Com "resultado fantástico", Moraes/Bentivoglio confirmam status de força mundial na Espanha
Vice-campeões do Baja Aragón neste sábado, brasileiros cravam pódios em todas as provas internacionais
“Que fantástico esse resultado. Que fantástico poder competir no Mundial por uma equipe profissional como essa. É um grande dia para a gente”. Com essas palavras, o piloto brasileiro Lucas Moraes definiu sua participação, juntamente com o navegador Kaíque Bentivoglio, no tradicional Rally Baja España Aragón, válido pela quarta etapa do Campeonato Mundial FIA de Rally Cross-Country, que reúne as principais feras do esporte.
Depois de vencer a disputa, na etapa realizada ontem, neste sábado (22) o duo da equipe belga Overdrive levou seu Toyota GR DKR Hilux T1+ ao segundo lugar, invertendo as posições com a dupla formada pelo pentacampeão do Dakar, Nasser Al-Attiyah, e o francês Mathieu Baumel – que também conduziram um Toyota GR DKR.
Na soma dos tempos dos dois dias, Al-Attiyah e Baumel ficaram com a vitória na classificação geral do Baja Aragón, com o tempo de 6h18min37s2 para um total de 512,3km. O duo franco-saudita também venceu as duas últimas edições do Dakar.
Uma das mais tradicionais provas do mundo, o Baja España Aragón completou neste sábado sua 39ª edição. Boa parte dos participantes, como Lucas e Kaíque, disputaram a corrida visando a preparação de suas equipes para a próxima edição do Rally Dakar.
Por isso, o sucesso nesse confronto é visto como uma espécie de “selo de qualidade” no cenário internacional. Na verdade, desde sua estreia em provas internacionais, em 2022, os brasileiros registraram quatro pódios: três terceiros lugares e o segundo obtido neste sábado.
“A nossa vitória na especial de ontem foi algo pra marcar a carreira. Com tantos vencedores do Dakar, como Nasser, Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz e Nani Roma, a gente tem que entrar na briga sabendo que está com gigantes. Quando encontramos eles aqui na Espanha, eu e o Kaíque brincamos que a gente não sabe se cumprimenta ou pede autógrafo”, divertiu-se Moraes, que, entre conquistas recentes, conta com o bicampeonato no Sertões (junto com Bentivoglio) e o terceiro lugar inédito para um brasileiro no último Dakar (com o navegador alemão Timo Gottschalk).
Curiosidade europeia
O próximo desafio dos brasileiros será justamente o Sertões, disputado entre 11 e 19 de agosto, prova da qual são os atuais campeões. “O Sertões eu acompanho de perto desde criança – é uma paixão pessoal. É também a maior corrida do Brasil, das Américas, um desafio incrível. Aqui na Europa todo mundo pergunta dela”, conta Moraes que, ao lado de Bentivoglio conta com o apoio de Red Bull, Toyota Gazoo Racing, SpeedMax, Strava e Zapalla em sua campanha de 2023.
“Eu o e Kaíque sempre passamos o maior sufoco no Sertões – todo dia te leva à exaustão em algum momento, mas também te ensina muito. Então, o fato de estarmos hoje aqui no pódio do Baja Aragón é resultado do que aprendemos no Brasil. Tem muita gente no Brasil que pode vir aqui e fazer grandes resultados”, incentiva o vice-campeão da 39ª edição do Baja España Aragón.
Confira o resultado final da quarta etapa do Campeonato Mundial:
1) Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Catar/França, Toyota), 512,3km em 6h18min37s2 2) Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (Brasil/Brasil, Toyota), a 1min43s2 3) Carlos Sainz/Lucas Cruz (Espanha/Espanha, Audi), a 9min17s7 4) Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Lituânia/Portugal, Mini John Cooper), a 9min41s5 5) João Ferreira/Filipe Palmeiro (Portugal/Portugal, Mini John Cooper), a 11min08s4 6) Tiago Reis/ Valter Cardoso (Portugal, Toyota), a 11min17s8 7) Nani Roma/Alex Haro Bravo (Espanha/Espanha, Ford), a 11min56s8 8) Krzysztof Holowczyc/Lukasz Kurzeja (Polônia/Polônia, Mini John Cooper), a 13min28s9 9) Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Arábia Saudita/Alemanha, Toyota), a 13min39s8 10) Roskas Baciuska/Oriol Vidas Montijano (Lituânia/Espanha, Toyota), a 15min54s3Como demissão de De Vries IMPACTA DRUGOVICH? Veja por que Nyck pode ser PEDRA NO SAPATO de Drugo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.