Stock Car: Sexto colocado, Zonta confia em boa evolução para a classificação em Interlagos
Paranaense da Shell-RCM usou primeiro dia para adaptar-se à asa de 2022
Depois de uma primeira etapa muito promissora em Goiânia, com bons resultados em todos os treinos, a terceira posição no grid e um pódio, o início da Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi um pouco mais difícil que o esperado para Ricardo Zonta, piloto da equipe Shell-RCM. Ainda assim, o paranaense, que conta com o apoio da Shell V-Power, terminou o primeiro dia na sexta posição.
Tudo foi causado pelo retorno à asa traseira do ano passado por causa dos problemas apresentados pela peça na primeira etapa. A questão é que a peça gera menos pressão aerodinâmica. Com isso, as equipes partiram do zero.
Ainda assim, as perspectivas de melhora para o sábado são grandes. O paranaense sabe disso. E seu currículo no circuito paulista diz muita coisa: ele tem três vitórias no circuito paulista no currículo, sendo duas na corrida mais importante da Stock: a Corrida do Milhão, em 2013 e 2020.
Para Zonta, o trabalho na sexta-feira foi positivo com a equipe comandada pelo engenheiro Marcel Campos, já que foi a primeira atividade em que os pilotos avaliaram a asa de 2022 em conjunto com os pneus Hankook. Os carros ficaram mais traseiros, complicando a dirigibilidade.
Por isso, o segundo treino livre, que será realizado na manhã de sábado, será ainda mais importante que o normal: vai ser a última oportunidade para trabalhar em um acerto para a classificação.
"Esse treino serviu muito para a gente direcionar o caminho para evoluir o carro", disse Zonta. "A gente tinha um carro muito rápido lá em Goiânia. E aqui, com a mudança da asa traseira, fez com que a gente perdesse a nossa base muito boa".
"Então, a gente trabalhou bastante nesse treino para tentar fixar os problemas que o carro apresentou com a mudança. Estamos muito otimistas, porque o caminho foi traçado. Então isso é bom para o próximo treino. A gente já tem um caminho".
A classificação e as corridas da Stock Car válidas pela segunda etapa da temporada 2023 contam com exibição do Motorsport.com e da Motorsport.tv
Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023
Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.