Recomendado para você

ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita

ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
ANÁLISE F1: Verstappen pode aproveitar chuva em Interlagos, mas McLaren é favorita
F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ralf Schumacher: GP de São Paulo define chances de título de Verstappen em 2025
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin contrata ex-engenheiro de Schumacher na Ferrari
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ecclestone detona Hamilton e Vasseur: "Ferrari precisa de um ditador"
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto revela empolgação para correr "diante do meu povo" em Interlagos
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Yamaha 'sobe o tom' após críticas de Quartararo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Cartazes, bonés e mais: O que você deve, pode ou não levar ao GP de São Paulo de F1
Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Stock Car: De volta à asa de 2022, Átila fecha sexta em P2 e busca melhoria

Sorocabano vai analisar dados do carro para melhorar para a classificação

Átila Abreu

Depois de uma primeira etapa recheada de novidades na temporada 2023 da Stock Car, o segundo encontro do ano, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, não foi diferente. Por causa dos problemas verificados em Goiânia, a categoria decidiu retornar às asas traseiras usadas até o fim de 2022, menores que as pensadas para este ano, para compensar os novos pneus Hankook.

O resultado: como era esperado, carros muito mais traseiros no primeiro treino livre em Interlagos. Apesar das dificuldades na adaptação para a pilotagem, Átila Abreu teve uma boa sexta-feira. O sorocabano de 35 anos terminou o primeiro treino livre para a etapa em São Paulo na segunda posição.

Leia também:

Ainda assim, busca melhorias no carro preparado pela equipe Pole Motorsport, comandada pelo experiente engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta. A análise da telemetria dos dois carros será essencial.

O principal problema detectado por Átila Abreu no primeiro treino livre foi uma deficiência de velocidade nas retas do circuito paulista.

Com o agravante de o último trecho da pista ser um longo trecho de aceleração, iniciado na Junção e encerrado apenas no S do Senna, de cerca de 1,8 km. Segundo o sorocabano, o carro vibra demais nestas situações.

Ainda assim, o acerto do carro parece estar no caminho certo, como o bom resultado da sexta-feira mostrou em Interlagos.

 

"Como essa asa é muito menor, o carro ficou muito mais traseiro e muito mais difícil de guiar", disse Átila. Voltou a ser aquele carro da temporada passada. A gente fez alguns detalhes para tentar melhorar isso. Com o pneu velho ainda não me senti confortável, mas de pneu novo, o carro respondeu um pouco melhor, em questão de borracha, temperatura, como esquentar o pneu".

"E acho que vai ser bom trocar informação com meu companheiro de equipe. Mesmo assim o carro se mostrou competitivo, apesar de ser ruim de guiar por causa da asa. E deve ser ruim para todo mundo".

"Agora de reta o carro está muito ruim, não é? O carro continua vibrando muito na reta. E quando você olha as velocidades máximas, estamos perdendo muito em relação aos adversários. E quando você olha o trecho do miolo, não sou melhor que eles. Porque poderia ter uma compensação. Então para entender isso um pouco, temos de olhar o desempenho do meu companheiro de equipe".

"Sinto o carro vibrar bastante. Acho que é alguma outra coisa que está nos prejudicando. Vamos terminar os treinos, analisar os gráficos para tomar a decisão do que fazer. O importante é que acho que está competitivo e agora é aproveitar esta sexta, escolher as informações para estar melhor no sábado".

"Muita gente passou pneu novo, porque o horário do treino era mais parecido com o da classificação. No sábado, o treino é muito cedo, então talvez tenha umas diferenças. É muito mais olhar pela nossa sensação do que tempo de volta".

A classificação e as corridas da Stock Car válidas pela segunda etapa da temporada 2023 contam com exibição do Motorsport.com e da Motorsport.tv

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Entre os dez primeiros, B. Baptista quer melhorias no carro para a classificação na Stock
Próximo artigo Stock Car: Sexto colocado, Zonta confia em boa evolução para a classificação em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros