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Chefe da Stock Car ressalta lado estratégico em mudança do formato de classificação

Carlos Col disse que pilotos e equipes terão que entender formato especial do fim de semana da Corrida do Milhão do primeiro giro do Q1 até a última volta da prova e nega "punição" ao pole position

Carlos Col

Foto de: Divulgacao

A grande novidade para o fim de semana da Corrida do Milhão, sétima etapa do campeonato de 2019 da Stock Car, é o formato do treino de classificação. Além dos tradicionais Q1, Q2 e Q3, será adicionado outra fase, com a definição do pole saindo entre os três melhores do Q3.

Além disso, os carros ficarão em regime de parque fechado do término do quali até a corrida, o que significa que a largada será com pneus e quantidade de combustível do classificatório. Na prática, pilotos que chegarem à "SuperPole", assim batizada, começarão a prova com pneus mais desgastados e precisando de mais tempo para reabastecimento durante a parada obrigatória.

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O CEO da Stock Car, Carlos Col, comentou sobre o novo formato do quali, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil.

“O conceito desta disputa é de que as equipes terão que entender a competição desde a primeira volta do treino de classificação, no Q1”, disse Col. “Por isso, eles vão receber uma carga de combustível com a qual vão ter que lidar com todo o classificatório e a corrida. Isso vai provocar o trabalho na estratégia. A disputa do Milhão começa na primeira volta do Q1.”

“Quem for passando do Q1 para o Q2 e para o Q3 vai consumir mais combustível e vai pagar um preço maior no pit stop, porque vai demorar mais tempo para abastecer.”

Questionado se o pole position não seria punido pelo seu bom desempenho, Col enfatizou que a tática de uma equipe pode não passar em ter o mais rápido na sessão.

“O pole não é punido, é uma regra. Se ele não quiser fazer a pole, ele não precisa fazer. Ele escolhe onde quer andar. É uma regra igual a todos. A disputa começa na primeira volta do Q1 e termina na última volta da corrida. Eles têm que trabalhar na estratégia.”

História da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018
Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018
2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba
2017: Daniel Serra em Curitiba
2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos
2016: Felipe Fraga em Interlagos
Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015
2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia
2015: Thiago Camilo em Goiânia
2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia
2013: Ricardo Zonta em Interlagos
Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?
2012: Thiago Camilo em Interlagos
Largada da Corrida do Milhão de 2012
Pódio da Corrida do Milhão de 2011
2011: Thiago Camilo em Interlagos
Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve
Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão
2010: Ricardo Mauricio em Interlagos
2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá
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