Giaffone não vê sua associação capaz de liderar inquérito
Tricampeão da Fórmula Truck quer colocar em prática união de pilotos para baratear custos e representar futuramente classe em conselho da CBA
Voltando a trazer aos holofotes uma possível união de pilotos na Stock Car, a polêmica envolvendo as conversas de WhatsApp reveladas nesta última semana entre comissários da CBA foi o ponto de partida para a divulgação de uma nova associação no automobilismo brasileiro. Presidente da comissão do inquérito instaurado, o piloto Felipe Giaffone é o chefe desta nova organização.
A associação deverá ser anunciada dentro de um mês, mas sua primeira tarefa já está definida: liderar a investigação do caso. Porém, Giaffone não acredita que em tão pouco tempo hábil a organização possa arcar com algo desta relevância.
“Já foi criada a Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA). Temos direito a voto dentro da CBA, mas ainda não há nada de concreto”, falou Giaffone ao Motorsport.com.
“Até trouxemos a equipe do Acelerados (programa do SBT) para fazer a gravação do anúncio que deve ocorrer dentro de 30 ou 35 dias. A nossa ideia na verdade não é unir os pilotos neste âmbito de competição. Infelizmente, pilotos neste sentido não são unidos, algo que faz parte.“
“Não estamos preparados para isso. A CBA até escreveu passando essa responsabilidade para a Associação. Essa troca de mensagens é coisa para o ministério público e não para nós. O que podemos fazer é incentivar algumas melhorias”.
Porém, Waldner Bernardo (Dadai), presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, acredita que seja o momento de os pilotos comandarem os rumos deste caso, discordando de Giaffone. “Esperamos que esta comissão nos dê base para tomar outras decisões”, disse.
“Vamos apurar isso e levar tudo até as últimas consequências. Credibilidade é algo que se demora muito tempo para conquistar e pode se esvair com pouco. Precisamos voltar a ter esta credibilidade.”
“Não poderia colocar alguém da CBA na comissão. Não que as pessoas não sejam idôneas, mas isso não colaboraria para a transparência do processo."
"Isso é um pouco de inexperiência deles. Com a comissão instaurada hoje, eles teriam 30 dias. Mas estes 30 dias podem ser prorrogados por mais 30 e mais 30 depois e etc. A associação pode contratar uma auditoria para fazer isso.”
A associação
Giaffone explicou um pouco dos objetivos da nova associação, que pretende a curto prazo também dar auxílio a pilotos semiprofissionais.
“No fundo queremos que esta associação se torne uma empresa. É um negócio muito maior do que foi feito no passado. Vai ser uma empresa sem fins lucrativos em que todos os recursos vão ser investidos no automobilismo e todos os pilotos vão ter o controle de tudo pelo nosso site.”
“Não vai ter benefício só para o pessoal profissional. Talvez os benefícios para os pilotos profissionais seja um pouco mais indireto. A carteirinha de início vai ser melhor para o semiprofissional. Estamos em Brasília com o Vitor Meira e ele vai pleitear a entrada de alguns materiais de segurança sem imposto para nós.”
Segundo ele, a associação de qualquer piloto custará R$270.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.