Stock Car: CBA explica por que não interrompeu prova após acidente no pitlane e RCM informa estado de mecânicos atingidos; veja
"Os mecânicos atingidos, Esleau Correia, Daniel Asensio e Lucas Loures, passam bem"; saiba mais
Após o polêmico acidente envolvendo os carros de Pedro Cardoso, Denis Navarro e Bruno Baptista na corrida 2 da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car Pro Series, em incidente que culminou em fraturas para mecânicos da equipe RCM Motorsport, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) foi questionada em relação às decisões tomadas pela direção de prova depois do episódio ocorrido no pitlane do autódromo gaúcho.
O acidente aconteceu quando faltavam cerca de 17 minutos para o cronômetro zerar no Rio Grande do Sul. Logo que o incidente ocorreu, ficou claro que alguns mecânicos haviam se ferido, conforme se vê no vídeo do Motorsport.com abaixo.
Entretanto, a direção de prova optou por não interromper a corrida através da bandeira vermelha e escolheu esperar que os carros presentes no pitlane deixassem a área de boxes, o que acabou gerando mais riscos para os envolvidos no acidente, já que a região era próxima ao retorno à pista.
Foi depois disso, então, que o safety car foi acionado e o box fechado, de modo a iniciar o atendimento aos mecânicos. A suposta 'demora' no processo levou a críticas à direção de prova, que foi defendida pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA, Fábio Greco.
"Na verdade, a janela foi suspensa e o box fechado. Esvaziou-se a área de box e os carros que estavam lá foram retirados. A partir daí, o pace car entrou na pista e foi feito o socorro (dos mecânicos) com calma. Os médicos foram para o ambulatório para analisar o que aconteceu. Viu-se que não era grave e as pessoas foram encaminhadas ao hospital para exames e aí a corrida foi retomada como tinha de ser", explicou o dirigente em comunicado da CBA.
"Infelizmente, nosso esporte é de risco e temos compromissos, então teve de ser dessa maneira. Só se esvaziou o box e não é como se todo mundo tivesse começado a entrar nos boxes. Quem estava dentro da área de boxes saiu e quem estava na pista... Fechou-se a pista. Tanto é que, depois da relargada, havia seis carros que ainda não tinham entrado [para a realização de seus pit stops obrigatórios], e eles tiveram tempo para os pit stops", completou.
Após a conclusão dos trabalhos em Santa Cruz do Sul, a RCM confirmou os nomes de seus funcionários que se feriram, bem como seu estado de saúde. "Os mecânicos atingidos, Esleau Correia, Daniel Asensio e Lucas Loures, passam bem. Leléu foi atendido na pista, Lucas e Daniel estão no hospital fazendo exames, estão conscientes e passam bem", comunicou a equipe de Bruno Baptista.
Veja como foram as corridas da Stock Car em Santa Cruz do Sul
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.