Vibra e Instituto Stock Car se unem no combate à violência sexual de crianças e adolescentes
Etapas de outubro no Velocitta e em Campo Grande terão ações alertando sobre esse grave problema de violência no país. Pilotos vão participar

Ernesto Pousada, CEO da Vibra, e Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, na etapa da Stock em Interlagos, em maio
Foto de: Marcelo Machado de Melo
A Vibra, maior plataforma multienergia do país, e o Instituto Stock Car uniram forças para transformar a principal categoria do automobilismo brasileiro em palco de mobilização social. A ampla visibilidade da competição será utilizada para dar voz a uma causa urgente: o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A parceria ganhará vida em diferentes frentes de ativação já neste fim de semana, durante a etapa do Velocitta, e seguirá em Campo Grande (MS), entre os dias 23 e 26 de outubro.
No Brasil, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual a cada hora, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. A subnotificação é alarmante: apenas 8,5% dos casos chegam a ser denunciados (IPEA - 2023). Além disso, um levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024). As estatísticas expõem a gravidade deste problema. Diante desse cenário devastador, não é possível ficar parado.
A Vibra e o Instituto Stock Car querem ampliar a rede de parceiros engajados nessa causa. Para isso, nesta sexta-feira, às 18h, no Velocitta, representantes de patrocinadores da categoria e de equipes serão convidados a conhecer melhor a iniciativa e a aderir ao movimento.
Também na sexta, a Vibra vai participar da ação que o Instituto Stock Car vem organizando nas últimas etapas, levando alunos de escolas públicas locais para visitar o autódromo e ver de perto carros e pilotos.
Além disso, todos os carros da categoria vão correr no Velocitta com o selo do Movimento Violência Sexual Zero nas laterais do aerofólio traseiro e, antes da largada no domingo, teremos uma foto oficial de todos os pilotos segurando uma bandeira do movimento em formato redondo, seguida por um minuto de silêncio pelas vítimas de exploração sexual.
Ainda serão distribuídos no autódromo adesivos da causa com o Disque 100, número para qualquer cidadão fazer denúncias sobre exploração sexual, o locutor oficial da Stock Car transmitirá mensagens ao público em vários momentos e o circuito interno de TV do autódromo reproduzirá seguidamente um vídeo da campanha.
Sobre o Movimento Violência Sexual Zero
O Movimento Violência Sexual Zero é uma iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta e tem o apoio da Vibra. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Mais de 190 organizações já aderiram à iniciativa, o que reforça o papel transformador que o setor privado e as organizações da sociedade civil podem e devem, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento no site: https://violenciasexualzero.com.br/
Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.