Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Últimas notícias

Giaffone não vê sua associação capaz de liderar inquérito

Tricampeão da Fórmula Truck quer colocar em prática união de pilotos para baratear custos e representar futuramente classe em conselho da CBA

Felipe Giaffone
Carro de Allam Khodair e Antonio Felix da Costa
Carro de Popó Bueno e Betinho Gresse
Carro de Ricardo Maurício e Guilherme Salas
Carro de Daniel Serra e Danilo Dirani
Carro de Átila Abreu e Nelsinho Piquet
Carro de Thiago Camilo e Lucas di Grassi
Carro de Marcos Gomes e Antonio Pizzonia
Cacá Bueno
Carro de Diego Nunes e Dennis Dirani
Carro de Julio Campos e Alan Hellmeister
Carro de Rubens Barrichello e Augusto Farfus
Carro de Valdeno Brito e Maxime Martin

Voltando a trazer aos holofotes uma possível união de pilotos na Stock Car, a polêmica envolvendo as conversas de WhatsApp reveladas nesta última semana entre comissários da CBA foi o ponto de partida para a divulgação de uma nova associação no automobilismo brasileiro. Presidente da comissão do inquérito instaurado, o piloto Felipe Giaffone é o chefe desta nova organização.

A associação deverá ser anunciada dentro de um mês, mas sua primeira tarefa já está definida: liderar a investigação do caso. Porém, Giaffone não acredita que em tão pouco tempo hábil a organização possa arcar com algo desta relevância.

“Já foi criada a Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA). Temos direito a voto dentro da CBA, mas ainda não há nada de concreto”, falou Giaffone ao Motorsport.com.

“Até trouxemos a equipe do Acelerados (programa do SBT) para fazer a gravação do anúncio que deve ocorrer dentro de 30 ou 35 dias. A nossa ideia na verdade não é unir os pilotos neste âmbito de competição. Infelizmente, pilotos neste sentido não são unidos, algo que faz parte.“

“Não estamos preparados para isso. A CBA até escreveu passando essa responsabilidade para a Associação. Essa troca de mensagens é coisa para o ministério público e não para nós. O que podemos fazer é incentivar algumas melhorias”.

Porém, Waldner Bernardo (Dadai), presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA, acredita que seja o momento de os pilotos comandarem os rumos deste caso, discordando de Giaffone. “Esperamos que esta comissão nos dê base para tomar outras decisões”, disse.

“Vamos apurar isso e levar tudo até as últimas consequências. Credibilidade é algo que se demora muito tempo para conquistar e pode se esvair com pouco. Precisamos voltar a ter esta credibilidade.”

“Não poderia colocar alguém da CBA na comissão. Não que as pessoas não sejam idôneas, mas isso não colaboraria para a transparência do processo."

"Isso é um pouco de inexperiência deles. Com a comissão instaurada hoje, eles teriam 30 dias. Mas estes 30 dias podem ser prorrogados por mais 30 e mais 30 depois e etc. A associação pode contratar uma auditoria para fazer isso.”

A associação

Giaffone explicou um pouco dos objetivos da nova associação, que pretende a curto prazo também dar auxílio a pilotos semiprofissionais.

“No fundo queremos que esta associação se torne uma empresa. É um negócio muito maior do que foi feito no passado. Vai ser uma empresa sem fins lucrativos em que todos os recursos vão ser investidos no automobilismo e todos os pilotos vão ter o controle de tudo pelo nosso site.”

“Não vai ter benefício só para o pessoal profissional. Talvez os benefícios para os pilotos profissionais seja um pouco mais indireto. A  carteirinha de início vai ser melhor para o semiprofissional. Estamos em Brasília com o Vitor Meira e ele vai pleitear a entrada de alguns materiais de segurança sem imposto para nós.”

Segundo ele, a associação de qualquer piloto custará R$270.

Artigo anterior 3º, Camilo nega que poupar pneus traga vantagem na corrida
Próximo artigo Gomes tem ajuda de Pizzonia e vence em Curitiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros