Recomendado para você

F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas

F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Toyota expande parceria e vira patrocinadora principal da Haas
F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris diz que não quer pedir ajuda de Piastri para McLaren
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Bortoleto: "Venho 'pulando' de carros por três temporadas", então 2026 será "incrível"
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Decisão do título, fim de uma era e mais: cinco coisas para ficar de olho no GP de Abu Dhabi de F1
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Stock Car: De volta à asa de 2022, Átila fecha sexta em P2 e busca melhoria

Sorocabano vai analisar dados do carro para melhorar para a classificação

Átila Abreu

Depois de uma primeira etapa recheada de novidades na temporada 2023 da Stock Car, o segundo encontro do ano, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, não foi diferente. Por causa dos problemas verificados em Goiânia, a categoria decidiu retornar às asas traseiras usadas até o fim de 2022, menores que as pensadas para este ano, para compensar os novos pneus Hankook.

O resultado: como era esperado, carros muito mais traseiros no primeiro treino livre em Interlagos. Apesar das dificuldades na adaptação para a pilotagem, Átila Abreu teve uma boa sexta-feira. O sorocabano de 35 anos terminou o primeiro treino livre para a etapa em São Paulo na segunda posição.

Leia também:

Ainda assim, busca melhorias no carro preparado pela equipe Pole Motorsport, comandada pelo experiente engenheiro Joselmo Barcik, o Polenta. A análise da telemetria dos dois carros será essencial.

O principal problema detectado por Átila Abreu no primeiro treino livre foi uma deficiência de velocidade nas retas do circuito paulista.

Com o agravante de o último trecho da pista ser um longo trecho de aceleração, iniciado na Junção e encerrado apenas no S do Senna, de cerca de 1,8 km. Segundo o sorocabano, o carro vibra demais nestas situações.

Ainda assim, o acerto do carro parece estar no caminho certo, como o bom resultado da sexta-feira mostrou em Interlagos.

 

"Como essa asa é muito menor, o carro ficou muito mais traseiro e muito mais difícil de guiar", disse Átila. Voltou a ser aquele carro da temporada passada. A gente fez alguns detalhes para tentar melhorar isso. Com o pneu velho ainda não me senti confortável, mas de pneu novo, o carro respondeu um pouco melhor, em questão de borracha, temperatura, como esquentar o pneu".

"E acho que vai ser bom trocar informação com meu companheiro de equipe. Mesmo assim o carro se mostrou competitivo, apesar de ser ruim de guiar por causa da asa. E deve ser ruim para todo mundo".

"Agora de reta o carro está muito ruim, não é? O carro continua vibrando muito na reta. E quando você olha as velocidades máximas, estamos perdendo muito em relação aos adversários. E quando você olha o trecho do miolo, não sou melhor que eles. Porque poderia ter uma compensação. Então para entender isso um pouco, temos de olhar o desempenho do meu companheiro de equipe".

"Sinto o carro vibrar bastante. Acho que é alguma outra coisa que está nos prejudicando. Vamos terminar os treinos, analisar os gráficos para tomar a decisão do que fazer. O importante é que acho que está competitivo e agora é aproveitar esta sexta, escolher as informações para estar melhor no sábado".

"Muita gente passou pneu novo, porque o horário do treino era mais parecido com o da classificação. No sábado, o treino é muito cedo, então talvez tenha umas diferenças. É muito mais olhar pela nossa sensação do que tempo de volta".

A classificação e as corridas da Stock Car válidas pela segunda etapa da temporada 2023 contam com exibição do Motorsport.com e da Motorsport.tv

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Entre os dez primeiros, B. Baptista quer melhorias no carro para a classificação na Stock
Próximo artigo Stock Car: Sexto colocado, Zonta confia em boa evolução para a classificação em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros