Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Últimas notícias

Zonta: não entendo porque melhoro só no fim do campeonato

Ex-piloto da Fórmula 1 diz também que ainda busca constância na Stock Car do início ao fim do campeonato

Ricardo Zonta em Interlagos

Desde 2007 na Stock Car, Ricardo Zonta nunca conseguiu emplacar uma temporada vencedora na maior categoria do automobilismo nacional. Seu melhor ano foi o de 2013, quando conseguiu ser o sétimo colocado na classificação geral, coroando a boa fase na última corrida em Interlagos com uma vitória.

Coincidentemente, as últimas etapas parecem que sempre reservam boas notícias ao ex-piloto da Fórmula 1 e tanto em 2018, como no ano passado, já na Shell, consegue seus melhores resultados. Em 2017, com uma vitória em Londrina e a segunda colocação em Goiânia, e em 2018 com um triunfo na primeira prova também na capital de Goiás.

“Eu vou voltar no que aconteceu no ano passado”, disse Zonta ao Motorsport.com com exclusividade. “Se você pegar da metade do ano para o final em Tarumã, que foi a 10ª etapa, eu ganhei a primeira bateria e me tiraram a vitória. Ali a gente conseguiu um carro muito bom, adaptado para mim. Fomos para Goiânia, que era a 11ª etapa, fomos 2º na primeira corrida também.”

“Eu também fico sem entender o porquê que no final do campeonato eu estou conseguindo mostrar minha performance. Começamos 2018, e na primeira etapa estávamos bem. Depois começaram a acontecer alguns erros, se envolvendo em batidas, quebra do carro, algumas coisinhas que me impediram de pontuar, então é difícil falar os motivos, mas no ano passado aconteceu a mesma coisa.”

A busca de cada piloto da Stock Car, assim como no automobilismo em geral, é ter a receita daquilo que é necessário para dar tudo certo. Na cabeça de Zonta ela funciona da seguinte forma: “O que faz a diferença é você ter o carro perfeito para guiar, um carro neutro.”

“Hoje (sexta-feira) eu estava sendo o mais rápido no grupo, mas eu ainda não estou contente com o equilíbrio do meu carro. Quando você consegue fazer com que o carro fique neutro para guiar, isso vai fazer com que você seja mais rápido ainda. Em Goiânia, nós conseguimos fazer um trabalho de aperfeiçoamento do carro para eu guiar ao meu estilo.”

Zonta também admite que ainda busca ter a constância desde o início do campeonato, o que possibilitaria brigar pelo título da Stock Car.

“Eu ainda não tive a constância dentro da Stock Car da primeira até a última etapa e isso me prejudica muito no campeonato. O ano mais constante que tive foi em 2013, na minha própria equipe. Em todas as etapas eu conseguia correr entre os 10. Foi um dos meus melhores anos em constância.”

“Hoje, no ano passado e no anterior, estando em uma equipe muito mais estruturada, essa constância ainda falta para eu brigar pelo campeonato. Perdi várias pontuações esse ano, o que poderia me ajudar a estar entre os cinco primeiros do campeonato.”

Artigo anterior Fraga vê pole como “meio caminho” e busca pressionar Serra
Próximo artigo Após toque com Serra em Goiânia, Fraga avisa: “se fosse ele, não faria isso aqui”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros