Stock Car: Camilo domina corrida chuvosa em Campo Grande
Julio Campos e Felipe Fraga completaram o pódio na capital sul-mato-grossense
 
    Foto de: Marcelo Machado de Melo
Thiago Camilo, com o Toyota #21 da Ipiranga Racing, dominou a chuvosa corrida principal da etapa de Campo Grande da Stock Car Pro Series. Julio Campos, da Crown Racing, e Felipe Fraga, da Eurofarma RC, completaram o pódio da prova de domingo (26) na capital sul-mato-grossense.
Como foi a corrida
Antes mesmo da prova, Cesar Ramos informou para a transmissão oficial da categoria que não iria correr na prova principal devido uma quebra no Toyota #30 da Ipiranga Racing.
Por causa das condições de chuva, a direção de prova definiu que a largada seria sob regime de safety car e em fila indiana, para evitar problemas envolvendo a pista chuva. Enquanto os pilotos faziam a volta sob safety car, o carro de Vicente Orige precisou ser rebocado por problemas no Mitsubishi #444.
Na largada, Thiago Camilo permaneceu na ponta, abrindo bem para o segundo lugar, Felipe Massa. Enquanto isso, Arthur Gama duelava com Gianluca Petecof pela 16ª colocação.
Com 40 minutos restantes e com a chuva engrossando, Julio Campos ultrapassou Massa, que teve problemas no câmbio e começou a perder posições em sequência, estacionando o carro em uma parte isolada da pista e abandonando a prova.
Momentos depois, Átila Abreu ultrapassou Arthur Leist para assumir a quarta colocação e logo começando a perseguir Ricardo Maurício. No entanto, ao tentar atacar o piloto do carro #90, ele errou e perdeu a posição para Leist.
Na casa dos 35 minutos restantes, a grande dúvida estratégica era relacionada à chuva: optar por ficar na pista com pneus slicks ou ir aos boxes para calçar borracha de pista molhada.
Com 31 minutos restantes, a chuva começou a engrossar ainda mais, causando spray de água na pista. Com isso, a tendência foi de troca para pneus de chuva. Momentos depois, Lucas Foresti escapou da pista, sofrendo com as condições de pista molhada.
Na saída dos boxes, Gaetano di Mauro chegou a bater no carro de Guilherme Salas, rival pelo título de 2025. Enquanto isso, Camilo foi aos boxes para calçar pneus de chuva. Com isso, Rafael Reis assumiu a ponta.
No entanto, Bruno Baptista escapou da pista e, ao tentar retornar, ficou atravessado no traçado. Momentos depois, a direção de prova acionou o safety car, o que acabou beneficiando a estratégia de Camilo.
Com menos de 19 minutos restantes, foi dada bandeira verde, com Nelsinho Piquet, que havia optado por ficar de pneus slicks, começou a perder posições em sequência. Enquanto isso, Camilo permanecia na ponta, seguido por Campos e Leist.
Felipe Fraga, que estava reassumindo a liderança do campeonato com o quarto lugar, começou a atacar Leist para tomar a terceira colocação.
Instantes depois, os comissários anunciaram que Abreu seria punido em 20 segundos por irregularidades na parada dos boxes, além de multa para equipe. Enquanto isso, Allam Khodair ficou parado nos boxes, com problemas no carro.
Com 13 minutos para o final, Fraga mergulhou por dentro e ultrapassou Leist, assumindo a terceira colocação, enquanto Campos abria o mínimo de vantagem. No entanto, Fraga começou a perseguição contra o piloto do carro #4.
Guilherme Salas tomou um toque de Ricardo Zonta, enquanto Daniel Serra estacionou o carro na reta dos boxes, causando mais um safety car com 10 minutos para o fim da prova.
Com menos de cinco minutos para o fim, a bandeira verde foi dada, com Camilo permanecendo na ponta, enquanto Fraga seguia perseguindo Campos. Faltando dois minutos, Denis Navarro parou em uma parte externa na pista, sem precisar de uma bandeira amarela.
Enquanto isso, nas voltas finais, Fraga e Campos seguiam no duelo pela segunda colocação, com o piloto #4 se defendendo bem e assegurando o segundo lugar. Lá na frente, Thiago Camilo garantiu a liderança com tranquilidade.
Resultado parcial da corrida principal em Campo Grande:
| Pos | Nº | Piloto | Equipe | voltas | Diferença p/ líder | 
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 21 | Thiago Camilo | Ipiranga Racing | 30 | – | 
| 2 | 4 | Julio Campos | Crown Racing | 30 | 1.530 | 
| 3 | 88 | Felipe Fraga | Eurofarma RC | 30 | 2.015 | 
| 4 | 81 | Arthur Leist | Crown Racing | 30 | 3.081 | 
| 5 | 83 | Gabriel Casagrande | A.Mattheis Vogel | 30 | 3.726 | 
| 6 | 73 | Enzo Elias | Scuderia Bandeiras | 30 | 8.075 | 
| 7 | 90 | Ricardo Maurício | Valda Cavaleiro Sports | 30 | 8.983 | 
| 8 | 0 | Cacá Bueno | Scuderia Chiarelli | 30 | 9.487 | 
| 9 | 101 | Gianluca Petecof | CAR Racing KTF | 30 | 10.601 | 
| 10 | 111 | Rubens Barrichello | Full Time / Cavaleiro | 30 | 11.265 | 
| 11 | 11 | Gaetano Di Mauro | Eurofarma RC | 30 | 11.593 | 
| 12 | 9 | Arthur Gama | FT Gazoo Racing | 30 | 12.383 | 
| 13 | 70 | Rafael Suzuki | TMG Racing | 30 | 13.314 | 
| 14 | 7 | João Paulo de Oliveira | FT Gazoo Racing | 30 | 13.660 | 
| 15 | 10 | Ricardo Zonta | RCM Motorsport | 30 | 13.799 | 
| 16 | 38 | Zezinho Muggiati | CAR Racing Sterling | 30 | 17.120 | 
| 17 | 6 | Hélio Castroneves | A.Mattheis Motorsport | 30 | 17.846 | 
| 18 | 85 | Guilherme Salas | Valda Cavaleiro Sports | 30 | 18.359 | 
| 19 | 301 | Rafael Reis | CAR Racing Sterling | 30 | 18.612 | 
| 20 | 95 | Lucas Kohl | Scuderia Chiarelli | 30 | 19.843 | 
| 21 | 33 | Nelson Piquet Jr | Scuderia Bandeiras Sports | 30 | 25.034 | 
| 22 | 51 | Átila Abreu | Scuderia Bandeiras | 30 | 26.798 | 
| 23 | 5 | Denis Navarro | Full Time / Cavaleiro | 25 | 5 Laps | 
| 24 | 121 | Felipe Baptista | CAR Racing KTF | 24 | 6 Laps | 
| 25 | 12 | Lucas Foresti | A.Mattheis Vogel | 24 | 6 Laps | 
| 26 | 29 | Daniel Serra | Blau Motorsport | 23 | 7 Laps | 
| DNF | 18 | Allam Khodair | Blau Motorsport | 19 | 11 Laps | 
| DNF | 19 | Felipe Massa | TMG Racing | 5 | 25 Laps | 
| DNF | 444 | Vicente Orige | Scuderia Bandeiras Sports | 0 | 30 Laps | 
| DNS | 30 | Cesar Ramos | Ipiranga Racing | 0 | DNS | 
| DQ | 44 | Bruno Baptista | RCM Motorsport | 27 | DQ | 
*Resultados podem mudar de acordo com decisões dos comissários após a prova
DNF - Abandono
DNS - Não largou
DQ - Desclassificado
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            