NASCAR: Juan Pablo Montoya voltará à categoria com 23XI Racing

Colombiano tem um currículo cheio de conquistas em diferentes categorias do automobilismo

Juan Pablo Montoya, Arrow McLaren SP Chevrolet

Juan Pablo Montoya competiu na NASCAR Cup Series durante os anos de 2007 e 2013 e agora está de volta à categoria, dessa vez, defendendo a 23XI Racing com um Toyota Camry XSE.

Leia também:

O piloto venceu duas corridas com a Chip Ganassi Racing durante seu tempo no esporte. Ele conquistou 24 posições no top cinco e 59 colocações no top 1 durante 255 largadas, e venceu uma corrida da NASCAR Xfinity Series na Cidade do México em 2007.

Em 2009, o colombiano chegou ao oitavo lugar no campeonato da Cup Series e agora está de volta para mais corridas no carro preto e dourado de número 50.

 "Estou ansioso para voltar a um carro da Cup e correr em Watkins Glen - uma pista que eu realmente gosto e tive a chance de experimentar no início da minha carreira”, disse Montoya em um comunicado da equipe.

Montoya será o quarto piloto a guiar o terceiro carro da 23XI Racing nas últimas duas temporadas. Eles correram pela primeira vez com um terceiro veículo em Daytona 500 em 2023.

O ex-piloto de F1 e vencedor geral da Le Mans 24 de 2021, Kamui Kobayashi, fez duas largadas com a equipe, assim como Corey Heim.

"Juan Pablo Montoya é um piloto de classe mundial que venceu em tudo que dirigiu, e ele será um grande finalizador da celebração do 50º aniversário que tivemos na NASCAR com o Mobil 1 Toyota nº 50”, disse Steve Lauletta, presidente da 23XI Racing.

Corey Heim, 23XI Racing, Mobil 1 50th Anniversary Toyota Camry

Corey Heim, 23XI Racing, Mobil 1 50th Anniversary Toyota Camry

Photo by: John Harrelson / NKP / Motorsport Images

Carreira lendária

A carreira de Montoya inclui sete vitórias ilustres na Fórmula 1, quando defendia a McLaren e a Williams. O piloto também conquistou 30 pódios e 13 pole positions em apenas 94 largadas na categoria. Em 2002 e 2003, ele terminou em terceiro na tabela de pilotos.

Em Indianápolis 500 de 2000, na estreia, ele venceu a corrida e repetiu o feito em 2015. No mesmo ano, o colombiano perdeu o título da IndyCar por muito pouco, ficando em segundo lugar, e conquistando cinco vitórias em apenas 57 largadas.

Montoya também conquistou às 24 Horas Rolex em Daytona três vezes como vencedor geral, o campeonato IMSA WeatherTech SportsCar Series de 2019, dirigindo pela Team Penske. O piloto subiu ao pódio nas 24 Horas de Le Mans e venceu a Corrida dos Campeões em 2017.

DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior São Paulo anuncia intenção de sediar corrida NASCAR Cup Series em 2026
Próximo artigo Após brilhar na NASCAR Brasil, Suárez renova com a Trackhouse na Cup

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil