A Copa Caixa Stock Car é uma categoria de âmbito nacional, com corridas em quatro das cinco regiões do Brasil e em sete estados diferentes.
Contudo, se fizermos um raio-X de equipes e pilotos, podemos reparar que a maioria se encontra em uma única região: a Sudeste (o que é uma obviedade, se levarmos em conta que é a região mais rica do Brasil).
Na parte de pilotos, chega a ser uma covardia: mais da metade (18 competidores, o correspondente a 56,25% do grid) são paulistas ou criou raízes no Estado. Logo em seguida vem o Paraná, com sete nomes (21,87%), e o Rio de Janeiro, com quatro (12,5%). O Distrito Federal e a Paraíba (3,1%) aparecem na "lanterna", com um representante cada.
Na parte das equipes, a coisa é bem mais equilibrada, com São Paulo ainda "liderando" e sendo sede de seis das 16 equipes (37,5%). A seguir, aparece o Rio de Janeiro, com cinco equipes (31,25%), o Paraná, com quatro (25%), e Santa Catarina, com uma (6,25%).
Se formos olhar em termos de títulos, o Estado a ser batido é o Rio de Janeiro, que conquistou três de pilotos (todos com Cacá) e dois de equipes (com a Red Bull) nos últimos cinco anos.
Veja a relação de pilotos e equipes dividida por local:
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.