Stock Car adota medidas de redução de custo para Velopark
Atividades de pista na sexta-feira serão abolidas, redução do número de pneus, além da possibilidade de não haver reabastecimento durante as provas estão entre as resoluções








O automobilismo mundial do século XXI tenta ser o mais sustentável financeiramente e a Stock Car brasileira não foge à regra. Para a próxima etapa do Velopark, no próximo fim de semana, foram anunciadas algumas medidas que visam reduzir os custos das equipes.
Os primeiros treinos livres, antes realizados às sextas-feiras, foram todos transferidos para o dia seguinte, concentrando as atividades de pista somente para o fim de semana. O número de pneus por piloto também será reduzido. Cada carro vai receber um jogo e meio ante os dois que podiam ser utilizados até o ano passado.
"São medidas que buscam diminuir o custo para as equipes. No caso de uma programação enxuta como a do Velopark, teremos 40 minutos a menos de atividade de pista e um dia a menos de viagem, o que significa menos custos de logística e também de manutenção do carro, por exemplo", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.
"Mais do que nunca vale aquela máxima de que o carro precisa vir pronto da oficina, ou seja, já chegar com um ótimo ajuste", diz Rodolpho.
Outra possível novidade é a ausência de pit stop no Velopark. Como os carros não terão as esferas que limitam a capacidade do tanque, as equipes podem conseguir fazer a prova toda sem a necessidade de reabastecimento.
O regulamento da prova será divulgado nesta sexta-feira e, com ele, haverá a confirmação de quanto de combustível as equipes largam na corrida 1.
"Se houver limitação, como ocorre em provas longas, como a do Milhão, é possível criar artificialmente a necessidade do pit stop", explica Mattheis.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.