Gomes tem ajuda de Pizzonia e vence em Curitiba
Grande fase do carro #80 da Voxx permanece, mesmo com o atual campeão da Stock gripado. Dupla de Khodair e Maurício completaram o pódio
O ano começou da mesma maneira que terminou na Stock Car. Marcos Gomes convidou Antonio Pizzonia e iniciou a temporada com o pé direito, com a vitória do carro #80 em Curitiba neste domingo.
A dupla largou na quinta posição, escalou o pelotão da frente com Gomes gripado e deu o bote decisivo em Guilherme Salas, com o convidado do atual campeão da categoria.
O par Allam Khodair e Antonio Felix da Costa terminou na segunda posição, com a dupla pole position - Ricardo Maurício e Guilherme Salas - fechando o pódio.
Rubens Barrichello e Augusto Farfus vinham bem, mas um toque do piloto que corre originalmente no DTM em Lucas di Grassi na última relargada o fez cumprir penalidade nos boxes.
Caca Bueno também enfrentou problemas de motor e seu parceiro chegou a perder o capô durante a prova. O carro #0 finalizou em 27°.
Atila Abreu e Nelson Piquet Jr. largaram em último e fizeram corrida de recuperação, recebendo a bandeira quadriculada em sexto.
A Corrida
Na largada, Ricardo Maurício manteve a liderança, com uma série de pilotos cortando caminho pela grama na curva dois, incluindo Barrichello. Antes do fim da primeira volta, Luciano Burti saiu da pista após se chocar com o carro de Fábio Carbone. O dono do carro #14 foi obrigado a abandonar logo depois.
Quem largou bem foi Thiago Camilo, que ocupou a segunda posição e pressionava Maurício na segunda volta, mas sem sucesso.
Faltando 50 minutos para o fim, Felipe Fraga e Diego Nunes disputavam a oitava posição, com Nunes chegando a sair da pista, mas sem problemas para o carro #70.
Marcos Gomes vinha escalando o pelotão e faltando 48 minutos ultrapassou Allam Khodair pelo terceiro posto.
Na 19° volta, Bia Figueiredo foi a primeira a ceder lugar para seu piloto convidado, Beto Monteiro, abrindo a sessão. Em seguida, Monteiro acabou batendo o carro #3.
Os pilotos que estavam na frente do pelotão, entraram nos pits quando faltavam 35 minutos para o fim da prova, entre eles Khodair, Gomes, Cacá. O líder cedeu o espaço a Guilherme Salas restando 33 minutos, junto com Camilo dando lugar a Lucas di Grassi.
Ao final do ciclo, Salas era o líder, mesmo saindo da pista na curva zero. Em seguida, o Safety Car entrou na pista devido à saída da pista de Márcio Campos, no carro #83.
Na relargada, Salas manteve a ponta, mas era pressionado pelo par de Gomes, Antônio Pizzonia. O português Antonio Felix da Costa, convidado de Khodair, observava a disputa atentamente.
Pizzonia assumiu a liderança da prova faltando 21 minutos para o fim, ao ultrapassar Salas. Em seguida, o novato travou bela briga com Felix da Costa, com os dois alternando trocas na segunda posição.
Cesar Ramos trouxe o Safety Car pela segunda vez na prova ao sair da pista e bater, faltando 15 minutos para o término.
Na retomada, Pizzonia permaneceu na frente, com Salas saindo da pista na curva 1. Di Grassi foi tocado por Augusto Farfus, perdendo a quarta posição.
Vitor Meira foi punido com drive through pelo toque em Laurens Vanthoor. Em seguida, Farfus recebeu a mesma punição.
No fim, Pizzonia manteve o carro #80 à frente e faturou a primeira corrida do campeonato.
Com o resultado, Gomes sai na frente do campeonato com seis pontos. Khodair é vide-líder com cinco, Maurício tem quatro, Daniel Serra tem três, Ricardo Zonta dois e Átila Abreu um.
A próxima etapa da Stock Car Brasil acontece no Velopark, dia 10 de abril.
Confira o resultado completo
Posição | N° | Pilotos |
1 | 80 | Marcos Gomes/Antonio Pizzonia |
2 | 18 | Allam Khodair/Antonio F. Costa |
3 | 90 | Ricardo Mauricio/Guilherme Salas |
4 | 29 | Daniel Serra/Danilo Dirani |
5 | 10 | Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor |
6 | 51 | Átila Abreu/Nelson Piquet Jr |
7 | 46 | Vitor Genz/David Muffato |
8 | 12 | Lucas Foresti/Luiz Razia |
9 | 70 | Diego Nunes/Dennis Dirani |
10 | 8 | Rafael Suzuki/Franco Vivian |
11 | 28 | Galid Osman/Damián Fineschi |
12 | 5 | Denis Navarro/Felipe Maluhy |
13 | 110 | Felipe Lapenna/Marco Cozzi |
14 | 21 | Thiago Camilo/Lucas Di Grassi |
15 | 45 | Fabio Carbone/Vicente Orige |
16 | 88 | Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico |
17 | 74 | Popó Bueno/Beto Gresse |
18 | 65 | Max Wilson/Vitor Meira |
19 | 6 | Alceu Feldman/Tarso Marques |
20 | 111 | Rubens Barrichello/Augusto Farfus |
21 | 66 | Felipe Guimarães/Duda Pamplona |
22 | 77 | Valdeno Brito/Maxime Martin |
23 | 26 | Raphael Abbate/Nicolas Costa |
24 | 1 | Thiago Marques/Cesar Ramos |
25 | 7 | Beto Cavaleiro/Sergio Jimenez |
26 | 4 | Julio Campos/Allan Heillmeister |
27 | 0 | Cacá Bueno/Ricardo Sperafico |
28 | 9 | Guga Lima/Tuka Rocha |
29 | 83 | Gabriel Casagrande/Marcio Campos |
30 | 3 | Bia Figueiredo/Beto Monteiro |
31 | 14 | Luciano Burti/Felipe Giaffone |
32 | 63 | Nestor Girolami/Franco Girolami |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.