Stock Car divulga novidades na pontuação e em pit stops
Categoria altera distribuição de pontos e algumas regras visando deixar competição mais acirrada neste ano
A temporada da Stock Car começa no próximo final de semana, e para dar um ar novo à categoria a Vicar anunciou nesta segunda-feira que irá alterar algumas regras esportivas do campeonato.
A maior mudanças será no pit stop, que deixa de ser obrigatório, porém segue permitido. Na primeira corrida do final de semana, o piloto poderá parar nos boxes tanto para reabastecimento quanto para troca de pneus somente até o 35º dos 45 minutos da prova. A segunda corrida continua com 30 minutos e tem pit stop liberado.
Durante as paradas, primeiro deverá ser feito o reabastecimento e depois a troca de pneus, caso o piloto opte pelas duas operações.
"Isso vai provocar uma variável muito grande nas estratégias por parte dos pilotos. Na primeira corrida, que é a maior, vai vencer o piloto mais rápido; aí quem trabalhar melhor a estratégia pode se dar melhor na segunda prova. Com isso teremos um campeonato muito mais dinâmico", destaca Mauricio Slaviero, diretor geral da Vicar, que promove a categoria.
Neste ano, carros que abandonarem a Corrida 1 poderão voltar na segunda prova desde que saindo dos boxes.
Slaviero também explicou o fato de a pontuação para a Corrida de Duplas ter sido diminuída para apenas seis pontos para o vencedor, cinco para o segundo até apenas um para o sexto. "A Corrida de Duplas tem um grande caráter promocional, de trazer grandes nomes internacionais para conhecer a categoria, e isso gera bastante curiosidade de um público que não acompanha sempre a Stock Car”.
"A pontuação é menos de propósito, para termos uma maior valorização dos pilotos estrangeiros para os pilotos que normalmente correm na Stock Car não fiquem tão preocupados com o resultado. Nosso objetivo nesta prova é fazer um trabalho promocional.”
A pontuação para as corridas das rodadas duplas também mudou. A primeira prova da etapa vai valer mais pontos do que valia até 2015. O vencedor vai levar 30 pontos, o segundo 25, o terceiro 22 e o quarto 20; do quinto (19) ao 17º a pontuação é decrescente de um em um ponto. O 18º colocado soma 5 pontos, o 19º leva três e o 20º fecha a zona de pontos com um. Na segunda prova, apenas os 14 primeiros pontuam: 15 para o vencedor, 13 para o segundo colocado e 12 para o terceiro. Do quarto (11) ao 14º (1), a pontuação é decrescente de um em um.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.