Porsche Cup - Antonella: "Estamos quebrando barreiras"
Primeira mulher na história a vencer na categoria, jovem de 17 anos ressalta: "lugar de mulher é onde ela quiser"
Lugar de mulher é onde ela quiser. Cada vez mais temos visto mulheres nos paddocks, seja pilotando, como engenheiras, fazendo parte das equipes ou somente acompanhando as corridas nos autódromo mundo afora. Neste domingo (4), mas um feito enorme vimos diante dos nossos olhos. Na Porsche Cup, Antonella Bassani se tornou a primeira mulher a vencer na categoria.
Aos 17 anos, Antonella não era nascida quando a categoria surgiu - há 19 anos. Após mais de 400 corridas na história, coube a jovem ser a primeira mulher no lugar mais alto do pódio – feito que aconteceu na corrida 2 da Challenge em Goiânia.
Com exclusividade ao Motorsport.com, a Antonella falou sobre a sensação da primeira vitória. “A gente nem pode experimentar o champanhe, né?”, brincou, que, menor de idade, não pode ingerir bebidas alcoólicas. “Mas na hora que a gente estoura o champanhe, a vibe é outra. Quando eu estava na última volta, eu já estava em lágrimas. Perguntei algumas vezes se era a volta derradeira e era mesmo”, declarou.
“Estamos atingindo recordes e quebrando barreiras aqui na Porsche Cup Brasil. No Velocittà nos tornamos a primeira mulher a fazer uma pole, agora a primeira a ganhar uma corrida. A gente percebe que é disso para melhor e é resultado de muito esforço, muito trabalho que eu tenho tido”, completou.
Com cada vez mais mulheres fazendo parte do automobilismo, Antonella aproveitou para enviar uma recado para quem quer começar a competir.
“O começo nunca é fácil, mas vocês vão ver que vão ter um grande apoio. No final, é só correr para o abraço, que só vai ser sucesso. Nem sempre vamos conseguir tudo o que almejamos, é manter o foco, pois lugar de mulher é onde ela quiser”, disse.
Por fim, mesmo estreando na categoria em 2023, Antonella já almeja o título da categoria. “Ontem eu tomei uma punição na primeira corrida, mas ainda vamos ver esse negócio de penalização. Mas na segunda corrida eu liderei de ponta a ponta e trouxe a vitória. Agora a gente pode falar que estamos para disputar o título do campeonato, vou sair perto do líder, o [Marcelo] Tomazoni. Agora é focar para ser campeã”, finalizou.
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.