Últimas notícias

Operação Austrália: Barrichello chega ao país para sua volta aos monopostos

Brasileiro vive expectativa de voltar a competir em carros fórmula

S5000 Albert Park launch

S5000 Albert Park launch

S 5000

Rubens Barrichello desembarcou na Austrália onde participa neste fim de semana da etapa de abertura da nova competição de monopostos do país, a S5000. A corrida acontecerá no circuito de Sandown.

Leia também:

O brasileiro é considerado a grande estrela da nova categoria e correrá pela BRM. Além dele, participará da prova também o piloto Matt Brabham, que já guiou nas 500 milhas de Indianápolis.

 

Veja imagens da S5000 na Austrália:

S5000 testing at S5000: Testing - July 05th, 2019

S5000 testing at S5000: Testing - July 05th, 2019

Foto de: Daniel Kalisz

Tim Macrow, S5000 test driver

Tim Macrow, S5000 test driver

Foto de: Garry Rogers Motorsport

Tim Macrow, S5000 test driver

Tim Macrow, S5000 test driver

Foto de: Garry Rogers Motorsport

S5000 testing

S5000 testing

Foto de: TCR Australia

S5000 testing

S5000 testing

S5000 testing

S5000 testing

Foto de: Daniel Kalisz / Motorsport Images

Tim Macrow, S5000 test driver

Tim Macrow, S5000 test driver

Foto de: Garry Rogers Motorsport

Tim Macrow, S5000 test driver

Tim Macrow, S5000 test driver

Foto de: Garry Rogers Motorsport

Tim Macrow, S5000 test driver

Tim Macrow, S5000 test driver

Foto de: Press Image

S5000 testing

S5000 testing

Foto de: S 5000

S5000 chassis

S5000 chassis

Foto de: S 5000

S5000 car in Valvoline livery

S5000 car in Valvoline livery

S5000

S5000

Rubens Barichello at the Albert Park S5000 launch

Rubens Barichello at the Albert Park S5000 launch

Foto de: Andrew van Leeuwen

14

Categoria correrá em Melbourne

A S5000 confirmou que terá uma etapa no fim de semana do GP da Austrália de Fórmula 1, em março do ano que vem, no circuito de Albert Park.

Dando sequência às negociações, os promotores do Grupo de Automobilismo Australiano (ARG) divulgou o acordo com a Australian Grand Prix Corporation (AGCP) para abrir a temporada 2020 da S5000 em Albert Park, mesmo local da abertura do calendário da F1.

“Sempre há este apetite enorme de nossos fãs por atividades empolgantes nas pistas. Então ter a categoria S500 em nosso evento será algo que se encaixa perfeitamente com isso”, disse Andrew Westacott, CEO da empresa que organiza o GP da Austrália.

“A AGCP está sempre buscando inspirar a próxima geração de pilotos e ser capaz de exibir uma nova categoria do automobilismo australiano, não apenas nacionalmente, mas globalmente, será uma oportunidade fantástica para todos os envolvidos”, finalizou Westacott.

“Esses carros da S5000 estarão em casa no circuito de rua de Albert Park, e estamos buscando oferecer a melhor corrida possível para os fãs”, disse Matt Braid, da ARG.

Ampliando horizontes

A S5000 é a mais nova categoria que Barrichello adiciona em seu currículo. Confira as outras que ele já competiu ao longo da carreira.

1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.

1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.

Foto de: Tom Haapanen

1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.

1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.

Foto de: LAT Images

1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).

1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).

Foto de: LAT Images

1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)

1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)

Foto de: LAT Images

1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)

1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)

Foto de: Sutton Motorsport Images

1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)

1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)

Foto de: LAT Images

1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)

1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)

Foto de: LAT Images

2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).

2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).

Foto de: LAT Images

2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)

2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)

Foto de: Ferrari Media Center

2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)

2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)

Foto de: LAT Images

2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)

2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)

Foto de: Ferrari Media Center

2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)

2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)

Foto de: Bridgestone Corporation

2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.

2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.

Foto de: XPB Images

2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)

2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)

Foto de: XPB Images

2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)

2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)

Foto de: XPB Images

2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)

2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)

Foto de: XPB Images

2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.

2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.

Foto de: XPB Images

A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.

A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.

Foto de: XPB Images

Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.

Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.

Foto de: XPB Images

2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)

2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)

Foto de: XPB Images

2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)

2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)

Foto de: XPB Images

2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)

2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)

Foto de: Eric Gilbert

2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)

2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)

2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)

2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)

2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)

2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)

2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)

2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)

2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)

2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)

2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)

2019 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (168 pts)*

2019 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (168 pts)*

Foto de: Duda Bairros

*Campeonato em andamento
29

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Bruno Carneiro vence em Sepang e se aproxima de líder da Fórmula Renault Asiática
Próximo artigo Barrichello faz primeiro teste na Austrália: "É como andar de bicicleta"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil