"A pole na Corrida do Milhão é o 7º lugar", diz Camilo sobre formato do quali
Piloto da Ipiranga conquistou o primeiro lugar do grid em cinco das seis etapas da atual temporada da Stock Car
Conforme adiantado pelo Motorsport.com, o treino classificatório para a Corrida do Milhão da Stock Car terá um formato diferente. E as novidades causam preocupação a Thiago Camilo, que fez cinco das seis pole positions da atual temporada. O sentimento do #21 da Ipiranga se justifica, já que a 'guerra' pela posição de honra em Interlagos terá ingredientes até então desconhecidos.
Depois da disputa normal de Q1 e Q2, as fases seguintes da qualificação trarão elementos que prometem complicar a estratégia das equipes de ponta. O Q3, que normalmente define o pole, será um pouco distinto: serão seis pilotos classificados, mas com três voltas lançadas para cada. Suas médias serão aferidas e, em seguida, os três mais velozes vão para a briga da SuperPole, na qual terão uma volta lançada para, finalmente, disputar o direito de largar à frente, numa espécie de Q4.
Com isso, os carros que largarem na parte da frente do pelotão, especialmente os três primeiros, terão menos combustível e pneus mais desgastados para a prova. Segundo Camilo, tudo isso terá um impacto direto na estratégia das equipes. "Muda 100%. É uma corrida em que você tem a classificação como ponto inicial", ponderou.
"Não que as outras não tenham, mas essa tem um peso muito maior por conta do consumo de combustível. Isso vai ser um fator determinante para o resultado da prova. O carro que optar por ir até o Q4 e brigar pela pole vai ter uma diferença muito grande em relação aos concorrentes que estarão largando de sétimo para trás".
De acordo com o tricampeão da Corrida do Milhão, a novidade não é boa para suas pretensões no campeonato, em que ocupa a quinta posição da tabela. "Na situação em que nós estamos, não é a melhor regra. Seria melhor que fosse como tem sido em todas as corridas, mas, de qualquer forma, a gente entende que a Corrida do Milhão é uma prova diferenciada. Sempre tem regras novas e a gente tem que se adaptar", disse.
"Como lidar com isso é algo que a gente está tentando entender durante os treinos. Acredito que todas as equipes devam estar fazendo isso: entendendo o quanto se perde e o que é melhor fazer em termos classificatórios. Se é melhor abrir mão, de repente, de uma disputa até de Q3 para ter uma condição melhor com um carro competitivo...", especulou.
Questionado pelo Motorsport.com sobre se haveria uma vantagem em 'forçar' a sétima colocação, Camilo respondeu: "Se fosse uma coisa extremamente calculada, fácil de calcular, com certeza. Mas a Stock Car é muito competitiva".
"Vamos imaginar que um carro competitivo decida fazer uma volta um pouco pior. Por tentar largar em sétimo, esse carro correria o risco de largar em 15º, por conta da proximidade. É muito difícil você calcular um, dois décimos. E os classificatórios da Stock às vezes têm 10 carros no mesmo décimo, então é muito difícil chegar a uma fórmula".
O Motorsport.com também questionou Camilo sobre a possibilidade de o novo formato 'punir' o pole position. "Está mais do que nítido que a ideia é essa. Não sei se punir é a palavra certa, mas, de uma certa forma, gerar mais competitividade na corrida com os carros que estarão largando de sétimo para trás", declarou.
"Na verdade, a gente ainda está tentando entender o que vale a pena ou não. É difícil fazer uma análise, mas, certamente, eu diria que a pole position na Corrida do Milhão é o sétimo lugar", afirmou o piloto da Ipiranga.
O piloto também alertou para os riscos da Corrida do Milhão. "Às vezes se esquece que tem um campeonato em jogo, então é uma prova que pode ser prejudicial para quem está acostumado a brigar por vitórias e está sempre marcando boas posições nos treinos classificatórios", disse.
O #21 da Ipiranga, porém, destacou que o formato é garantia de espetáculo para o público: "Não é muito bom para quem está disputando o campeonato, mas a gente precisa gerar atratividade para as pessoas que estão assistindo".
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
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