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Stock Car: De volta à asa de 2022, Átila fecha sexta em P2 e busca melhoria

Sorocabano vai analisar dados do carro para melhorar para a classificação

Átila Abreu

Depois de uma primeira etapa recheada de novidades na temporada 2023 da Stock Car, o segundo encontro do ano, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, não foi diferente. Por causa dos problemas verificados em Goiânia, a categoria decidiu retornar às asas traseiras usadas até o fim de 2022, menores que as pensadas para este ano, para compensar os novos pneus Hankook.

O resultado: como era esperado, carros muito mais traseiros no primeiro treino livre em Interlagos. Apesar das dificuldades na adaptação para a pilotagem, Átila Abreu teve uma boa sexta-feira. O sorocabano de 35 anos terminou o primeiro treino livre para a etapa em São Paulo na segunda posição.

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Ainda assim, busca melhorias no carro preparado pela equipe Pole Motorsport, comandada pelo experiente engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta. A análise da telemetria dos dois carros será essencial.

O principal problema detectado por Átila Abreu no primeiro treino livre foi uma deficiência de velocidade nas retas do circuito paulista.

Com o agravante de o último trecho da pista ser um longo trecho de aceleração, iniciado na Junção e encerrado apenas no S do Senna, de cerca de 1,8 km. Segundo o sorocabano, o carro vibra demais nestas situações.

Ainda assim, o acerto do carro parece estar no caminho certo, como o bom resultado da sexta-feira mostrou em Interlagos.

 

"Como essa asa é muito menor, o carro ficou muito mais traseiro e muito mais difícil de guiar", disse Átila. Voltou a ser aquele carro da temporada passada. A gente fez alguns detalhes para tentar melhorar isso. Com o pneu velho ainda não me senti confortável, mas de pneu novo, o carro respondeu um pouco melhor, em questão de borracha, temperatura, como esquentar o pneu".

"E acho que vai ser bom trocar informação com meu companheiro de equipe. Mesmo assim o carro se mostrou competitivo, apesar de ser ruim de guiar por causa da asa. E deve ser ruim para todo mundo".

"Agora de reta o carro está muito ruim, não é? O carro continua vibrando muito na reta. E quando você olha as velocidades máximas, estamos perdendo muito em relação aos adversários. E quando você olha o trecho do miolo, não sou melhor que eles. Porque poderia ter uma compensação. Então para entender isso um pouco, temos de olhar o desempenho do meu companheiro de equipe".

"Sinto o carro vibrar bastante. Acho que é alguma outra coisa que está nos prejudicando. Vamos terminar os treinos, analisar os gráficos para tomar a decisão do que fazer. O importante é que acho que está competitivo e agora é aproveitar esta sexta, escolher as informações para estar melhor no sábado".

"Muita gente passou pneu novo, porque o horário do treino era mais parecido com o da classificação. No sábado, o treino é muito cedo, então talvez tenha umas diferenças. É muito mais olhar pela nossa sensação do que tempo de volta".

A classificação e as corridas da Stock Car válidas pela segunda etapa da temporada 2023 contam com exibição do Motorsport.com e da Motorsport.tv

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