Carl Edwards vence as 600 milhas de Charlotte na base da economia do combustível
Piloto da Joe Gibbs Racing adota estratégia arriscada e consegue primeira vitória na nova equipe. Martin Truex Jr. perde no final novamente e Denny Hamlin tem desidratação
Após 31 provas de jejum, Carl Edwards volta a dar cambalhota ao vencer as 600 milhas de Charlotte. Tudo encaminhava para a primeira vitória do ano de Martin Truex junior, até a última bandeira amarela na volta 336. O ritmo do carro #78 era o melhor até então, já que havia liderado 131, das 400 voltas. A previsão de janela de combustível era de 50 a 55 voltas, mas no final, Edwards liderou um grupo de quatro pilotos que arriscaram ao economizar e conseguiu chegar ao fim da prova sem a necessidade de mais um pit stop. Com o êxito, o piloto do carro #19 se garante no Chase e ocupa agora a 16° colocação com 312 pontos. O líder do campeonato ainda é Kevin Harvick, com 473 pontos e duas vitórias.
As 600 milhas de Charlotte teve maior movimentação entre pilotos na liderança no primeiro quarto das 400 voltas, com nove líderes diferentes nas primeiras 100. Logo na primeira volta, os companheiros de equipe Matt Kenseth - que largou na pole - e Carl Edwards se tocaram, mas sem nenhum tipo de dano aos dois. Jimmie Johnson brigava com o carro para mantê-lo na pista, mas na volta 90 o hexacampeão rodou, sem chegar a tocar no muro. Apenas um pit stop para a troca de pneus e ele voltou à pista para remar tudo novamente. A seguir, a prova ganha tranquilidade até que Justin Algaier vai para o muro na volta 136. Martin Truex Junior assume a liderança pela primeira vez na volta 192, de onde ele se manteria até a parte final.
Jimmie Johnson, que vinha numa ótima recuperação e já estava no Top 5, acabou rodando novamente na curva 4, mas dessa vez não conseguiu evitar o choque no muro interno, próximo à área de pits. Fim de qualquer tipo de pretensão de bom resultado para JJ, que terminou na 40° posição, numa pista que ele já venceu sete vezes. "O carro não conseguia render quando tinha tráfego à nossa frente. Quando estávamos livres, éramos rápidos, mas não conseguíamos fazer muita coisa com carros à nossa frente", lamentou Johnson.
O novato Ryan Blaney, correndo com o carro #21, teve o azar de ter seu motor estourado na volta 282 e deixou um longo caminho de fluído de seu carro no asfalto, fazendo com que a bandeira amarela se alongasse. Enquanto isso, o estreante da noite - pelo menos desta temporada - Kyle Busch, avançava e chegava à segunda posição, faltando cem voltas para o fim. Após a rodada de Michael Annett, na volta 327, Denny Hamlin conseguia a liderança graças ao trabalho de sua equipe nos pits. A partir daí o piloto do carro número #11 começou a ter problemas. Pelo rádio, Hamlin reportava que estava se sentindo mal, com enxaqueca, devido ao cansaço.
Na volta 335 um dos lances que começou a definir a prova. Ricky Stenhouse Junior bate de leve no muro e ocasiona a oitava bandeira amarela. Todos os pilotos vão para as trocas de pneu e reabastecimento. A maioria está certa de que ainda precisariam voltar aos pits para nova parada. Nem todos. Faltando 38 voltas, Denny Hamlin deixa a liderança para trocar pneus, pois acreditara que estava com problemas numa das rodas. Faltando 22 voltas, começa o ciclo de paradas em bandeira verde e Martin Truex Junior faz sua parada assim como a grande maioria. Quatro pilotos arriscaram ficar na pista: Carl Edwards, Greg Biffle, Dale Junior e Matt Kenseth. Não por acaso, essa foi a classificação final dos quatro primeiros colocados. Truex voou na pista para tentar alcançá-los, mas não deu tempo. A vitória era mesmo de Carl Edwards, que voltou a celebrar com o salto mortal partindo da janela de seu carro. " A Joe Gibbs está de volta. Eu era o carro mais lento da nossa equipe, mas eu tinha os melhores caras no pitbox e vencemos a corrida. Acho que foi um presente divino", declara Edwards ainda no Victory Lane.
Após o término da prova, Denny Hamlin foi levado ao centro hospitalar de dentro do autódromo. Os médicos o avaliaram e informaram ao dono da equipe, Joe Gibbs, que se tratava de uma desidratação. Gibbs perdeu toda a festa de seu piloto vencedor para acompanhar o que estava acontecendo com Hamlin.
Greg Biffle, que terminou em segundo lugar, afirmou que sentiu que estava ficando sem combustível quando faltavam apenas duas voltas para o fim e que de alguma forma, ele conseguiu levar o carro adiante e conquistar a segunda colocação.
Kyle Busch, que voltou a correr numa prova oficial, terminou na 11° posição e marca seus primeiros pontos da temporada. Chase Elliott, que teve a sua terceira experiência num carro da Sprint Cup, ficou apenas na 18° colocação.
A próxima etapa da Nascar Sprint Cup será em Dover, no próximo domingo, dia 31 de maio, às 14h (Brasília).
Confira o resultado oficial da prova:
Posição | Número | Piloto | Pontos | Ganhos (em US) |
1 | 19 | Carl Edwards | 47 | 363,390 |
2 | 16 | Greg Biffle | 42 | 277,263 |
3 | 88 | Dale Earnhardt Jr | 41 | 217,255 |
4 | 20 | Matt Kenseth | 41 | 258,316 |
5 | 78 | Martin Truex Jr | 41 | 187,35 |
6 | 31 | Ryan Newman | 38 | 166,57 |
7 | 2 | Brad Keselowski | 38 | 172,911 |
8 | 11 | Denny Hamlin | 37 | 143,72 |
9 | 4 | Kevin Harvick | 36 | 174,045 |
10 | 41 | Kurt Busch | 35 | 140,045 |
11 | 18 | Kyle Busch | 33 | 157,301 |
12 | 5 | Kasey Kahne | 32 | 128,685 |
13 | 22 | Joey Logano | 32 | 161,793 |
14 | 27 | Paul Menard | 30 | 120,735 |
15 | 24 | Jeff Gordon | 29 | 156,371 |
16 | 3 | Austin Dillon | 28 | 147,271 |
17 | 43 | Aric Almirola | 27 | 146,046 |
18 | 25 | Chase Elliott | 0 | 103,91 |
19 | 1 | Jamie McMurray | 25 | 136,826 |
20 | 15 | Clint Bowyer | 24 | 140,368 |
21 | 14 | Tony Stewart | 23 | 132,399 |
22 | 10 | Danica Patrick | 22 | 111,76 |
23 | 13 | Casey Mears | 21 | 128,993 |
24 | 9 | Sam Hornish Jr | 20 | 128,305 |
25 | 42 | Kyle Larson | 19 | 129,468 |
26 | 7 | Alex Bowman | 18 | 116,518 |
27 | 6 | Trevor Bayne | 17 | 141,21 |
28 | 35 | Cole Whitt | 16 | 113,343 |
29 | 47 | AJ Allmendinger | 15 | 125,618 |
30 | 95 | Michael McDowell | 14 | 97,335 |
31 | 34 | Brett Moffitt # | 13 | 97,185 |
32 | 46 | Michael Annett | 12 | 95,56 |
33 | 38 | David Gilliland | 12 | 115,957 |
34 | 83 | Matt DiBenedetto # | 10 | 95,285 |
35 | 98 | Josh Wise | 9 | 98,135 |
36 | 33 | Alex Kennedy # | 8 | 97,535 |
37 | 17 | Ricky Stenhouse Jr | 7 | 102,761 |
38 | 23 | J.J. Yeley | 0 | 89,413 |
39 | 40 | Landon Cassill | 0 | 85,35 |
40 | 48 | Jimmie Johnson | 4 | 129,286 |
41 | 55 | David Ragan | 3 | 105,164 |
42 | 21 | Ryan Blaney | 0 | 73,35 |
43 | 51 | Justin Allgaier | 1 | 77,85 |
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