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Stock Car adota medidas de redução de custo para Velopark

Atividades de pista na sexta-feira serão abolidas, redução do número de pneus, além da possibilidade de não haver reabastecimento durante as provas estão entre as resoluções

Largada em Curitiba
Largada em Curitiba
Pódio em Curitiba
Carro de Marcos Gomes e Antonio Pizzonia cruza a linha de chegada
Antonio Pizzonia ultrapassa Guilherme Salas pela liderança
Ricardo Mauricio e Guilherme Salas na terceira posição do pódio
Antonio Felix da Costa e Allam Khodair recebem troféus de segundo colocado
Antonio Pizzonia e Marcos Gomes comemoram vitória no alto do pódio

O automobilismo mundial do século XXI tenta ser o mais sustentável financeiramente e a Stock Car brasileira não foge à regra. Para a próxima etapa do Velopark, no próximo fim de semana, foram anunciadas algumas medidas que visam reduzir os custos das equipes.

Os primeiros treinos livres, antes realizados às sextas-feiras, foram todos transferidos para o dia seguinte, concentrando as atividades de pista somente para o fim de semana. O número de pneus por piloto também será reduzido. Cada carro vai receber um jogo e meio ante os dois que podiam ser utilizados até o ano passado.

"São medidas que buscam diminuir o custo para as equipes. No caso de uma programação enxuta como a do Velopark, teremos 40 minutos a menos de atividade de pista e um dia a menos de viagem, o que significa menos custos de logística e também de manutenção do carro, por exemplo", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

"Mais do que nunca vale aquela máxima de que o carro precisa vir pronto da oficina, ou seja, já chegar com um ótimo ajuste", diz Rodolpho. 

Outra possível novidade é a ausência de pit stop no Velopark. Como os carros não terão as esferas que limitam a capacidade do tanque, as equipes podem conseguir fazer a prova toda sem a necessidade de reabastecimento.  

O regulamento da prova será divulgado nesta sexta-feira e, com ele, haverá a confirmação de quanto de combustível as equipes largam na corrida 1. 

"Se houver limitação, como ocorre em provas longas, como a do Milhão, é possível criar artificialmente a necessidade do pit stop", explica Mattheis. 

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