura Viñales e vence o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone
Na Moto3, brasileiro Diogo Moreira foi sexto
MotoGP: Zarco crava pole para GP da Grã-Bretanha, em Silverstone
Sessão qualificatória foi marcada por incidente entre Álex Márquez e Marco Bezzecchi na Inglaterra; confira
MotoGP: Quartararo supera Mir e Viñales e lidera sexta-feira em Silverstone
Líder do campeonato vê vice, Aleix Espargaró apenas na quinta colocação no principal ensaio do dia na Inglaterra