Barrichello conta bastidores e revela papel de Burti na ida para corrida na Austrália


Rubinho conta que o comentarista da Globo foi acionado para costurar participação na categoria australiana de monopostos
Depois de fazer seu retorno aos monopostos após hiato de sete anos, o brasileiro Rubens Barrichello falou sobre os bastidores de sua participação na S5000 e revelou ao Motorsport.com quem fez a ponte para que ele disputasse a prova australiana no último fim de semana. Trata-se de Luciano Burti, ex-piloto de Prost e Jaguar na Fórmula 1 e comentarista da categoria máxima do automobilismo mundial na Rede Globo.
Embora intermediada pelos organizadores do novo campeonato da Austrália, a confirmação de Rubinho na etapa inaugural da S5000 começou a ser costurada por Burti, que também competiu na Stock Car, na qual Barrichello venceu a última etapa, no Velopark (RS). O comentarista, que disputou 14 GPs na F1 entre 2000 e 2001, além de ter sido piloto de testes da Ferrari entre 2002 e 2004, foi quem fez a primeira ligação para que o conterrâneo se aventurasse na Oceania.
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O contato entre os brasileiros foi incentivado pelo agente Greg 'Pee Wee' Siddle, que foi encarregado de encontrar um piloto importante para a estreia da S5000 pelo gerente da categoria, Chris Lambden. "Pee Wee ligou para Burti, que fez o primeiro contato comigo", disse Barrichello ao Motorsport.com. "Pee Wee então me ligou. Ele me falou sobre essa nova categoria e eu quis saber mais sobre o campeonato, o carro, a potência e assim por diante”.
“Minha única preocupação era que meu filho [Dudu Barrichello] estaria correndo em Laguna Seca [pela USF2000, categoria norte-americana de acesso à Indy] no mesmo fim de semana, então pensei: 'devo fazê-lo ou não?'. Eu posso abrir a porta para meu filho, mas ele tem que fazer isso sozinho. Então eu disse 'ok, vou deixá-lo e me divertir um pouco'”, contou Rubinho que chegou em segundo na corrida da S5000 em Sandown (veja fotos da etapa abaixo).
Rubens Barrichello na Austrália

Foto de: S 5000
Rubens Barrichello, Team BRM, Ricky Capo, Modena Engineering

Foto de: S 5000
Rubens Barrichello, Team BRM

Foto de: Daniel Kalisz
Rubens Barrichello na corrida da S5000

Foto de: Daniel Kalisz
Barrichello na S5000

Foto de: Daniel Kalisz
Detalhe de Rubinho na prova australiana

Foto de: Daniel Kalisz
Rubens Barrichello, da BRM

Foto de: Daniel Kalisz
Rubens Barrichello, Team BRM S5000

Foto de: Daniel Kalisz
Treino de Rubens Barrichello, Team BRM S5000

Foto de: S 5000
Rubens Barrichello passa pela grama

Foto de: S 5000
Rubens Barrichello entra no carro da S5000

Foto de: S 5000
Rubnes Barrichello no pitlane

Foto de: Daniel Kalisz
Rubens Barrichello em testes da S5000

Foto de: Divulgacao
Detalhe do capacete de Rubinho

Foto de: Daniel Kalisz
E o gerente da categoria australiana rasgou elogios ao piloto brasileiro. "Não demorou muito para fazermos o acordo. Ele correu no domingo anterior pela Stock Car, venceu e, em seguida, foi direto ao aeroporto. Honestamente, acho que nunca lidei com um cara mais profissional e simpático. Ele foi simplesmente brilhante”, disse Lambden sobre Rubinho, cuja carreira você relembra abaixo:
1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.

Foto de: Tom Haapanen
1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.

Foto de: LAT Images
1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).

Foto de: LAT Images
1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)

Foto de: LAT Images
1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)

Foto de: Sutton Motorsport Images
1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)

Foto de: LAT Images
1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)

Foto de: LAT Images
2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).

Foto de: LAT Images
2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)

Foto de: Ferrari Media Center
2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)

Foto de: Ferrari Media Center
2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.

Foto de: XPB Images
2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)

Foto de: XPB Images
2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)

Foto de: XPB Images
2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)

Foto de: XPB Images
2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.

Foto de: XPB Images
A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.

Foto de: XPB Images
Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.

Foto de: XPB Images
2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)

Foto de: XPB Images
2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)

Foto de: XPB Images
2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)

Foto de: Eric Gilbert
2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil
2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)

2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)

2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)

2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)

2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)

2019 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (206 pts)*

Foto de: Duda Bairros

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Sobre esta matéria
Categoria | Monopostos |
Evento | S5000: Sandown |
Pilotos | Luciano Burti , Rubens Barrichello |
Autor | Andrew van Leeuwen |