Últimas notícias

Giaffone não vê sua associação capaz de liderar inquérito

Tricampeão da Fórmula Truck quer colocar em prática união de pilotos para baratear custos e representar futuramente classe em conselho da CBA

Felipe Giaffone
Carro de Allam Khodair e Antonio Felix da Costa
Carro de Popó Bueno e Betinho Gresse
Carro de Ricardo Maurício e Guilherme Salas
Carro de Daniel Serra e Danilo Dirani
Carro de Átila Abreu e Nelsinho Piquet
Carro de Thiago Camilo e Lucas di Grassi
Carro de Marcos Gomes e Antonio Pizzonia
Cacá Bueno
Carro de Diego Nunes e Dennis Dirani
Carro de Julio Campos e Alan Hellmeister
Carro de Rubens Barrichello e Augusto Farfus
Carro de Valdeno Brito e Maxime Martin

Voltando a trazer aos holofotes uma possível união de pilotos na Stock Car, a polêmica envolvendo as conversas de WhatsApp reveladas nesta última semana entre comissários da CBA foi o ponto de partida para a divulgação de uma nova associação no automobilismo brasileiro. Presidente da comissão do inquérito instaurado, o piloto Felipe Giaffone é o chefe desta nova organização.

A associação deverá ser anunciada dentro de um mês, mas sua primeira tarefa já está definida: liderar a investigação do caso. Porém, Giaffone não acredita que em tão pouco tempo hábil a organização possa arcar com algo desta relevância.

“Já foi criada a Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA). Temos direito a voto dentro da CBA, mas ainda não há nada de concreto”, falou Giaffone ao Motorsport.com.

“Até trouxemos a equipe do Acelerados (programa do SBT) para fazer a gravação do anúncio que deve ocorrer dentro de 30 ou 35 dias. A nossa ideia na verdade não é unir os pilotos neste âmbito de competição. Infelizmente, pilotos neste sentido não são unidos, algo que faz parte.“

“Não estamos preparados para isso. A CBA até escreveu passando essa responsabilidade para a Associação. Essa troca de mensagens é coisa para o ministério público e não para nós. O que podemos fazer é incentivar algumas melhorias”.

Porém, Waldner Bernardo (Dadai), presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, acredita que seja o momento de os pilotos comandarem os rumos deste caso, discordando de Giaffone. “Esperamos que esta comissão nos dê base para tomar outras decisões”, disse.

“Vamos apurar isso e levar tudo até as últimas consequências. Credibilidade é algo que se demora muito tempo para conquistar e pode se esvair com pouco. Precisamos voltar a ter esta credibilidade.”

“Não poderia colocar alguém da CBA na comissão. Não que as pessoas não sejam idôneas, mas isso não colaboraria para a transparência do processo."

"Isso é um pouco de inexperiência deles. Com a comissão instaurada hoje, eles teriam 30 dias. Mas estes 30 dias podem ser prorrogados por mais 30 e mais 30 depois e etc. A associação pode contratar uma auditoria para fazer isso.”

A associação

Giaffone explicou um pouco dos objetivos da nova associação, que pretende a curto prazo também dar auxílio a pilotos semiprofissionais.

“No fundo queremos que esta associação se torne uma empresa. É um negócio muito maior do que foi feito no passado. Vai ser uma empresa sem fins lucrativos em que todos os recursos vão ser investidos no automobilismo e todos os pilotos vão ter o controle de tudo pelo nosso site.”

“Não vai ter benefício só para o pessoal profissional. Talvez os benefícios para os pilotos profissionais seja um pouco mais indireto. A  carteirinha de início vai ser melhor para o semiprofissional. Estamos em Brasília com o Vitor Meira e ele vai pleitear a entrada de alguns materiais de segurança sem imposto para nós.”

Segundo ele, a associação de qualquer piloto custará R$270.

In this article
Gabriel Lima
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior 3º, Camilo nega que poupar pneus traga vantagem na corrida
Próximo artigo Gomes tem ajuda de Pizzonia e vence em Curitiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros